O que é caloria e por que consultar um nutricionista?

Quando se pratica um exercício físico, seja ele para emagrecimento ou para melhorar a saúde, para se obter resultados esteticamente, é necessário ficar de olho nas calorias.

É por isso que em toda embalagem de produtos alimentícios, o primeiro item dos índices nutricionais é a quantidade de calorias. Porém, são poucas as pessoas que realmente sabem para que serve e fazem as contas calóricas, para ter os resultados esperados de uma atividade física e dieta.

Às vezes para se obter um mínimo resultado, é necessário um mínimo conhecimento, se você é uma das maiorias das pessoas que não tem tempo para fazer os cálculos, é indicado uma consulta ao nutricionista.

 

O que são as calorias?

A caloria é a quantidade de energia que o corpo precisa, para aumentar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau no corpo. Esse aumento de temperatura no nosso organismo, é o responsável pela energia que faz nosso corpo funcionar e gerar energia.

Precisamos da caloria para todas as chamadas funções metabólicas: respiração, circulação sanguínea, atividade cerebral, atividades físicas e até o sexo, ou seja, tudo o que o organismo faz, gasta calorias.

 

Como a caloria funciona no organismo

O alimento balanceado possui as três principais fontes de energia que um ser humano precisa para sobreviver: carboidratos, proteínas e gorduras. 

Cada um desses componentes do alimento tem um número determinado de calorias, que varia dentre a qualidade de carboidratos, proteínas e gorduras.

Veja quantas calorias, em média, se tem cada componente:

  • Carboidrato: 4 calorias por grama.
  • Gordura: 8 calorias por grama.
  • Proteína: 4 calorias por grama.

As quantidades acima mencionadas são padronizadas, e a partir dela, se calcula as calorias dos alimentos. 

Para queimar as calorias de cada alimento ingerido, o corpo produz enzimas que funcionam , fazendo a quebra e a partir daí, são transportadas pela corrente sanguínea e alimentar todos os órgãos, gerando energia para o funcionamento do corpo. 

Veja abaixo no que cada componente do alimento, se transforma depois da quebra das moléculas:

  • Carboidrato: glicose, frutose, lactose e outros açúcares.
  • Gordura: glicerol e ácidos graxos.
  • Proteínas: aminoácidos.

 

Qual a relação entre as calorias e obesidade?

A relação entre calorias e a obesidade, estão totalmente ligadas entre sí, é a partir daí que o desequilíbrio, gera a obesidade.

O corpo precisa de um equilíbrio entre a quantidade de caloria ingerida no corpo e a quantidade de caloria gasta no dia. Suponhamos que uma pessoa armazene 1000 calorias obtidas através da alimentação em um dia e gaste 800, ela está em superávit calórico. 

O que sobra é armazenado geralmente em forma de gordura. Se a proporção entre o ganho e o gasto calórico for sempre maior para o primeiro, a tendência é que a pessoa ganhe peso, com o excesso de calorias ingerida.

Por isso, é super importante fazer uma dieta junto ao nutricionista, para ele calcular o seu gasto calórico, para que você consiga perder peso, de forma saudável e equilibrada.

 

O que faz um nutricionista e como ele vai te ajudar?

O nutricionista vai fazer todas essas contas calóricas e as divisões de comida que o corpo precisa. Também vai ajudar você a:

  • Estudar o alimento e a composição química e saber quais os efeitos no organismo;
  • Orientar pacientes sobre o valor nutricional dos alimentos;
  • Elaborar cardápios de dietas específicas para cada caso, após um estudo sobre o estilo de vida, o metabolismo e a realidade do paciente;
  • Ajudar na implementação de políticas de saúde pública quanto à desnutrição e obesidade;
  • Passar cada dieta adequada para cada pessoa, gênero, rotinas, etc;

Por que consultar um nutricionista?

Cada pessoa começa uma dieta ou atividade física, seja por necessidades de melhora de saúde ou agravamento dela, como hipertensão e diabetes, seja para manter o desempenho profissional se for atleta, ou mesmo por questões estéticas. 

O nutricionista vai te passar um cardápio completo, geralmente para você seguir o mês todo. Tudo é calculado e ajustado a seu estilo de vida, para facilitar ainda mais a dieta.

Por isso, que uma visita a um nutricionista, você tem mais chances de obter sucesso na sua meta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *