O que é DNA e para que serve em nosso corpo?

O que é DNA é uma dúvida que muitas pessoas possuem. Afinal, ao compreendê-lo, é possível entender todos os processos que ocorrem na transferência de informação genética entre os indivíduos.

Antes de mais nada, é importante dizer que a Biologia é uma das áreas mais complexas. Porém, uma das perguntas mais comuns é o que é DNA. Se você também tem dúvidas relacionadas a esse assunto, vale a pena conferir mais informações. 

Descubra o que é DNA 

Primeiramente, muitas pessoas têm dúvidas relacionadas ao que é o teste de DNA, assim como o teste de covid. Afinal, trata-se de uma área complexa dentro da Biologia, envolvendo assuntos como Química. 

Então, para compreender mais sobre essa ciência, é fundamental compreender mais informações de duas estruturas essenciais da vida, são elas: DNA e RNA. Afinal, essa estrutura é essencial para que exista a reprodução da vida. 

Portanto, DNA é a sigla para mencionar o ácido desoxirribonucleico. De maneira geral, trata-se de uma molécula simples e grande, que será construída por unidades básicas, mais precisamente quatro. 

Portanto, para responder o que é DNA, tenha em mente que trata-se de uma molécula estruturada. Basicamente, elas envolvem duas cadeias de dupla hélice, que são fundamentais para que exista uma divisão celular. 

Afinal, é através dessa hélice que funciona como um molde, que permite novas células serem criadas. 

Quais são os componentes do DNA? 

Agora que você conhece o que é DNA, é importante conhecer quais são os seus componentes. Então, assim como o RNA, o DNA é um ácido nucleico, contando com uma estrutura formada, principalmente, pelo nucleotídeo. 

De maneira geral, os nucleotídeos contam com os seguintes componentes em sua composição: uma base nitrogenada, composta por um açúcar e, também, com o fosfato. 

Dentro do DNA, o açúcar encontrado é a desoxirribose. Já as bases nitrogenadas são compostas pelos seguintes tipos: timina, guanina, adenina e citosina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA. 

O que são os genes? 

De maneira geral, os genes são as unidades de informações hereditárias que irão formar os cromossomos. Basicamente, elas são compostas por uma sequência de centenas ou milhares de bases, todas compostas por bases nitrogenadas. 

Para compreender o que é DNA, também é importante conhecer as principais características de cada espécie. Vale ressaltar que são os genes que a determinam, assim como as características de cada indivíduo. 

São os genes que especificam quais são as sequências dos aminoácidos, as mesmas que servem para a síntese de proteína celular. Essas enzimas vão atuar nas funções metabólicas e celulares dos seres humanos, ou seja, no organismo. 

O que são os cromossomos? 

Para compreender o que é DNA, também é importante descobrir o que são os cromossomos. Afinal, são as diferentes sequências do DNA, que irão formar os cromossomos. 

De maneira geral, os seres humanos possuem 46 cromossomos, distribuídos da seguinte maneira: 23 deles são recebidos da mãe e 23 do pai. Todos os pares de cromossomos são compostos por vários genes. 

O que é o genoma? 

Por fim, para compreender o DNA, também é importante descobrir o que é o genoma. Trata-se de toda informação hereditária que é codificada com o DNA e RNA, no caso dos vírus. 

Basicamente, é o conjunto de genes que são determinados em todos os tipos de espécies. Determinar o sequenciamento do genoma, nada mais é do que colocar em ordem todas essas informações. 

Existe alguma diferença entre o DNA e a RNA? 

Por fim, para compreender o que é DNA, é importante ter em mente que, além das características, o RNA e o DNA têm mais diferenças entre si. Uma das informações é a localização. 

Enquanto o DNA será encontrado apenas nos núcleos das células, o RNA será reproduzido nele. Vale ressaltar que a constituição deles também é diferente. Isso porque, enquanto o RNA é composto pela ribose, o do DNA é o desoxirribose. 

As estruturas do DNA e do RNA também são diferentes. Afinal, o DNA conta com uma dupla-hélice, enquanto que o RNA possui uma hélice simples. Levando essas características em consideração, é possível afirmar que o DNA é maior que o RNA. 

Por fim, uma outra característica que diferencia o DNA do RNA são as bases nitrogenadas, cada uma composta por ácido nucléico. Existe uma pequena diferença entre ambos, mas que são o suficiente para diferenciá-las. 

Qual é a importância do DNA? 

O DNA é importante para compreender os fundamentos básicos da existência dos seres vivos. Afinal, são elas que servem para coordenar o desenvolvimento e também funcionamento das estruturas do organismo. 

Então, são essas moléculas que irão transmitir todas as informações dos seres vivos, desde as mais básicas até as mais importantes. 

Portanto, o DNA é essencial para os seres vivos, pois ele é responsável por todo o organismo dos indivíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *