Óleo essencial de gerânio: para que serve?

Ele é conhecido como o óleo essencial das mulheres, mas tem muitas outras propriedades. Com seu aroma suave e floral, o óleo essencial de gerânio é adstringente, bactericida, anti-inflamatório e antisséptico. No artigo de hoje, saiba para que serve esse importante óleo essencial!

Óleo essencial: o que é?

Óleo essencial é um composto concentrado extraído de partes de vegetais, como folhas, flores, raízes, caules e cascas. O óleo essencial de gerânio, por exemplo, é extraído das flores e folhas da planta, através de uma destilação a vapor.

Os benefícios dos óleos essenciais já são conhecidos há milhares de anos.

Povos originários da Austrália, egípcios, chineses e gregos já usavam os poderes dos óleos para curar os males do corpo e da alma.

No início do século XX a aromaterapia começou a ser desenvolvida como conhecemos hoje.

Benefícios do óleo essencial de gerânio

Combate a TPM

O óleo essencial da feminilidade e das mulheres é um grande aliado no combate aos sintomas da TPM, como cólica, dor nas mamas, dor de cabeça e oscilações de humor.

Ele ajuda a equilibrar a produção de estrogênio. Também é usado para regular fluxos intensos e menstruação irregular.

Auxilia na menopausa

O fim da fase reprodutiva da mulher é marcado por muitas mudanças físicas e hormonais. O óleo essencial de gerânio ajuda as mulheres a passar pela menopausa com um pouco mais de equilíbrio nas funções do corpo e estabilidade emocional.

Trata acne e dermatites

As propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de gerânio são ótimas para tratar acnes, psoríase, eczema, dermatites e outros processos inflamatórios.

É usado também para recuperar o tônus da pele. Lembre-se que o óleo essencial é bastante concentrado e, por isso, precisa ser diluído para entrar em contato com a pele, certo?

Regula os hormônios masculinos

Apesar de ter ficado popular em razão dos benefícios para a saúde da mulher, o óleo essencial de gerânio também é capaz de ajudar na regulação hormonal masculina, equilibrando a testosterona e ajudando no tratamento de inflamações da próstata.

Cicatriza feridas

A ação bactericida e antisséptica do óleo essencial de gerânio limpa ferimentos e ajuda na rápida cicatrização.

Melhora depressão e ansiedade

Esse óleo essencial também é conhecido por aliviar os sintomas da depressão e da ansiedade, como angústias, medos, irritabilidade, dor no corpo e apatia.

Atua acalmando a mente e estimulando emoções positivas. Pode ser um aliado no combate à depressão que tem sido experimentado por muitas pessoas depois do início da pandemia e do isolamento social, por exemplo.

Estimula a circulação

O óleo de gerânio estimula a circulação linfática e a liberação de urina. Por isso, ajuda a diminuir edemas e inchaços que estejam ligados à circulação ou retenção de líquidos.

Ajuda no tratamento da diabetes

O óleo essencial de gerânio ajuda a diminuir as altas taxas de glicose no sangue e estimula a produção de insulina. Porém, se você é uma pessoa diabética, lembre-se que o óleo essencial é um aliado, não deixe de tomar os remédios e fazer a dieta necessária sem levar em consideração a avaliação do médico.

Alivia o stress

É muito usado em quadros de stress, estejam eles relacionados com uma situação específica ou consequência da TPM, depressão ou ansiedade. O óleo essencial de gerânio relaxa o corpo e a mente, além de deixar as noites de sono mais tranquilas.

É o óleo essencial da coragem

Para aqueles dias em que falta animação e força para correr atrás dos objetivos, o óleo essencial de gerânio pode ajudar a reverter esse quadro, tirar você da cama e dar energia para seguir com as conquistas.

Como usar óleo essencial

Existem várias formas de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais, como em:

  • Aromatizadores
  • Difusores
  • Compressas
  • Colares difusores
  • Banhos
  • Borrifadores
  • Massagens
  • Banhos de mãos
  • Escalda pés

 

Como foi dito no início do artigo, os óleos essenciais são extremamente concentrados e seu uso é feito com poucas gotas de cada vez ou com diluição, seja em água, no ambiente ou em óleos vegetais, também chamados carreadores.

Médicos e aromaterapeutas devem sempre ser consultados antes do uso de qualquer óleo essencial!

Se você está na jornada de conhecimento dos óleos, depois de ler sobre o óleo essencial de gerânio e seus benefícios, você precisa conhecer o de lavanda, um dos compostos mais populares dentro da aromaterapia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *