Como usar o óleo essencial de laranja doce?

O aroma cítrico da laranja já é conhecido por todas as pessoas que gostam da fruta ou de seus derivados, como doces, bolos e até perfumes. Mas o que pode ser novidade é que o óleo essencial de laranja doce tem propriedades terapêuticas que podem melhorar a sua qualidade de vida.

Quer saber quais são? Leia o artigo de hoje!

Conheça o óleo essencial de laranja doce

O óleo essencial de laranja doce é extraído das cascas da fruta madura através de uma prensagem a frio.

Em alguns momentos, as flores e as folhas das plantas também podem ser usadas. É um ótimo aromatizador de ambientes, uma vez que seu aroma traz alegria às pessoas e espanta a negatividade. Veja as outras propriedades importantes:

Benefícios do óleo essencial de laranja doce

Combate depressão e ansiedade

Este óleo essencial é capaz de diminuir os níveis de stress, inquietação, melancolia e palpitações, sintomas muito conhecidos por pessoas com depressão e ansiedade.

Terapia e hábitos saudáveis também fazem parte do conjunto de tratamento para conter os sintomas, além da medicação, quando indicada por um médico.

A pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social podem ter desencadeado muitos sintomas depressivos e ansiosos, mesmo em pessoas que não tinham histórico dessas doenças.

Algumas dicas para conter a ansiedade podem ser de grande ajuda para a sua saúde nesse momento. E não se esqueça de procurar ajuda médica!

É digestivo e antiespasmódico

O óleo de laranja doce melhora a digestão, ajuda na prisão de ventre, melhora cólicas intestinais, renais e uterinas, ajuda com gases e espasmos digestivos.

Ajuda na circulação

As pessoas com problemas de circulação e retenção de líquidos podem encontrar auxílio no óleo essencial de laranja doce.

Ele também é diurético, ou seja, ajuda a eliminar a urina, o que favorece a liberação de água, gordura, poluentes e toxinas que estão no corpo.

Antisséptico e bactericida

O óleo essencial de laranja doce tem atividade antimicrobiana e antisséptica, propriedades ótimas para limpeza de ambientes, de feridas e para proteger o corpo contra infecções.

Melhora a aparência da pele

Para peles ressecadas, enrugadas e dermatites, este óleo essencial é um ótimo aliado. Ele também promove a renovação celular. Além disso, com as propriedades antissépticas, mantém a pele limpa.

É antioxidante

Ser antioxidante é a capacidade de desacelerar o envelhecimento das células. Isso pode ser observado nos efeitos regeneradores da pele e também na prevenção de doenças.

É levemente sedativo

Pessoas com dificuldade para dormir ou que estão muito agitadas podem recorrer ao óleo essencial de laranja doce, porque ele relaxa e leva ao sono profundo com mais rapidez.

É também um relaxante muscular leve, o que pode ajudar a pegar no sono depois de um dia mais tenso.

Inseticida

A sua casa vai ficar livre de insetos com o uso do óleo essencial de laranja doce. Ele pode ser diluído em água com os produtos para limpeza, usado no borrifador ou em velas aromáticas.

É o óleo das crianças

O óleo da alegria é também conhecido como o óleo das crianças, em razão dos seus efeitos suaves e porque é conhecido por acalmar a agitação infantil, ajudando a criançada a ter melhores noites de sono.

Como usar o óleo essencial de laranja doce?

Existem várias formas de uso do óleo essencial de laranja doce. Veja aquela que se adapta aos seus objetivos!

  • Diluído em água para banhos de imersão ou escalda-pés;
  • Aromatizadores de ambiente (elétricos ou com vela);
  • Colares aromatizadores;
  • Velas;
  • Diluído em água quente para inalação;
  • Misturados em óleos vegetais para massagens;
  • Compressas;
  • Diluído em água para borrifador de ambientes ou de passar roupa;

Óleos essenciais cítricos costumam ser fotossensíveis, o que pode causar manchas na pele quando exposto ao sol, portanto, tenha cuidado.

Lembre-se sempre de procurar médicos e terapeutas para que indiquem os melhores produtos para as suas demandas e a quantidade correta de uso, levando em consideração, inclusive, os efeitos de uma possível interação medicamentosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *