Os laboratórios e seus desenvolvimentos

Os laboratórios são ambientes físicos equipados adequadamente de acordo com a sua área de atuação, a fim de atender todas as demandas e necessidade de pesquisas, estudos, análises e experiências que resultem no aprimoramento dos processos, em descobertas cientificas e diagnósticos.

Desenvolvidos por empresas, os laboratórios são utilizados para busca de melhores resultados e processos, promovendo os avanços e desenvolvimento social.

Mas não é apenas no meio comercial que ele se faz presente, nas escolas, universidades e demais centros de estudos acadêmicos os laboratórios podem ser criados para fins educacionais.

A principal característica dos laboratórios é que nesses espaços as condições ambientais são controladas e normalizadas para que nenhum agente externo interfira, altere ou desequilibre a pesquisa e seus futuros resultados, garantindo mais precisão e fidelidade às analises e conclusões atingidas. Os controles são:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Energia;
  • Pó;
  • Vibrações;
  • Ruídos;
  • Pressão atmosférica.

O monitoramento e controle são realizados por equipamentos de laboratório que permitem as medições e bloqueio desses elementos as amostras estudadas.

 Principais tipos de laboratórios

Atuando em diferente segmentos e produzindo informações relevantes para a saúde e bem-estar de todos, os laboratórios são construídos em diferentes industrias, sendo que os principais modelos são:

  • Análises clínicas;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Industriais;
  • Farmacêuticos;
  • Alimentícios.

Os de análises clínicas são responsáveis pela coleta e análises de materiais biológicos, ou seja, fornecem os resultados dos exames que são solicitados pelos médicos. Os principais equipamentos utilizados são: contadores de células, microscópios e dosadores bioquímicos.

Os de pesquisa e desenvolvimento atuam em diferentes áreas, pois realizam estudos que vão da química até a biologia animal, dessa forma cada modelo necessitará de materiais de laboratórios distintos.

O de biologia celular precisará de uma câmera para microscópio mais específica, que permita a visualização de luz e eletrônicos para identificação das estruturas celulares.

Já o modelo da área de química terá uma demanda de capela de exaustão e demais produtos que servem para fazer testes e combinações.

Comuns ao departamento de controle da qualidade dos produtos esse modelo também é versátil realizando uma variedade de ensaios, fazendo uso de reagentes quimicos para testar a resistência e durabilidade das mercadorias produzidas, sendo aprovadas ou reprovadas para serem liberadas ao mercado consumidor.

Os laboratórios farmacêuticos são de produção de medicamentos e fármacos, em sua maioria, há muitas máquinas e equipamentos para que os processos sejam otimizados e padronizados, compostos ainda por centros de pesquisa para o desenvolvimento dos testes que são obrigatórios antes da produção e comercialização.

Os alimentícios também servem para ter uma rígida inspeção e controle de qualidade dos alimentos que são comercializados no país, evitando problemas alimentares a todas as pessoas, eles usam muitos reagentes para laboratório para os testes terem resultados efetivos e fazem muitas análises microbiológicas.

Dessa forma cada laboratório tem os seus padrões, produtos e materiais específicos para que as pesquisas e estudos possam ser realizados com mais agilidade, precisão e segurança aos resultados.

Atualmente todos os modelos são muito equipados, sofisticados e evoluídos, devido aos avanços tecnológicos e a necessidade humana de compreender o funcionamentos de todos os detalhes que compõem o mundo.

Segurança e fidelização dos resultados

Como mencionado, todas as mínimas partículas que possam interferir nos resultados são controladas dentro dos laboratórios, por meio de equipamentos e ferramentas de medição e controle.

Entretanto por serem máquinas elas também pode ficar desreguladas, dessa forma é preciso fazer a calibração e metragem constante desses equipamentos.

O laboratório responsável por essa manutenção realiza a calibração de vidrarias de laboratorio volumétricas como os balões, pipetas e buretas, além da calibração das balanças de alta precisão que são mais sensíveis, além dos testes de homogeneidade e estabilidade.

Com isso todos os laboratórios conseguem desenvolver suas atividades com segurança e serem fiéis aos resultados que podem ser cientificamente testados e comprovados, pois todos os materiais de laboratorio são controlados e monitorados para que os processos sejam realizados corretamente, respeitando todas as etapas e tempo de execução com ferramentas cada vez mais precisas e eficientes.

Empregando diferentes profissionais, aprimorando processos e buscando sempre soluções e descobertas que tornem a vida das pessoas mais simples, fáceis, seguras e saudáveis, com a cura de doenças, desenvolvimento de remédios e produtos mais efetivos, os laboratórios são estruturas essenciais ao desenvolvimento de todas as pessoas e empresas em escala mundial.