Os principais tipos de procedimentos odontológicos

A odontologia a cada dia mais vem ganhando espaço no mercado, ganhando cada dia mais investimento e sendo passiva a inovações tecnológicas e a novas técnicas de tratamentos.

Assim como ocorre na saúde, a odontologia possui uma série de especializações e procedimentos que visam diferentes situações na zona bucal. Não só de cores de aparelho vivem os consultórios odontológicos.

Por solucionarem problemas comuns quanto a condição e a estética do dente, alguns desses procedimentos se destacam dentre os demais. Conheça quais são os principais procedimentos odontológicos e suas particularidades.

Aparelho odontológico

O aparelho odontológico é de longe um dos tipos de tratamentos com maior adesão entre os pacientes. Tendo em vista o alinhamento da arcada dentária e um sorriso mais harmônico, o aparelho ajuda na recuperação da confiança e da autoestima.

O aparelho odontológico possui diferentes modelos, cada um recomendado para determinada correção. Aparelho fixo, aparelho fixo estético, aparelho móvel, lingual e invisível, que atuam não só na dentição, mas em sua sustentação óssea.

Implante dentário

O implante dentário também é um dos procedimentos odontológicos mais requisitados nas clínicas. Busca solucionar o problema da perda de dente através da colocação de um dente sobre uma peça de titânio.

As cáries, por sua vez, são as principais responsáveis pela queda de parte da arcada, o que as fazem a principal motivação do implante.

Esse procedimento é recomendado pelo dentista quando a colocação da prótese dentária móvel não é possível, pelo fato de a raiz também ter sido comprometida. O implante dentário por sua vez substitui não só o dente, mas também a sua raiz perdida.

Prótese dentária

O paciente precisa recorrer a prótese dentária quando há a perda de parte da arcada dentária, seja pela evolução da cárie ou por um acidente. A aplicação da prótese muitas vezes é a primeira opção dos dentistas diante dessa situação.

Assim como o implante, a prótese dentária visa restaurar a estrutura completa da arcada, completando o espaço faltoso. Além do fator estético, tem como objetivo restabelecer o bom funcionamento da mastigação.

Dentre os tipos de prótese, estão a prótese móvel; mais comum, a fixa, que podem ser parciais ou fixas. A prótese dentária parcial é aplicada quando os demais dentes do paciente ainda se encontram saudáveis, substituindo apenas os faltosos, já a total, quando todos os dentes precisam ser substituídos.  

Clareamento dental

O clareamento dental é indicado quando a arcada dentária se encontra com uma coloração escura, que se distancia do natural. Logo, visa remover o amarelado do dente e retomar a estética agradável do sorriso.

O procedimento geralmente é feito pelo uso de gel ou laser, de acordo com a escolha do dentista. Pode ser realizado no consultório ou por método caseiro, que nesse último caso é feito por uma moldeira e é administrado pelo odontologista a distância. A mesclagem das duas abordagens também é possível.

O procedimento não é invasivo e após a sua realização necessita de cuidados específicos quanto à higiene bucal e alimentação para a conservação do resultado.

Lentes de contato dental

As lentes de contato dental, assim como o clareamento, têm como objetivo final dentes mais brancos, mas também mais uniformes. Essas lentes corrigem pequenos desníveis e cobrem danos que trazem prejuízos estéticos.

Se refere a um material resistente feito de dissilicato de lítio que faz a cobertura apenas da parte frontal do dente. Possui várias espessuras, que dependem da escolha e do acordo entre paciente e dentista.

A colagem é eficaz, o que traz não só conforto, mas uma maior confiança em relação ao sorriso. A tecnologia que envolve esse procedimento permite uma aparência natural ao olhar.

Facetas de porcelana

Por fim, as facetas de porcelana são comumente confundidas com a lente de contato, mas, necessitam do desgaste da arcada para serem anexadas. São recomendadas para uma dentição que possui imperfeições consideráveis a serem cobertas.

É considerada uma das mais recentes inovações tecnológicas na odontologia, e se trata da aplicação de uma peça de porcelana sobre os dentes danificados. Também permite colorações e formatos naturais.

Existem uma série de outros procedimentos, todos com a finalidade de preservar a saúde bucal e um sorriso mais saudável e harmônico.

Os tratamentos preventivos não devem ser subestimados e devem ser realizados periodicamente, como é o caso da limpeza dental. É por meio da visita regular ao dentista, da higiene bucal precisa e completa e de uma dieta equilibrada que os problemas que motivam os principais procedimentos odontológicos são evitados.

Diversos desses procedimentos são encontrados nas maiorias das clínicas odontológicas, você consegue acompanhar um pouco sobre o serviço através do perfil de algum dentista que usa o marketing digital ao seu favor para divulgar o seu trabalho.

Em caso de dúvida, não excite em procurar um profissional qualificado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *