Os procedimentos odontológicos e equipamentos

equipamentos

Cuidar da saúde bucal é essencial para uma vida com mais bem-estar e segurança. Isso acontece porque a nossa boca contribui de forma importante para nossa vida, seja para falar, se comunicar, se alimentar entre outros quesitos tão importantes.

Um fator importante para a saúde bucal além dos cuidados diários é o acompanhamento de um profissional dentista.

Por meio de ferramentas e equipamentos com o negatoscopio odontológico este médico pode verificar possíveis problemas e indicar tratamentos.

Existem um variado conjunto de problemas que podem ser manifestar, afetando a boca e os dentes, desta maneira, há diferentes tipos de tratamento para manter esta saúde.

Neste artigo abordaremos como os tipos de tratamentos odontológicos existentes, do famoso aparelho ortodôntico até a periodontia e também alguns equipamentos usados pelos médicos dentistas.

Tipos de tratamentos ortodônticos

Para cada tipo de problema na boca ou nos dentes existe um tratamento específico que leva em consideração um grande conjunto de variedades.

Alguns se tornaram famosos por tratar da estética, porém, a maioria dos tratamentos ortodônticos possui esse benefício o da melhoria da qualidade de vida e a estética, um exemplo é a famosa limpeza de dente profunda.

Abaixo abordaremos uma série de tratamentos odontológicos que são feitos por médicos odontologistas.

1. Ortodontia

É um dos tratamentos mais usados e também mais procurado pelas pessoas e com altos níveis de benefícios, tanto para adultos como para crianças.

Se trata do estabelecimento da posição ideal dos dentes que nascem de forma irregular e ajuda a fazer o posicionamento dos ossos faciais.

Para que isto seja possível o paciente utiliza aparelhos ortodônticos e de contençao ortodontica (na parte final do tratamento). Esses aparelhos permitem que os dentes fiquem de forma correta permitindo uma mordedura correta e o encaixe perfeito dos dentes.

Os aparelhos podem ser fixos ou móveis e o tempo do tratamento varia conforme o quadro do paciente.

Alguns problemas que podem ocorrer sem a busca de um tratamento de ortodontia são:

  • Comprometimento da fala;
  • Mastigação inadequada;
  • Dificuldade na higienização dos dentes;
  • Desgastes dos ossos da mandíbula.

Por isso, esse tratamento é muito importante.

2. Clínica geral

São consultas periódicas de forma preventiva para solucionar problemas simples como cárie, limpeza com lima de dentista para retirada de tártaro, reconstruções dentárias entre outro.

Esses procedimentos garantem a saúde bucal e evita o surgimento de problemas graves.

3. Periodontia

A periodontia é o tratamento de problemas que afetam à gengiva, este trata de todos os tecidos e estruturas que promovem a fixação dos dentes e o que circundam.

Alguns problemas relacionados a gengiva são a inflamação das gengivas (gengivite), periodontite (doença infecciosa).

Cuidar das gengivas e tecidos que sustentam os dentes é muito importante, evitando a perda dos dentes.

4. Endodontia

A endodontia por sua vez é conhecido como tratamento de canal e apesar de ser necessário é um dos mais temidos pelos pacientes. Esse tipo de tratamento atua em lesões da raiz do dente e na polpa, e quando isto ocorre causa dor ao paciente.

Deste modo, são feito a remoção dos nervos danificados, mantendo o dente, porém, sem a infecção e a inflamação.

Além desses tratamentos, existem outros tipos de procedimentos realizados pelos dentistas como cirurgias, extração de dentes e lentes dentárias.

Equipamentos usados pelos dentistas

Para que esses tratamentos sejam feitos os dentistas usam uma série de equipamentos e ferramentas. Esses equipamentos hoje em dia estão bastante tecnológicos e avançados permitindo técnicas novas.

Alguns equipamentos precisam passar pela autoclave para desinfecção deste modo é imprescindível que o dentista faça a manutenção de autoclave hospitalar de forma periódica, garantindo a qualidade e a eficiência do processo.

Abaixo falaremos sobre alguns dos equipamentos que podem ser encontrados pelos pacientes nos consultórios dos médicos dentistas.

O primeiro deles é a cadeira odontológica. É onde o paciente fica e onde o médico analisa e realiza os procedimentos.

Essas cadeiras trazem conforto para o paciente e permite que o dentista tenha facilidade no manuseio de equipamentos com pedal de comando para controlar a rotação dos equipamentos.

Depois, há a mesa de equipamentos que fica em anexo a cadeira e que ajuda os dentistas a guardarem seringas, mangueiras e bandejas. Há também os equipamentos como alicates, brocas e jatos de bicarbonato.

Portanto, tratamentos odontológicos e ferramentas precisam andar juntos para terem bom desempenho e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *