Coisas que você nunca imaginou sobre parto humanizado

O parto humanizado valoriza e leva mais em consideração as escolhas da mulher do que em um parto convencional.

Basicamente, é deixar a natureza fazer o seu trabalho genuinamente.

Ou seja, Como é o parto humanizado é uma forma de respeitar e disponibilizar condições para que todas as necessidades da mãe sejam atendidas.

O contato com o bebê durante todo o parto é, sem dúvidas, maior e mais emocional.

Neste procedimento, o médico realiza o mínimo de intervenções possíveis, a não ser que autorizadas pela gestante.

A principal preocupação é pela segurança da mamãe e do bebê que está para nascer. A família deve apoiar e garantir e respeitar que a maior autonomia e privacidade são direitos da mulher.

Comece pela gestação

Antes mesmo do bebê nascer, enquanto a mulher estiver na fase de gestação, é o momento da mãe optar pelo parto humanizado e começar a se responsabilizar mais pela saúde dela e do filho.

O acompanhamento a incentiva a estar sempre ciente de todas as mudanças e acontecimentos durante a gestação e a como adquirir bons hábitos para melhorar e preservar a saúde do bebê

Neste caso, as mulheres passam a ser protagonistas do próprio parto.

Ao saber sobre tudo o que acontece, através dos exames e consultas, o bebê tem maiores condições de nascer mais seguro e tranquilo.

O pré-natal é cuidado para que seja tudo acompanhado pela mãe.

Hospital

Parto humanizado no hospital já é uma realidade.

Em alguns hospitais, mais preparados para receber mulheres que escolheram dar à luz pelo parto humanizado, as estruturas contam com camas mais espaçosas e banheiras na suíte.

O ideal é fazer uma visita para perceber e escolher qual o melhor ambiente para que o bebê possa nascer. Com isso, você pode escolher parto humanizado hospitalar.

O parto humanizado pode ser realizado em qualquer lugar

Caso a gestante esteja em dia com os exames e não esteja em uma gravidez de risco, o parto pode ser feito em qualquer lugar.

Desde que seja bem estruturado e acompanhado por pessoas especializadas que darão o suporte desde o início da gestação, parto humanizado domiciliar pode acontecer sem grandes riscos.

Parto humanizado é uma vantagem para mãe e filho

Muitos querem saber parto humanizado vantagens e desvantagens, porém existem muitos pontos positivos aos optar por este método. O principal ponto é sobre a não utilização de fortes medicamentos.

Além disso, não há necessidade de aplicação de anestesia, com isso a mãe pode ter uma experiência mais ativa e participativa do parto, além da recuperação da mãe ser muito mais rápida.

Para os bebês, as vantagens são claras a longo prazo, para a saúde deles. Quanto menor o estresse e o uso de medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a reduzir.

Fora isso, o bebê nasce de forma mais tranquila e a mãe pode amamentá-lo quase que instantaneamente ainda no local do parto.

Ter uma doula é fundamental

Ter uma companheira que tenha estudado para auxiliar nos momentos antes, durante e depois do parto é essencial para que as vontades das mulheres sejam atendidas, desde que adequadas ao tipo de gravidez.

Ela estará presente para dar apoio emocional e físico durante todo o processo.

Sabendo, através das contrações durante o parto, as melhores orientações de respiração e exercícios para o alívio da dor, sem que seja necessária a aplicação de medicamentos.

Por ter feito um estudo prévio sobre os procedimentos desde o pré-natal até o parto, a doula tem papel fundamental ao traduzir os termos técnicos e médicos, e também ao explicar os procedimentos hospitalares.

Segundo parto

A mulher pode sim realizar o parto humanizado, mesmo que tenha tido o primeiro por cesariana. Após dois anos a mãe pode decidir tentar que o parto seja feito de forma humanizada.

Após esse tempo, o corpo já se recuperou da cirurgia e se torna apto para esse ou outro tipo de parto.

Parto normal

Nem todo parto normal é humanizado. No parto normal alguns procedimentos podem ser bastante invasivos, como a anestesia, jejum, colocar a mãe em uma posição fixa.

Por isso um parto normal pode ser também traumático, se não for feito de forma cuidadosa.

Agora é a hora de procurar uma doula para auxiliar na escolha da melhor estrutura para que o parto aconteça de forma prazerosa e saudável para todos.

O Parto humanizado preço também tem que ser estudado. Por isso, atente-se ao que deve ser feito:

  • Planejamento do parto de acordo com o sonho da mãe;
  • Procure uma doula;
  • Procure uma boa equipe de médicos que vão acompanhar da gestação até o nascimento;
  • Pesquise por novos métodos tais como: cromoterapia e aromaterapia, por exemplo;
  • Procure por valores que possam atender ao máximo o seu sonho de ser mãe.

O importante é encontrar o melhor custo-benefício para a mãe. Bom parto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *