Cuidados essenciais ao expor a pele ao sol

A nossa pele é sem dúvida nenhuma um dos órgãos do corpo humano mais fáceis de atestar a saúde. Isto se deve principalmente ao fato óbvio de que ela fica o tempo todo exposta para a nossa visão, o que é bem positivo para muitos fatores.

Entretanto é importante notar que várias pessoas estão tendo a possibilidade de aprender que precisamos cuidar dela antes dos problemas aparecerem.

Assim é muito mais fácil ter as atitudes corretas. Afinal de contas, se falando de pele o ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar” nunca foi tão verdadeiro.

Algumas pessoas inclusive investem em algum curso de limpeza de pele para terem uma rotina de estética bastante positiva. E eu digo plenamente que isto vale a pena.

Mas hoje gostaria de focar mais no problema da interação da pele com o sol. Assim você consegue ter resultados ainda mais positivos e duradouros. Vamos conferir?

Como proteger a pele da exposição ao sol

Primeiramente é importante entender que o contato da luz solar com nossa pele não é necessariamente maligno. Na verdade ele se torna algo bastante necessário quando se deseja ter bons resultados de assimilação de nutrientes.

Um exemplo bem comum é o da vitamina D, que nosso próprio corpo produz, mas que necessita de luz solar para ser fabricada. Sem ela nosso sistema imunológico e ossos acabam perdendo a força.

Mas também é importante notar que a luz solar seria um remédio pois combate vários microrganismos que são bem prejudiciais. Eu mesmo sempre digo que o melhor a ser feito é agir de maneira racional e garantir proteção.

Mas o fato é que o sol não emite só as ondas de luz que são positivas para nosso corpo. Também se nota várias frequências, como por exemplo o ultravioleta, que acabam trazendo problemas terríveis para o corpo.

Então o contato prolongado de maneira desprotegida é uma situação negativa. 

Problemas da luz solar sem proteção

São vários os problemas que podem surgir quando a pessoa é exposta a este tipo de frequência. Por ser uma onda baseada em uma energia muito maior, antes de mais nada, ela aquece o tecido exposto.

Isto faz com que as células epiteliais acabem por se desidratar, e muitas vezes sejam até mesma destruídas sem que se possa fazer nada.

Por outro lado, nosso corpo irá combater este tipo de situação usando algumas habilidades de defesa. A mais comum que podemos ver é exatamente a oleosidade natural. Através dela você poderá manter as células saudáveis por um pouco de tempo mesmo com exposição direta.

Em segundo lugar existe outro problema possível, que é o fato de que você pode acabar com uma produção desenfreada de melanina. Isto cria o que chamamos de melasma em algumas pessoas.

O melasma é uma espécie de mancha mais escura, que acaba trazendo um aspecto um pouco desagradável. Embora não tenha nenhum tipo de malefício por si só.

Outro problema mais sério serão os melanomas, que são uma espécie de tumor que muitas vezes causam até mesmo a morte da pessoa.

Só mesmo um especialista para designar o que é cada tipo de mancha.

Então sempre que encontrar algo é bom dar uma verificada com seu dermatologista.

Por outro lado também temos o envelhecimento precoce, a pele descamada e uma série de outros problemas puramente estéticos na pessoa.

Como evitar o problema com a luz solar e a pele

São vários os meios que você pode utilizar para evitar este tipo de problema. Primeiramente é importante notar que a exposição desnecessária deve ser evitada.

Claro, quem trabalha em um ambiente fechado precisa sem dúvida nenhuma de algum atividade ao ar livre. Nem que seja ficar 15 minutos parado tomando sol.

Mas aqueles que realmente desejam ter uma pele protegida precisam usar algum tipo de proteção de exposição direta. Uma sombrinha, por exemplo, muitas vezes é mais do que o suficiente para dar conta do recado.

Entretanto, sempre é positivo utilizar o famoso protetor solar. Este é um produto utilizado por muitos anos e com certeza é uma das melhores armas contra os problemas da luz ultravioleta.

Um protetor solar de qualidade será tabelado de acordo com seu fator FPS, ou Fator de Proteção Solar. Esta escala irá variar de acordo com a pigmentação natural da sua pele. Quanto mais escura ela for, menor o FPS que você precisa.

Porém há outros tipos de produtos que serão benéficos. Por exemplo o creme para o rosto e hidratantes. Estes produtos definitivamente são o que você precisa para repor tudo o que foi perdido ao longo do dia.

Será realmente difícil utilizar um creme para o rosto junto com o protetor solar, mas a ideia é que você utilize ele no início e no final do dia.

O protetor solar precisará ser usado só antes de se expor, então os dois não precisam necessariamente estar juntos.

Limpeza da pele é fundamental

Fazer um curso de limpeza de pele com certeza ajudará você a manter a saúde da sua camada de proteção externa. E sem dúvida nenhuma é uma das atitudes mais benéficas possíveis.

Eu digo isto porque muito do que acontece de ruim é porque poros e outros tipos de canais de troca de fluídos podem estar inflamados ou entupidos.

Então é preciso ter bastante critério para não correr o risco de se exagerar na confiança. Afinal de contas o melhor é sempre inteligente agir de maneira preventiva.

Lembre-se, tomar cuidados com sua pele é um dos melhores jeitos de se fazer tudo estar com a melhor qualidade possível. Sendo assim eu desejo que você tenha bastante cuidado.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham te auxiliado a alcançar o resultado do melhor jeito possível.

Estou aqui para tirar qualquer dúvida que você tiver. Afinal de contas este é o meu objetivo aqui, ok?

Então pode vir até os comentários e perguntar o que quiser. Irei responder na medida que conseguir um tempinho livre.

Te desejo muita saúde para hoje e vários anos ainda!