Como a pesca com caiaque pode contribuir para a qualidade de vida de pescadores e pescadoras

A pesca com caiaque é uma modalidade que está em alta, e não é por menos, já que esse tipo de pescaria proporciona benefícios extremamente importantes não somente para a saúde física como mental dos seus praticantes.

A pesca esportiva com a ideia de pescar por diversão, devolvendo o peixe à natureza, é um esporte que surgiu no SÉC. XVII, na Europa, popularizou nos Estados Unidos durante os anos 50, principalmente devido à pesca oceânica do atum e do Bass na água doce.

Já no Brasil, a pesca como esporte chegou em meados dos anos 70, e tem como referências, alguns pescadores dessa época inicial do esporte, como Nelson Nakamura e Rubens de Almeida Prado, o Rubinho.

Devido ao avanço da pesca esportiva paralelamente ao avanço das tecnologias, mais e mais pescadores foram aderindo a esse esporte e adaptando técnicas para melhores resultados, e uma delas foi a pesca com caiaque.

Sobre a pesca com caiaque

A pesca com caiaque consiste na utilização de um caiaque como meio de transporte do pescador em meio a córregos, lagoas, rios e alagados, com a finalidade de praticar a pesca embarcada sem gerar muito barulho e impactando o mínimo possível no meio ambiente.

Esse tipo de aplicação fez a indústria de caiaques se especializar em produtos desenhados exclusivamente para essa prática, introduzindo itens como reservatórios, suportes para varas, bagageiros, pedais e até mesmo motores.

5 benefícios da pesca com caiaque para a qualidade de vida dos pescadores e pescadoras

1. Silêncio

É de conhecimento de um pescador, que o silêncio é um dos maiores aliados da pesca, já que os peixes podem perceber sons a distâncias longas e isso pode atrapalhar a pesca, espantando os peixes do local.

Com um caiaque, a sua pescaria além de ficar muito silenciosa, poderá ser ainda mais prazerosa já que os sons da natureza parecerão ainda mais agradáveis e sua experiência de pesca será ainda mais gratificante.

2. Condicionamento físico

Outro benefício muito óbvio da pesca com caiaque é referente ao condicionamento físico de quem pratica esse tipo de pescaria. Remar já é uma atividade física de extrema eficiência para a saúde física, então imagine ter que remar, lançar sua isca e ainda controlar a vara de pesca com um peixe enorme fisgado. Excelente não é mesmo? Então, se você procura aliar condicionamento físico a uma atividade prazerosa, a pesca com caiaque é a escolha ideal para esse caso.

Além de praticar sua pescaria, ainda poderá ajudar a manter-se saudável e com uma ótima forma. Não esqueça de beber muita água durante a pesca com caiaque.

3. Acesso aos locais de difícil acesso

Partindo do ponto que, quanto mais próximo da civilização, menor é o número de peixes, principalmente das grandes matrizes, que proporcionam as melhores fisgadas, pode-se afirmar que os locais mais distantes e pouco explorados serão os melhores para pesca esportiva.

Mas nem sempre esses locais são fáceis de serem encontrados e principalmente acessados, tanto por terra quanto pela água. Alguns pequenos córregos, como os famosos igarapés amazônicos, possuem fios d’água estreitos, árvores caídas e outros obstáculos impossíveis de serem transponíveis por um barco à motor, então o caiaque é o recurso ideal para essa situação.

Por se tratar de uma embarcação menor, mais leve e de navegação suave, o caiaque é a maneira mais promissora para pescar em locais de difícil acesso, além de proporcionar ao pescador uma visão diferente, mais rústica e natural do ambiente em que navega.

4. Preservação do meio ambiente

Além dos benefícios já citados, outro muito importante é o fato do caiaque não poluir o meio ambiente e ser um produto de vida útil muito longa. Com essas características, pode-se dizer que ao comprar um caiaque você está tendo os mesmos benefícios de alguém que vai trabalhar de bicicleta ao invés de dirigir seu carro.

Essa analogia ainda fica mais importante quando pensamos que os locais onde o caiaque será utilizado são ainda mais preservados e requerem ainda mais cuidado.

5. Qualidade do exercício

Por se tratar de um exercício praticado na água, a movimentação de um caiaque acaba sendo suave e proporciona baixo impacto físico ao pescador. Diferente de outros esportes, a incidência de lesões causadas por remar um caiaque é muito pequena. 

Mesmo que você pesque a maior parte do tempo sentado, o caiaque de pesca lhe proporciona a chance de pescar de pé, melhorando ainda mais a qualidade desse exercício. Essa possibilidade irá melhorar ainda mais as suas funções cardíacas, fazendo seu sangue fluir melhor e aumentando a queima de calorias, com baixo atrito, assim como ocorre na natação. por falar em queimar calorias, não esqueça de levar alguma comida de fácil transporte pois é necessário estar bem alimentado para praticar a pescaria com caiaque.

Cuidados ao pescar de caiaque

A pesca com caiaque é cheia de benefícios, porém você deve estar atento a alguns pontos importantes para poder realizar essa prática esportiva com qualidade e segurança.

Siga essas dicas para pescar com caiaque sem maiores preocupações:

  • Procure pescar com caiaque sempre em grupos ou pelo menos com um outro parceiro
  • Utilize sempre colete salva vidas e um salva remos
  • Se puder, tenha um remo extra
  • Tenha seu kit de primeiros socorros sempre à mão
  • Treine a utilização do caiaque em um local seguro antes de sair para explorar e pescar
  • Avise as pessoas que você está saindo para pescar com caiaque, informando onde será a pescaria e a sua duração
  • Itens como: corda, pedal, motor elétrico, água potável, alimentos não perecíveis, roupas de pesca com proteção UV e óculos de proteção, são sempre importantes nessa pesca.
  • Nunca faça sua primeira pescaria de caiaque no mar
  • Na pesca de caiaque no mar, leve uma âncora, faça um plano da expedição e saia de um lugar de mar calmo

Considerações finais

Como você pode ver, a pesca com caiaque oferece muitos benefícios aos pescadores, mas também exige cuidados importantes para que sua expedição de pesca não se torne uma aventura perigosa. Se você possui alguma história de pesca com caiaque que deseja compartilhar conosco, conte-nos através dos comentários abaixo.

Este artigo foi originalmente criado pela equipe de marketing de conteúdo do Blog Pescaria S/A para o blog Qualivida Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *