Por que é tão importante remover os calos dos pés?

pés

Nossos pés nos levam durante a vida todos os dias, mas eles não recebem tanto cuidado quanto seria realmente necessário. Muitas vezes o cuidado com o pé é até negligenciado. Só porque os pés muitas vezes não são visíveis não significa que não devem ter seus cuidados. 

 

Isso tem um efeito prejudicial na aparência e saúde deles. Mas que opções existem para manter os pés saudáveis e saudáveis? Quando se trata de cuidados com os pés, é importante saber como o endurecimento da pele pode ocorrer, e nele formar os calos.  

Afinal, o que é um calo?

O calo é frequentemente caracterizada por uma descoloração amarelada e ocorre predominantemente no meio do pé ou nos calcanhares. 

 

Devido à pele endurecida, essas áreas são menos sensíveis à dor do que a pele circundante. Essas áreas endurecidas são frequentemente referidas como calos. Eles ocorrem quando a pele é exposta ao atrito constante (Se você usar calçados femininos muito apertados). 

 

Isso leva à formação do calo nas áreas ósseas do pé, pois eles carregam mais peso quando andam e correm. Correr descalço ou praticar esportes como corrida também promovem o desenvolvimento de calos, já que uma pressão ainda mais forte é exercida no pé.

Como remover calos

Com a ajuda de produtos para cuidados de pés, um programa individual pode ser montado para pés de diferentes projetos. Para garantir que seus pés estejam o mais macios e bem preparados possível, existem várias maneiras de remover os calos. 

Escalda-pés

Um bom escalda-pés é o início perfeito para os cuidados. Ele além de ajudar a amolecer as unhas e calos, são ótimas sessões de relaxamento, promovendo a melhor circulação do sangue. Você pode usar óleos essenciais juntos para turbinar. 

Cebola

A cebola ajuda na remoção dos calos por conta de seus componentes. Para usar esse remédio caseiro basta cortar algumas rodelas de cebola, colocar no calo fazendo um curativo e colocando meias. De preferência fazer isso de noite. No outro dia você verá a diferença. Caso não funcione de primeira vá fazendo esse processo por alguns dias até o calo sair. 

Use uma pedra-pomes

A pedra pomes é uma rocha vulcânica que é muito usada para remover os calos dos pés. Você pode encontrar diversos modelos pela internet. Faça esse passo depois do escalda-pés, já que eles estarão mais moles. Pegue a pedra e lixe seus pés até que o calo não seja mais visto. Cuidado para não lixar demais a pele e acabar machucando muito. 

Por que a remoção de calos é tão importante?

O aparecimento dos calos nos pés não é a única razão para uma remoção completa. Calos podem reduzir a sensibilidade da pele ao longo do tempo. Se não tratada, a pele pode ficar seca, inchada ou até mesmo romper. É doloroso e pode levar a problemas de pele mais graves.

Como posso evitar a formação de calos?

Para a prevenção de calos nos pés, use tênis femininos confortáveis que se encaixem bem. Se houver dor  por muito tempo, a melhor opção é ir em um podólogo para ele analisar o que pode ser feito. Ele sabe a melhor maneira de resolver o problema. E dependendo do que for, ele passará para um médico analisar melhor o caso.

 

Para evitar infecções ou outros problemas, é essencial secar completamente os pés após tomar banho. Há uma rotina adequada de cuidados com os pés para todos, para que você possa ter eles saudáveis e bem preparados com o mínimo de esforço. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *