Qual a função do preenchimento com ácido hialurônico?

Os procedimentos estéticos nunca estiveram tão em moda e o preenchimento com ácido hialurônico tem sido bastante comentado e utilizado atualmente. Primeiro por ser minimamente invasivo, segundo por trazer resultados imediatos a preço acessível.

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento realizado para reestruturação de pele envelhecida e que apresenta os primeiros sinais do tempo, ou seja, rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico é utilizado para preencher rugas e sulcos, melhorar o contorno fácil e pode ser utilizado também para aumentar o volume dos lábios.

O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células devido a sua capacidade de atrair água para o local aplicado. Além de reestabelecer o aspecto de pele jovial — eliminado rugas e sinais de expressão —, o procedimento estético ajuda também na hidratação da pele.

Outra função do preenchimento com ácido hialurônico é de diminuir pequenas assimetrias na face, tornando a região mais harmônica.   

Onde pode ser feito o preenchimento com ácido hialurônico?

Os principais locais aplicados são:

  • Lábios;
  • Maçãs do rosto;
  • Sulco nasolabial (bigode chinês);
  • Goteira lacrimal (região das olheiras);
  • Contorno da mandíbula;
  • Preenchimento de cicatrizes na face.

Quantas sessões são necessárias?

Normalmente uma sessão é suficiente para o procedimento, mas em alguns casos pode ser necessário o retoque, sendo que isso ocorre 15 dias após a sessão.

Ele é um procedimento definitivo?

O preenchimento com ácido hialurônico não é um procedimento definitivo. O tempo médio de duração do ácido no organismo, antes da total absorção, é de até 18 meses. Esse período pode ser menor, pois está relacionado com o organismo e a pelo do paciente.  

Quando os resultados do preenchimento com ácido hialurônico são percebidos?

Os resultados do preenchimento com ácido hialurônico aparecem logo ao final do procedimento, mas podem ser melhores observados após uma semana, pois o inchaço já terá diminuído nesse tempo.

A partir de que idade pode-se fazer o procedimento?

Não existe idade mínima ou máxima para a realização do procedimento, mas normalmente a partir dos 25 anos é que se inicia a procura por este tipo de procedimento estético.

Existem contraindicações?

O preenchimento com ácido hialurônico não é indicado para pessoas grávidas, em período de amamentação, com doenças autoimunes, imunossuprimidas, com alergia a qualquer componente da fórmula ou com infecção no local a ser realizado o procedimento.

Que tipo de profissional pode realizar o preenchimento com ácido hialurônico?

Existe ainda uma grande controvérsia no Brasil sobre quais profissionais podem realizar o preenchimento com ácido hialurônico. Cirurgiões plásticos e dermatologistas, são os que têm autorização para fazer tal procedimento, mas hoje existe uma disputa judicial para que dentistas e biomédicos possam fazer o tratamento com cunho estético. O ideal é buscar um profissional de confiança que realize o procedimento com a maior segurança possível, pois existem riscos que precisam ser evitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *