Quais os procedimentos estéticos mais buscados no Brasil?

O Brasil é um dos maiores mercados de beleza e estética no mundo. O gasto com produtos do segmento, dermocosméticos e procedimentos estéticos é consideravelmente alto. 

Segundo pesquisa do Euromonitor International, o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.

Isso também explica porque a quantidade de healtech mais que dobrou de 2020 para 2021. 

Mesmo durante a pandemia, os cuidados estéticos continuaram populares, principalmente como uma forma de manter a autoestima durante um período muito difícil. 

Mas quais procedimentos essas startups devem investir? O que o brasileiro mais procura? Conheça agora os mais populares no país.

1 – Preenchimento facial

A harmonização não é um procedimento, mas um conjunto de modificações feitas para deixar o rosto mais equilibrado. Geralmente, ela é feita com o preenchimento de áreas e o uso de toxina botulínica para impedir a formação de rugas por movimentação do rosto. 

O preenchimento facial é o uso de ácido hialurônico para preencher áreas flácidas ou remodelar o rosto, deixando-o mais simétrico e com características mais chamativas — por exemplo:

  • O contorno de mandíbula;
  • O detalhe do nariz;
  • A região dos olhos;
  • Entre outros locais.

A grande vantagem do ácido hialurônico é a substância ser produzida pelo corpo. Portanto, as chances de rejeição são praticamente nulas. Além disso, ele tem alto poder de hidratação: cada molécula é capaz de reter até mil vezes o seu peso em água.

2 – Botox

Outro procedimento muito procurado por quem deseja fazer harmonização facial é a aplicação de toxina botulínica — o popular botox. 

Ao contrário do que muita gente imagina, o botox não preenche nenhuma área do rosto. Ele funciona como um paralisador de determinadas regiões, portanto precisa ser feito por alguém que tenha muita precisão e entenda perfeitamente a anatomia orofacial.

A toxina botulínica impede a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor que faz a ligação entre músculos e cérebro. Por isso, ela impede a movimentação da área aplicada e mantém o tecido relaxado.

Além do benefício estético, o botox também é muito utilizado por pessoas que sofrem de hiperidrose. O procedimento não é definitivo. Portanto, depois de alguns meses, é preciso reaplicá-lo para manter o resultado. 

3 – Lifting

Também chamado de ritidoplastia, o lifting é um procedimento voltado para a diminuição das rugas do rosto e do pescoço. Logo, também é um tipo de harmonização facial.

O lifting é uma cirurgia mais profunda, por isso necessita de anestesia geral e internamento por três dias. Nesse procedimento, o cirurgião faz marcações no rosto do paciente para depois fazer o descolamento da pele até a região demarcada.

4 – Implante de silicone

Durante o final da década de 1990 e início dos anos 2000, o silicone reinou absoluto como o procedimento preferido de brasileiras e americanas. 

Hoje, há muitas mulheres que optam pela remoção das próteses — em 2020, cerca de 25 mil brasileiras optaram pelo explante (retirada). Mas a cirurgia continua muito popular, com média de 200 mil operações por ano no país.

5 – Mastopexia

A mastopexia é um conjunto de inserções para remodelar os seios e retirar a pele em excesso. Ela não exige a colocação de próteses — tanto que, em muitos casos, as mulheres só procuram o procedimento após o explante do silicone. 

No entanto, ambos podem ser combinados, se for da vontade do paciente e se o médico verificar a possibilidade. Em 2020, a mastopexia foi a quinta cirurgia estética mais realizada no Brasil.

6 – Depilação a laser

O laser funciona como uma luz focada, que cauteriza o pelo na raiz. O que atrai essa energia é a cor do pelo, que “explode” onde houver melanina. Portanto, quanto mais escuro for o fio, maior a probabilidade de que o procedimento faça efeito. 

Existem diferentes tipos de laser. O que diferencia um do outro é a ponteira e a profundidade da pele em que cada um é capaz de atingir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *