Qual a importância da ergonomia para sua saúde

Você sabe o que é ergonomia e qual a sua importância para a saúde das pessoas? 

Neste guia, vamos falar tudo sobre o assunto, mostrando de que forma a ela afeta o seu bem-estar, a sua qualidade de vida e até mesmo a sua produtividade.

O que é ergonomia?

A ergonomia é uma ciência que visa estudar as adaptações no ambiente de trabalho, que geram impacto na saúde dos trabalhadores. O principal foco dessa área de estudo é proporcionar mais saúde para as pessoas.

Dessa forma, essa prática vai muito além da escolha de uma cadeira confortável ou de uma mesa da altura correta. Diversos elementos do ambiente de trabalho podem influenciar na sua saúde e no seu desempenho.

Através da ergonomia é possível melhorar o ambiente de trabalho, reduzindo o esforço repetitivo, ajustando a sua postura corporal e facilitando a execução de tarefas.  Além disso, ajuda a reduzir a sensação de cansaço e de esgotamento no trabalho.

A importância da ergonomia

A ergonomia tornou-se uma preocupação global, especialmente nos últimos anos. Todos os dias são lançados novos produtos, como cadeiras, computadores de mesa, ferramentas e tecnologias ergonômicas.

As empresas estão em busca de maneiras de melhorar seu ambiente de trabalho, para garantir que os colaboradores produzam cada vez mais sem comprometer a sua saúde e nível de satisfação.

Dentro do contexto empresarial ela é tão importante que foram criados regulamentos específicos sobre a matéria. 

Exemplo disso é a Norma Regulamentadora 17, que trata diretamente da ergonomia nas empresas.

Como deve ser aplicada

Por se tratar de uma ciência, deve ser aplicada com base em conhecimentos concretos e atualizados dentro dessa área. Cada vez mais pessoas estão buscando por um curso de ergonomia, justamente para se aprofundar nesse aspecto. 

Dentro das empresas, essa se tornou uma forma de formação e aperfeiçoamento, como um diferencial para os profissionais, sendo aplicada no ambiente de trabalho, de acordo com a atividade desenvolvida. 

As ações vão desde pequenas mudanças, como a substituição de móveis e equipamentos, até uma mudança completa na estrutura organizacional.

Além disso, essa prática também se relaciona com o tempo dedicado ao trabalho, com os intervalos entre atividades – intervalos intrajornada – e com o conforto gerado pelo posto de trabalho.

Ao fazer um curso de ergonomia, o profissional é capaz de identificar os principais aspectos de um posto de trabalho, localizando falhas e pensando estratégias para solucionar o problema.

Benefícios da ergonomia

A ergonomia é fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho, correção de erros, redução de riscos e aumento no conforto e produtividade dos trabalhadores. 

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios da ergonomia:

1. Maior qualidade de vida

Um dos principais benefícios da ergonomia é o aumento na qualidade de vida do trabalhador. 

Ao estar confortável e em um ambiente adequado, o trabalhador consegue exercer todas as suas funções sem se esgotar fisicamente.

Sensações como dores nas costas, dores nas mãos e cansaço físico podem estar diretamente relacionados com a falta de ergonomia do ambiente de trabalho. 

Dessa forma, melhorar esse ambiente é uma forma de gerar mais qualidade de vida.

2. Maior produtividade

Uma das consequências de um ambiente de trabalho otimizado é a produtividade. 

Os trabalhadores sentem-se muito mais dispostos para a realização das tarefas do dia a dia. Por isso, são capazes de fazer muito mais, com muito menos esforço.

3. Menos rotatividade na empresa

A ergonomia também gera benefícios para a empresa, que vão além da saúde dos trabalhadores, como a redução na rotatividade, que diz respeito ao número de funcionários pedindo demissão.

Com menos rotatividade, a empresa consegue economizar com treinamentos e processo de seleção. 

É um benefício indireto, que está relacionado com a saúde dos trabalhadores e bem-estar profissional.

Por isso mesmo, cada vez mais companhias estão apostando no curso de ergonomia como estratégia para melhorar os resultados internos, e pode ser exigido dos trabalhadores ou ministrado como parte do programa de treinamento.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre os principais benefícios da ergonomia para a saúde. Com certeza, é uma das áreas mais importantes para pensar melhorias no ambiente de trabalho, de forma a garantir que os trabalhadores possam gerar resultados sem comprometer sua saúde física.