Rachadura no pé: como cuidar nos esportes de areia

Se você é um atleta de esporte praticado na praia como vôlei de praia, futevôlei, frescobol, futebol de areia, triatlo dentre outros, não pode descuidar da saúde dos seus pés. Um dos problemas mais comuns é a desagradavel rachadura no pé que acontece quando descuidamos da nossa saúde.

Muitas pessoas não dão a devida importância para esse problema que não tratado de maneira correta pode gerar problemas mais graves no futuro. Vejamos abaixo como ocorre e quais as dicas para tratar esse problema bastante comum e que pode afetar qualquer pessoa que não cuida da saúde dos pés.

O que são as rachaduras no pé?

A rachadura no pé é uma fissura que desenvolvemos na pele dos pés após o desgaste de movimentos repetitivos que fazemos diariamente, alguma lesão na epiderme do pé ou devido ao tempo seco que causa desidratação na pele. Quando a pele perde elasticidade e algumas células passam por um processo de deterioração, as desagradáveis rachaduras surgem, causando desconforto e em alguns casos ardor.

Em períodos secos é comum que as rachaduras aparecem causando aquela imagem esteticamente feia no pé. Outro fator que contribui é a prática de usar calçados abertos com sandálias principalmente no verão, ajudando a formar fissuras, que não cuidadas podem gerar problemas mais graves.  

A má alimentação, o hábito de andar descalço e não beber água durante o dia também podem causar rachadura no pé em alguns casos. A qualidade de vida é fundamental para evitar o problema, principalmente, quem tem problemas hereditários na pele, diabetes, obesidade e micoses que não controladas podem gerar rachaduras nos pés.

Por que aparecem rachaduras no pé nos esportes de areia?

O calor e a umidade do verão juntamente como o atrito da areia nos pés podem causar ressecamento e rachadura no pé. O calor intenso que os atletas dos esportes de verão tem que lidar resseca a pele, causando fissuras com o decorrer do tempo, além disso, a desidratação causada pelo sol é outro motivo para os atletas tomarem cuidado. 

A fricção constante que os praticantes de esportes fazem com a areia também podem deixar a pele com rachadura no pé. Os movimentos repetitivos dos atletas e dependendo do esporte intenso, acabam descamando a pele e causando fissuras e também doenças como micoses, bicho geográfico e bicho de pé.

O que acontece se não tratar as rachaduras?

As rachaduras além de serem esteticamente feias de se ver podem causar problemas mais sérios se não receberem os cuidados necessários.  A negligência pode gerar infecções, pois a rachadura faz com que a barreira cutânea fique mais fraca proporcionando a entrada de fungos e bactérias.

Uma das doenças que podem ocorrer se o problema não for resolvido é a erisipela, agente infeccioso que ataca a gordura do tecido celular. A bactéria causadora dessa doença se propaga nos vasos linfáticos, podendo gerar uma ferida bastante dolorosa que será mais complicado de tratar.

O que fazer para evitar machucar os pés antes de jogar na areia?

A praia é um excelente lugar para relaxar, curtir com quem você ama e praticar um esporte. No entanto, é importante tomar cuidados com nossos pés para não aparecer as indesejáveis rachaduras, contrair micoses, viroses, bicho geográfico.

Quando estiver na praia tenha cuidado onde pisa para não ser surpreendido por um objeto pontudo ou pisar em fezes de animais e pegar toxoplasmose. Na prática de exercícios, evite fazer movimentos bruscos quando estiver praticando algum exercício na areia, pois a areia fofa requer uso de força e pode acabar machucando o tornozelo.

O forte calor do verão pode provocar queimaduras devido ao contato dos pés com a areia quente e a falta de um protetor solar. O desleixo com esse importante cuidado pode causar um câncer de pele ao longo do tempo, logo é fundamental proteger os nossos pés dos efeitos do sol.

Como cuidar dos pés com rachadura?

De acordo com os dermatologistas, é fundamental tratar as rachaduras nos pés para que não haja problemas futuros como infecções e dores. Conheça algumas dicas para prevenir e tratar as rachaduras e proporcionar uma maior qualidade de vida para os praticantes de esportes na areia.

  • Beba muito líquido para hidratar a pele;
  • Use hidratante nos pés duas vezes ao dia, de preferência depois do banho para uma melhor absorção;
  • Use cremes com ureia e vaselina;
  • Evite andar descalço e com sapatos abertos;
  • Após o banho seque bem entre os dedos;
  • Use meias após hidratar e esfoliar os pés;
  • Use palmilhas confortáveis.

Qual creme é bom para rachaduras no pé?

Caso a pele dos pés esteja muito ressecada é ideal usar um creme hidratante para vedar os poros para hidratar melhor a pele. Um creme espesso possibilitará uma melhor hidratação da epiderme dos pés, como é o caso da Recova.

O creme para rachaduras nos pés da Recover Farma foi feito para auxiliar a cicatrizar as rachaduras dos pés. Com efeito, hidratante e umectante, facilitando a descamação e a esfoliação mais suave da pele morta limpando o pé rachado para que novas células possam crescer e fortalecer a proteção na área afetada. 

Conheças os benefícios do creme para rachaduras nos pés:

— Agiliza a regeneração da pele fissurada

— Auxilia na descamação e esfoliação suave da pele

— Tem ação hidratante e antibacteriana

Use o produto nos pés ressecados a noite ou quando for necessário para um melhor desempenho do creme.

Benefícios da pomada Recover Farma

A Recover Farma é especialista em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso, é possível fazer a  manipulação de receitas, conforme a necessidade.

A Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. O objetivo da empresa é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.