Razões para fazer massagem no chão

Razões para fazer massagem no chão

A massoterapia não é uma moda, mas sim uma especialidade que vem sendo praticada há muito tempo. As suas variadas formas chamam a atenção de muita gente, como a massagem feita no chão.

Esse modo de atividade vem sendo buscado por muitas pessoas que desejam ver um estilo diferente, porém isso não quer dizer que a massagem é feita no chão sem algo em cima, como um tapete de yoga ou um colchonete fino.

Em vários países do oriente é muito comum ter locais com vários tipos de massagem, sendo que eles são bem reservados. Mas quais são as razões para fazer esse tipo de massagem? Veremos alguns pontos.

Conheça algumas razões para fazer massagem no chão

Esse estilo de massagem não é tão comum no Brasil, sendo mais procurado em lugares do oriente, como a Tailândia. Nesse país, e outros por lá, não há aquele agendamento feito no Brasil, porque as pessoas entram a todo momento.

Inclusive, há lugares nesses países onde existe massagem até por cima da roupa. Afinal, essa é uma ação bastante comum por lá, sendo como um salão de beleza aqui no Brasil, ou seja, as pessoas procuram com frequência. 

Desse modo, usar uma técnica no chão ajuda tanto o massoterapeuta como a pessoa que está recebendo a massagem, porque seu modo articulado contribui para menos estresse e mobilidade das duas partes.

Buscar algo novo é muito importante, porque traz uma maneira nova e atrai mais pessoas que desejam algo diferenciado. Pois bem, confira alguns dos benefícios desse método:

1 – Melhora a sua ergonomia

Fazer uma massagem do jeito correto é muito importante para evitar vários problemas de postura. Inclusive, quando isso é levado em consideração, facilita a execução da massagem, possibilitando melhor efetividade, saúde e segurança.

Uma boa ergonomia contribui também na questão de um melhor posicionamento físico para ajudar o profissional a não ter algum problema de saúde por movimentos repetitivos. Dessa forma, podendo ficar sobre as costas da pessoa e ter acesso mais fácil àquele local.

2 – Permite técnicas com alongamentos mais avançado

Quando se está em uma maca, alguns movimentos não são fáceis de serem executados, porque o acesso é mais restrito em certos pontos, e a execução de alguns movimentos mais avançados não é tão comum.

Mas quando a massagem é feita no chão, em cima de um tatame, as coisas mudam. Seu corpo tem mais mobilidade e boa estabilidade para manobras que exigem mais do cliente e profissional, por isso no chão a alavancagem é superior.

Dessa forma o cliente acaba possuindo um contato mais forte e produzindo um aspecto de que algo está sendo resolvido.

3 – Transições são melhores sem perder o contato do corpo

Quando você está fazendo massagem com o cliente na maca, normalmente você fica circulando para as partes que você terá de fazer certos movimentos, assim torna algo mais rotativo com relação à pessoa.

No caso da massagem ser feita no chão, a sua manobra será junto com a pessoa, passando a perna sobre ela e acessando locais que precisa, por exemplo:

  • As costas;
  • A nuca;
  • O pescoço;
  • A cabeça;
  • Entre outros pontos.

Dessa forma, troca a circulação da maca para algo mais dinâmico, que é a massagem no chão.

4 – Mais estabilidade para os braços e pernas do seu cliente

Esse ponto é de grande importância porque envolve o espaço que será feita a massagem. Normalmente na maca o tamanho é mais reduzido, e muitas pessoas que estão bem acima do peso se sentem restringidas.

Nessa situação a pessoa tem dificuldade de mexer as pernas, mas no chão ela possui mais espaço, dessa forma ela terá mobilidade maior nas pernas e poderá reagir melhor com o massoterapeuta.

Sendo assim, as pernas do cliente tem de mexer mais, o que também pode evitar alguma fadiga.

5 – Pode usar o seu peso corporal com mais eficácia

Outro diferencial com relação à maca, é porque nela você não poderá usar o estilo de força que tem a sua disposição, fazendo assim movimentos mais limitados, mesmo que seja bom.

Entenda uma coisa: o uso da maca não é ruim, e há grandes benefícios. A questão é mostrar as vantagens da massagem no chão. No chão você poderá usar todo o peso do corpo, principalmente em situações onde precisa de mais pressão.

Inclusive, usando o peso do corpo, ajuda a dividir mais a força exercida, não restringindo só os membros superiores.

6 – Pode ser feito em muitos locais facilmente

Para quem gosta de ir em lugares diferentes, aqui está a solução, porque ao invés de estar num lugar físico, bem fechado, a massagem  poderá ser exercida em lugares que prefira.

Sendo assim, se o cliente deseja ter uma massagem em um lugar mais exposto à natureza, e for possível no momento, então basta usar um tapete adequado, uma canga ou toalha para a pessoa deitar em cima e obter a técnica desejada.

Dessa forma pode unir a massagem ao local onde a pessoa se sente melhor, fazendo com que a mente dela fique mais animada e preparada para usar as técnicas.

7 – É mais fácil para o terapeuta

Experimentar um outro jeito de trabalhar é muito bom para que se sinta melhor e obtenha bom resultado, porque além de o cliente ter que se sentir bem, é importante que você também esteja.

Dessa forma, se estiver uma posição que possibilitará melhor execução dos movimentos, diminuirá a sua taxa de estresse devido a uma série de movimentos repetitivos.

Por isso a exaustão poderá diminuir muito e contribuirá para ter menos dor no corpo e cansaço excessivo no final do dia.

Considerações finais

Ser um bom massagista é  importante, e experimentar outras formas de realizar o trabalho é muito bom e necessário para a sua carreira. As razões para fazer massagem no cão são enormes, trazendo grandes benefícios

Inclusive, esse estilo de massagem será mostrado num curso de massoterapia, lá você aprenderá mais amplamente muitas coisas do que aqui foi dito, manobras, técnicas, transições, estabilidade e uso do peso corporal.

Ademais, a massoterapia, como já foi dito, não é uma moda do momento, mas uma solução para diversos tipos de problemas de saúde e postura. Então, aproveite os diversos cursos online e seja o melhor Massoterapeuta que puder.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.