Saiba como o endocrinologista pode ajudar a emagrecer

endocrinologista

Muitas pessoas sofrem com distúrbios e irregularidades por conta do peso. Porém, o ganho de peso não, necessariamente, está ligado a uma pessoa que come em excesso.

Diversos hormônios corporais são responsáveis pela queima de gordura e por um metabolismo mais rápido e eficiente. Mas, se existem falhas ou irregularidades nesses hormônios, a pessoa pode desenvolver:

  • Compulsão alimentar;
  • Ansiedade por comer;
  • Anorexia e bulimia;
  • Ganho de peso em excesso;
  • Dificuldade para emagrecer;
  • Estresse e depressão.

Por isso, nesse caso é essencial buscar por acompanhamento médico. Mas, qual seria o profissional mais adequado para esse tipo de problema? Nesse artigo vamos te explicar. Confira!

Indo ao endocrinologista

Para quem está com excesso de peso, uma dica pode ser buscar por um endocrinologista emagrecer. Esse profissional é responsável pelo estudo dos hormônios corporais assim como os distúrbios, inclusive, os que geram um excesso de peso.

Para detectar se o paciente está com problemas, o médico passa alguns exames, principalmente, de sangue (para verificação da presença de hormônios como T4).

Além disso, ele pode encaminhar alguns pedidos de raio-x e a bioimpedância, para verificação de gordura corporal e visceral. A partir daí, é possível detectar os problemas e distúrbios hormonais e seus respectivos tratamentos.

Os remédios podem servir para resolução ou para amenizar vários problemas de saúde.

Dentre as vantagens desses medicamentos, podemos destacar:

  • Redução do apetite;
  • Redução da retenção de liquido corporal;
  • Aumento da absorção da gordura;
  • Aceleração do metabolismo corporal.

Além dos medicamentos, é comum ter um cardapio de endocrinologista para emagrecer. Unir alimentação saudável, medicamentos corretos e prática de exercícios físicos pode ser fundamental para regular os hormônios, aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade e ter mais qualidade de vida.

O endocrinologista pode encaminhar também o paciente ao nutricionista, para que essa dieta seja avaliada mais corretamente, verificando quantas calorias o paciente pode ingerir por dia e qual tipo de alimentos ele deve consumir.

Além disso, o endocrinologista atua no tratamento de outros distúrbios e doenças, inclusive, algumas que surgem na adolescência.

Esse médico pode contribuir para o nascimento ou paralisação do surgimento de pelos, controle da osteoporose, redução da acne e até mesmo da infertilidade.

Além disso, ele pode contribuir para o crescimento de crianças e adolescentes e por isso, deve ser consultado ainda na infância.

Em alguns casos, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos, com o uso de uma caneta alta rotação com LED, além de outros equipamentos médicos que podem ser utilizados.

Aumento da autoestima: procedimentos estéticos

Para quem está em processo de emagrecimento ou até mesmo deseja ganhar peso, pode ter a autoestima afetada. Por isso, existem alguns procedimentos estéticos que são associados aos tratamentos médicos para recuperar essa autoestima.

Um deles, diz respeito à depilação a laser masculina e feminina. Alguns pacientes sofrem com o excesso de pelos corporais. Esse impacto é ainda maior nas mulheres que, normalmente, têm menos pelos que homens.

O procedimento da depilação a laser é seguro, indolor e dura muito mais do que os outros.

Um procedimento que tem crescido e conquistado as pessoas é a harmonização facial, que pode ocorrer tanto em homens como em mulheres.

Esse procedimento diz respeito a uma melhora da aparência assim como da estética, buscando o equilíbrio facial. Os principais pontos que podem receber essa harmonização são:

  • Queixo;
  • Nariz;
  • Bochechas;
  • Testa;
  • Lábios;
  • Dentes.

É importante ressaltar que a harmonização facial deve ser feita em um local especializado, como em clínicas de estética, seguindo orientação de profissionais especializados. Com isso, o resultado obtido será mais seguro.

Geralmente, os procedimentos são rápidos (em torno de 1 hora) e podem utilizar ácido hialurônico para o preenchimento facial e nivelamento do rosto. Além disso, esse ácido contribui para redução de olheiras.

O procedimento da harmonização, ainda, pode ser feito por meio de aplicação de botox, peeling e até mesmo o microagulhamento para o estímulo da produção de colágeno, além de reduzir manchas na pele.

Por fim, nesse processo de recuperação da autoestima, vale a pena citar que o estresse é um vilão e pode gerar uma compulsão e crises de ansiedade.

Por isso, buscar por massagens relaxamento pode fazer toda a diferença no paciente. Essas massagens liberam hormônios do prazer, trazendo sensação de bem-estar no paciente, alívio do estresse e ansiedade, e relaxamento muscular assim como alívio das dores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *