Saiba quais são os equipamentos essenciais aos laboratórios

laboratórios

Os laboratórios são locais muito usados na sociedade moderna, servindo para realização de estudos, análises e diagnósticos, eles são espaços físicos equipados com com máquinas, ferramentas e acessórios necessários para o desenvolvimento de todas os processos que são executados nestes ambientes.

A principal característica desses espaços são as perfeitas condições ambientais para que nenhum agente externo provoque qualquer alteração ou desequilíbrio nas pesquisas realizadas.

Com isso a temperatura, pressão atmosférica, umidade, a energia, os ruídos, as vibrações e o pó são extremamente controlados assegurando a exatidão e qualidade dos estudos.

Atualmente há uma grande variedade de laboratórios que atuam na busca constante de soluções que tornam o cotidiano bem como a saúde e bem-estar de todos na sociedade melhor.

Os principais tipos de laboratório são:

  • Clínicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Estudos e pesquisas.

Os clínicos visam a prevenção, diagnósticos e o tratamento de doenças.

Os químicos e biológicos servem para desenvolver soluções como desenvolvimento de vacinas e medicamentos e elementos que proporcionem resultados mais rápidos, cura de doenças que façam com que a saúde das pessoas, animais e plantas tenham mais qualidade.

Já os de estudos são voltadas para experimentos e descobertas de algum tipo de evidencia cientifica.

Diante de uma variedade de laboratórios e áreas de atuação, há também muitos equipamentos, dispositivos e processos que são realizados nos interiores dessas estruturas e que são essenciais para os trabalhos realizados.

Evaporador rotativo

evaporador rotativo é um aparelho de laboratório que serve para realizar o processo de destilação e recuperação de solventes e secagem de pós, esse aparelho também conhecido como rotaevaporador faz a separação das substâncias por meio da evaporação e condensação.

Com diferentes aplicações, ele é utilizado em diferentes laboratórios, como:

  • Alimentício;
  • Cosmético;
  • Químico;
  • Biotecnológico;
  • Farmacêutico.

Com funcionamento simples, as amostras são inseridas em frascos e colocadas no banho de aquecimento, neste local eles são rotacionados nos dois sentidos anti e horário, com isso a evaporação acontece e é direcionada ao condensador e após o processo a separação é finalizada.

Algodão hidrófilo

algodão hidrófilo é um algodão especial, desenvolvido para serem utilizados em procedimentos médicos e ambientes hospitalares eles são úteis também nos laboratórios.

A principal diferença desse modelo para o convencional é a capacidade superior de absorção dos líquidos, pois são ressecados.

Além disso, o algodão também é esterilizado fazendo com que sua aplicação seja mais segura e não ocasione danos às pessoas e nem aos processo laboratoriais.

Termômetro de laboratório

O termômetro de laboratório é um aparelho utilizado para medir temperaturas e o modelo para laboratórios são aplicados para medir a temperatura de gases, líquidos e do espaço de forma geral.

Com os avanços e desenvolvimento das tecnologias, atualmente os modelos de termômetros são mais precisos e versáteis.

Atualmente há três modelos de termômetros que podem ser aplicados na indústria e são eles o infravermelho que permite medir superfícies diversas, pois é composto por um sensor de radiação vermelho.

O modelo analógico que possui um corpo tubular com escalas de temperatura que são lidas conforme o mercúrio ou álcool colorido é movimentado devido a temperatura, e por fim o modelo digital que também realiza as medições, porém com mais agilidade e praticidade.

É importante ressaltar que os termômetros são equipamentos de medição por isso precisam ser confeccionados seguindo todas as normas e regulamentos e especificações legais que os órgãos certificadores exigem, assim são possíveis assegurar os resultados e sua veracidade.

Além das máquinas e acessórios citados os equipamentos para laboratório são compostos por:

  • Cristalizadores;
  • Espatulas;
  • Tubos de ensaio;
  • Frascos;
  • Bicos de gás;
  • Balanças analíticas;
  • Pinças.

Todas as ferramentas necessárias para que os estudos e procedimentos sejam conduzidos corretamente.

Laboratório de Calibração

Dentre os laboratórios há um que é responsável pela calibração dos equipamentos de medição presente em todos os laboratórios.

Sendo essencial o laboratorio de calibração de instrumentos é responsável por realizar as inspeções e ajustar todos os equipamentos laboratoriais.

Para o desenvolvimento dessa atividade alguns acessórios são necessários, principalmente, os pesos. Além disso, os profissionais que atuam neste mercado são especializados e conhecem todas as normas e processo que precisam ser corretamente aplicados e utilizados para a calibração de equipamentos laboratoriais.

Seguindo diferentes processos e normas os estudos, pesquisas e análises são desenvolvidas com segurança e qualidade nos laboratórios, que promovem soluções e inovações que aprimoram a qualidade de vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *