Vitamina K2: Saiba todos os benefícios dessa vitamina

A vitamina K2 natural, uma vitamina solúvel em gordura, que a maioria das pessoas conhece, é um nutriente necessário para a coagulação sanguínea adequada.

Quantidades ideais de vitamina K2 ainda estão sob investigação, mas parece provável que 180-200 microgramas de vitamina sejam suficientes para ativar essas proteínas dependentes dela em seu corpo.

Elas irão transportar cálcio para onde for necessário, e removê-lo de lugares onde não deveria estar.

A deficiência desta vitamina o deixa vulnerável a várias condições crônicas, como:

  • Osteoporose; 
  • Doença cardíaca; 
  • Ataque cardíaco; 
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Calcificação inadequada; 
  • Calcanhar espinhoso; 
  • Pedras nos rins e bílis; 
  • Doenças renais; 
  • Doenças cerebrais;
  • Câncer.

Eu mencionei anteriormente que a vitamina K2 é responsável pela transferência de cálcio para o nosso corpo. Mas seu principal papel é ativar as proteínas que controlam o crescimento celular. 

Isso significa que a vitamina K2 tem um papel muito importante DE nos proteger contra o câncer. Quando temos deficiência deste tipo de vitamina, temos um risco muito maior de osteoporose, doenças cardíacas e câncer.

E estas são as três doenças que não eram tão comuns antes. Nos últimos 100 anos, à medida que mudamos a maneira como produzimos nossa comida, bem como a maneira como comemos, isso se tornou muito comum.

A vitamina transporta elétrons para as mitocôndrias de Drosophila, resultando em uma produção mais eficiente de trifosfato de adenosina (ATP). 

Assim, a disfunção mitocondrial foi corrigida pela vitamina K2, que serve como transportadora de mitocôndrias, ajudando a manter a produção normal de ATP.

Boas fontes de cálcio são encontradas em produtos lácteos, especialmente queijos e vegetais, embora os vegetais não sejam ricos em K2. Além disso, o magnésio é muito mais importante que o cálcio, se considerarmos a ingestão adicional.

O magnésio também ajudará a manter o cálcio na célula para fazer seu trabalho muito melhor.

As boas propriedades da vitamina K2

É possível citar algumas propriedades dessa vitamina, bem como algumas vantagens, principalmente no bom funcionamento do corpo humano.

Podemos elencar: 

Coagulação do sangue

A vitamina é conhecida por regular a coagulação do sangue e prevenir a trombose. Se uma ferida começa a sangrar, é importante que isso pare, caso contrário você perde muito sangue. 

Mas se o sangramento parar muito rapidamente, existe o risco de coágulos sanguíneos nas veias. A vitamina K2 fornece o equilíbrio certo entre os dois.

Gravidez

Para garantir que você não perca muito sangue durante a gravidez, seu corpo aumenta a atividade dos elementos de coagulação do sangue. Se essa atividade for muito alta, isso aumenta o risco de trombose. A vitamina K fornece o equilíbrio certo entre os dois. Não é possível transmitir a vitamina K2 através do cordão umbilical. 

É por isso que é importante que o bebê receba vitamina K2. Uma deficiência de K2 em bebês recém-nascidos pode causar hemorragia cerebral.

Ossos saudáveis ​​e perda óssea

Todos sabemos que o cálcio é bom para ossos saudáveis. Mas para que o cálcio se ligue adequadamente, a vitamina K2 é super importante. 

Doença cardiovascular

Um excesso de cálcio influencia a elasticidade dos vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos elásticos são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Sintomas de deficiência de vitamina

Poucos alimentos contêm naturalmente K2. Por causa disso, muitas pessoas têm uma falta, geralmente você não percebe muito disso. 

Existem apenas alguns sintomas que podem indicar uma deficiência de vitamina K2: muitas vezes sofrendo de hematomas ou sangramento, feridas que sangram por muito tempo ou arteriosclerose.

Alimentos com a vitamina:

Para evitar a deficiência da vitamina K2, é importante obter o suficiente desses alimentos:

  • Queijos duros;
  • Queijos macios;
  • Gema;
  • Manteiga;
  • Fígados de frango;
  • Salame;
  • Peito de Frango.

Em caso de sintomas mais fortes ou diferentes dos citados, procure um especialista na área. Sua saúde deve ser sempre prioridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *