Saúde da mulher: exames e comportamentos

saúde da mulher

Quando falamos em saúde, tem-se o objetivo de trazer informações para manter a vida saudável e a realização de procedimentos que garantam o bem-estar geral.

No entanto, apesar de a saúde precisar ser vista como fundamental na vida de homens e mulheres, existem especialidades e necessidades que demandam um atendimento especializado, seja uma consulta de endocrinologia de rotina ou ainda um atendimento voltado só para o público feminino, como uma ginecologista.

Com o intuito de trazer alguns desses procedimentos e necessidades, nesse texto falaremos da saúde da mulher, os hábitos e exames que precisam fazer para manter sua saúde e uma rotina saudável.

Exames que toda mulher deve fazer

Quando falamos de manutenção da saúde feminina nos referimos aos cuidados preventivos, ligados diretamente à realização de exames de rotina e alguns mais específicos, de acordo com cada necessidade. Assim, além dos cuidados ginecológicos como o acesso ao exame de papanicolau preço, há outros procedimentos comuns como:

  • Glicemia;
  • TGO e TGP (para avaliar a função hepática);
  • Hemograma;
  • Vacinação contra HPV.

Do mesmo modo, de acordo com o avançar da idade e demais fatores, os exames vão se alterando e tornando-se mais rotineiros. Para as mulheres com mais de vinte anos, por exemplo, tendo ou não atividade sexual, precisa da vacina do HPV que previne o câncer de colo de útero e também a Hepatite B.

É preciso também a consulta com endocrinologista para verificar os níveis tiroide e de outras funções glandulares. Podemos citar também exames que podem identificar problemas como lesões no colo do útero, endometriose e infecções. Dentre os mais comuns estão o ultrassom pélvico transvaginal e de mamas, colposcopia, captura hibrida e exames de sangue.

O exame preventivo valor é muito importante para que as mulheres tenham uma vida mais saudável e de respeito com o próprio corpo. Mais ainda, ele é imprescindível para detectar possíveis problemas de forma precoce, garantindo a efetividade dos tratamentos.

Cuidados com a saúde da mulher

Além dos exames citados acima, há outros cuidados mais cotidianos, que toda mulher deve seguir e que falaremos com mais detalhes nos tópicos abaixo, acompanhe!

1. Alimentação saudável

Esse é um tópico que serve para todas as pessoas, afinal lida diretamente com a manutenção do nosso corpo e nos assegura diversos benefícios. Afinal, manter uma alimentação balanceada permite o auxilio ao sistema imunológico e que o número de doenças diminuam, como o colesterol.

Uma alimentação saudável também garante o bem-estar físico e mental, além de evitar consultas advindas dos efeitos dos alimentos do corpo ou da falta de vitamina, como quedas de cabelo.

2. A saúde mental

É um ponto muito importante, ainda mais dentro da sociedade atual que é bastante conectada e ansiosa. Por isso, assim que identificar sinais de angústia constante e outros sintomas psíquicos, procure acompanhamento profissional.

O acompanhamento é extremamente importante para detectar as dores individuais e auxiliar na identificação de sua possível origem. Mais ainda, na terapia há o acompanhamento de situações comuns à um público (como faixa etária e incidentes) e que podem gerar eventuais traumas.

Em mulheres idosas, por exemplo, o fato do isolamento social pode ser um agravante, provocando alterações fisiológicas. Assim, são inúmeros os fatores, como ansiedade, insônia, psicossociais que devem ser observados, pois podem indicar questões psicossociais..

Assim, é importante a busca por profissionais da saúde mental como psicólogos para realizar as avaliações e se necessário encaminhar para outros profissionais que farão o acompanhamento químico de antidepressivos.

Vale destacar ainda que fatores relacionados à beleza, bem-estar e autoestima podem estar intimamente ligados ao surgimento e tratamento de alguns dos traumas, desse modo pode ser interessante realizar também a busca por um especialista em queda de cabelo feminino e demais médicos estéticos.

3. Exercícios físicos

Os exercícios físicos são muito importantes para uma vida saudável e estão ligados à questões de emagrecimento. Contudo,  realizar esse tipo de atividade traz diversos benefícios, que vão além do emagrecimento.

Para se ter uma ideia, ao realizar exercícios durante 30 minutos há uma melhora na circulação sanguínea, liberação de serotonina e a diminuição de doenças como colesterol e hipertensão. Aliando as atividades e com uma alimentação balanceada as vantagens são ainda maiores, como a maior síntese de nutrientes.

4. Investir em noites de sono

Dormir bem é muito importante para que o corpo consiga reparar os danos. Assim, quando o sono não é de qualidade, pode-se notar dores de cabeça e fadiga. Com o tempo, isso pode prejudicar o cérebro e o coração, por isso é importante dormir de sete a oito horas por noite.

Esses tópicos que vão desde o preço papanicolau até as noites de sono ajudam na manutenção da saúde física e mental da mulher, garantindo o bem-estar nas diversas fases da vida.

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