Sinais de que o seu sofá está fazendo mal para a sua coluna

O sofá é o objeto central da sala de uma casa, onde todos costumam se reunir com a família, amigos e visitas. Às vezes, ele até mesmo cumpre a função da mesa, servindo como lugar para fazer as refeições. 

O costume e o conforto em usar o sofá para tudo faz com que a maioria das pessoas não saiba que, na verdade, ele é um dos maiores inimigos que podemos ter dentro de casa, podendo gerar problemas na saúde da coluna à longo prazo.

Para evitar e prevenir problemas posturais, é necessário saber quais as características dos melhores sofás para se ter em casa e, caso o seu não se encaixe nos requisitos necessários, trocá-lo assim que possível.

Saiba identificar os sinais de que o seu sofá está prejudicando a sua postura e quais são os melhores modelos para se ter em casa.

1 – Você não consegue apoiar as costas no encosto

Se, ao se sentar em posição de lótus (com as pernas cruzadas) no assento, você não conseguir encostar a coluna no encosto ou, ainda, a sua coluna ficar inclinada ao fazer isso, o sofá não é mais adequado para uso. 

Também, ao se sentar desta maneira, veja se as suas pernas não saem do espaço delimitado: caso elas ultrapassem e fiquem para fora do assento, o sofá é prejudicial para a coluna, pois não comporta o seu corpo inteiro.

2 – O sofá não comporta a suas pernas esticadas

Se o seu sofá é um daqueles que aumentam de tamanho para que você possa deitar, mas, toda vez que você faz isso, as suas pernas esticadas ultrapassam o limite do assento expandido, o sofá não é o mais adequado para prevenir a boa saúde da sua coluna.

O ideal para escolher esse tipo de sofá (chamado de chaise ou chaise longue) é usar como referência a pessoa mais alta da casa: se, ao se sentar e esticar as pernas, ela não ultrapassar o limite do assento estendido, o sofá será bom para a coluna de todos.

3 – Móvel é muito macio

Um sofá muito macio pode até ser confortável, mas não é bom para a sua postura: nele, é comum se afundar nas almofadas, não tendo a sustentação necessária para a coluna, ou seja, causando possíveis desconfortos.

O contrário também vale aqui: sofás duros demais podem prejudicar a postura. Por isso, invista em um sofá que não seja muito macio, mas também não seja rígido demais.

4 – Você não consegue encostar os pés no chão ao se sentar

O sofá ideal é aquele que permite que, ao se sentar no assento, os seus pés possam ficar apoiados no chão. Quando o assento é muito largo, os pés ficam suspensos e a posição prejudica as artérias, bloqueando a passagem do sangue pelas pernas.

Sendo assim, isso pode causar:

  • Dores;
  • Incômodos;
  • Feridas;
  • Entre outros sintomas.

Desta maneira, o ideal é escolher um sofá que, mesmo com o assento espaçoso e largo, permita que você consiga posicionar a coluna de maneira reta no encosto, ao mesmo tempo em que apoia os pés adequadamente no chão.

5 – O tecido é escorregadio

Tecidos que fazem com que as pessoas que se sentam no sofá comecem a escorregar e acabem tendo que se arrumar toda hora são as piores opções para se ter uma boa postura, que não cause problemas. 

Se o tecido é muito escorregadio e não é possível trocar o móvel, opte por deixar uma manta no lugar onde as pessoas se sentam.

6 – Você dorme no sofá

Dormir no sofá pode ser extremamente desconfortável e é muito comum quando estamos vendo TV tarde da noite e sentimos preguiça de ir para a cama. 

Porém, dormir no sofá é prejudicial, já que este móvel não foi feito para dormir e causa desconforto e lesões, que podem surgir a curto e longo prazo. Prefira sempre o conforto da cama.