Software médico: como melhora a qualidade de vida dos médicos

É de se esperar que todos os profissionais desejam ter qualidade de vida no trabalho, e quando se fala no segmento da saúde, não é diferente. Até porque, o médico precisa estar bem para que a sua função seja desempenhada da melhor maneira possível . Quanto mais ele se sentir tranquilo e com uma rotina organizada, mais realizado vai se sentir o que reflete no resultado do atendimento com os pacientes. 

 

Todos os profissionais da saúde exercem a profissão em período integral. São muitos plantões. Isso é necessário para conseguir diagnosticar certas doenças e recomendar o melhor tratamento para os pacientes, o que os deixa satisfeitos. Quando esse atendimento ao paciente é prestado de forma humanizada e atenciosa, isso também aumenta a lucratividade da clínica médica e a taxa de retenção, pois os pacientes sentem desejo de retornar.

 

Porém, muitos médicos ainda não têm a ciência do quanto um  software médico completo pode elevar a qualidade de vida e suavizar a rotina. Realmente ele não consegue aumentar as horas do dia, mas proporciona a solução de otimizar e gerir o tempo. Para entender melhor como ele pode fazer isso e ver outras dicas prossiga com a leitura:

 

Construa um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

 

Conseguir desprender os deveres do trabalho com a vida pessoal é a primeira dica essencial deste artigo. É normal que os profissionais da saúde passem do horário de trabalho ou o levem para casa, muitas vezes para estudar sobre um determinado caso, tirar dúvidas dos pacientes ou prestar uma consulta de emergência. Mas tudo merece ter um limite. Se toda a vez os cuidados forem voltados para consultas dentro do período de descanso, isso passa a prejudicar a saúde. 

 

Por isso, é muito importante o médico conseguir administrar a vida pessoal com os deveres a serem cumpridos para que isso não o sobrecarregue. O software médico  pode ajudar ao proporcionar uma maior habilidade na gestão dos pacientes, por exemplo. Pois com a agenda e prontuário eletrônico, ele pode acessar de qualquer lugar que esteja e ainda agilizar o atendimento, enviar SMS e e-mail marketing para diminuir faltas e agendar os pacientes dentro de poucos cliques.

 

Outra dica preciosa para manter o equilíbrio emocional é separar dias de descanso e lazer para promover o bem-estar. Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, ver um filme, cuidar e dar atenção aos relacionamentos pessoais, são práticas que contribuem para que o profissional tenha mais conquistas de vida e satisfação pessoal. Dessa forma, tudo flui. As chances de garantir resultados promissores dentro do ambiente de trabalho só aumentam.

 

Destine atenção a práticas saudáveis

 

Para as pessoas mais sedentárias ou ansiosas o primeiro passo é sempre mais difícil. Entretanto, é necessário que hábitos saudáveis comecem a ser cultivados. Por exemplo, se for acessível, nada mais justo que trocar o carro pela experiência de andar de bicicleta. Aquele estresse que o trânsito costuma causar nas pessoas com certeza não existirá mais. Ao andar de bicicleta ou fazer uma caminhada ainda contribui para o fortalecimento muscular e liberação de endorfinas, hormônio do prazer. 

 

Outro ponto é realizar refeições equilibradas e com pausas de 3 em 3 horas. É mais um motivo da vida ficar mais leve. A prática de exercícios aeróbicos também é importante, pois traz resistência aos médicos que costumam ficar durante horas em pé em um cirurgia ou então de forma sentada ao prestar atendimentos médicos. O sistema médico também consegue reduzir o estresse ao garantir a segurança dos dados sensíveis dos pacientes. Por ser um sistema na nuvem, oferece total segurança. Onde apresenta uma infraestrutura criptografada e a utilização de uma base de dados como a AWS, que inclusive é usada pela Casa Branca e NASA.

 

Já pensou em deixar o seu ambiente de trabalho mais agradável?

 

O escritório do médico é aquele lugar em que ele passa a maior parte do dia, então nada mais justo que este ambiente esteja agradável e aconchegante para gerar maior motivação e consequentemente aumentar a qualidade de vida. O ideal é que tenha boa iluminação, decoração bem planejada, assentos confortáveis, acústica, iluminação agradável e revistas atualizadas são um bom exemplo.

 

Outro ponto é ter um ambiente para descanso como uma sala com televisão, lugar para comer a fim de que o intervalo de trabalho seja prazeroso e permita que o profissional da saúde se desconecte um pouco. Além do trabalho se tornar prazeroso e garantir a satisfação do médico, o ambiente agradável proporciona também a satisfação do paciente. O médico consegue avaliar esta satisfação através de um sistema para clínica. Que disponibiliza um rico painel de insights com notas e observações escritas dos pacientes atendidos. Assim, se tornando uma poderosa ferramenta para tomada de decisões mais assertivas visando proporcionar a melhor experiências aos pacientes.

Outros detalhes de como o sistema para clínicas pode elevar o bem-estar do médico.

 

É entendido que realizar todo o gerenciamento de uma clínica não é uma tarefa fácil e, no todo, causa grandes dores de cabeça. O sistema para clínicas foi desenvolvido para sanar as necessidades que os estabelecimentos da saúde têm. Portanto, contar com a ajuda desta plataforma é um fator decisivo para não só melhorar a qualidade de vida dos médicos, como também das recepcionistas, gestores de clínicas e pacientes. 

 

Estes sistemas para clínicas na nuvem conseguem automatizar com inteligência artificial todos os procedimentos da clínica, o que acaba aumentando a produtividade.  Entre os benefícios mais admirados estão o sistema financeiro, prontuário eletrônico, agendamento online personalizado e agendamento de exames e consultas. 

 

Isto faz com que toda a gestão da clínica seja otimizada possibilitando que toda a atenção seja centrada no atendimento mais humanizado ao paciente. É um efeito dominó que todos ganham. É válido citar que todos os dados sigilosos da clínica ficam agrupados e guardados com segurança em um único lugar e que as informações podem ser acessadas apenas por aqueles detentores de login e senha da onde estiver e com qualquer dispositivo, desde que esteja conectado à internet. 

 

Se depois de ler tudo isso, o médico desejar aumentar o seu bem-estar, então é necessário conhecer o Shosp. O sistema médico do Shosp é completo e totalmente personalizado de acordo com as principais necessidades apontadas pelos clientes. Todos os funcionários da clínica poderão usufruir de recursos com sistema de telemedicina, faturamento TISS, controle de estoque, prontuário super maleável e relacionamentos com os pacientes para identificar gargalos e aumentar a taxa de retenção. Neste momento, é aconselhável o sistema médico do Shosp e analisar como estas vantagens podem fazer a diferença no dia a dia. 

Conteúdo produzido por: Fernanda Almeida, jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *