Vale a pena fazer uma dieta emagrecedora?

Mulher se medindo

O segredo para emagrecer está nesses dois pontos: alimentação saudável e equilibrada e a prática de atividades físicas. Nosso corpo precisa, não apenas pensando em boa forma e estética, mas principalmente em manter uma boa saúde.

Mas quando se fala em perder peso, a maioria das pessoas que estão na luta contra a balança buscam por soluções mais rápidas. Dietas restritivas, remédios para emagrecer,  jejuns.. Querem se livrar do excesso de peso o quanto antes!

Infelizmente essa ansiedade e pressa para perder peso pode gerar certos problemas, como problemas digestivos e o tão temido efeito sanfona, quando o peso perdido volta facilmente em pouco tempo após o emagrecimento.

Por isso é tão importante buscar o emagrecimento saudável e natural, sem forçar o organismo de nenhuma forma. Remédios? Só se for por indicação médica!

E quanto às dietas?

Quando se fala em dieta, logo se pensa em um roteiro alimentar para emagrecer, certo?! Mas a verdade é que o termo “dieta” não se baseia apenas no emagrecimento.

Uma dieta é na verdade uma rotina alimentar, que pode ser boa ou ruim. Pode ser uma rotina específica para quem tem alguma doença, como diabetes ou problemas cardíacos. E claro, pode sim ser uma dieta específica para estimular o emagrecimento.

Ou seja: é errado associar o termo “dieta” à emagrecimento, já que uma dieta pode ter vários fins, inclusive a perda de peso.

Mas não é isso o que você quer saber, e sim se vale a pena seguir uma dieta para emagrecer, não é?

Vale sim, contanto que seja uma dieta focada em uma alimentação balanceada e saudável, e que não seja muito restritiva (cortando nutrientes demais).

Dieta saudável

Quando a perda de peso ocorre de maneira saudável, apenas seguindo uma boa alimentação, tudo melhora no nosso corpo. A pele fica melhor, o intestino funciona bem e dificilmente vai ocorrer o efeito sanfona. 

Mas não siga qualquer tipo de dieta, procure uma lista de curso de nutrição e fale com os estudantes para elaborar uma rotina alimentar específica para seu corpo. Ela vai focar mais em alimentos naturais que podem estimular a sua perda de peso. Não é preciso remédios se você seguir boas orientações.

Não tenha pressa para emagrecer

Emagrecer rápido demais não é bom para o organismo, como já foi dito acima. Os alimentos saudáveis garantem muitos benefícios para nosso corpo, como o auxílio na perda de peso.

Por isso, consumi-los de maneira correta e organizada em uma boa dieta elaborada por uma nutricionista vai te fazer perder peso naturalmente, sem forçar os limites do organismo.

Existem pessoas que procuram coisas como uma dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana. Elas vão até conseguir esse resultado fazendo alguns sacrifícios, como cortar alimentos e fazer jejuns.

Mas pode esperar que logo esses 5 quilos voltem! O efeito sanfona é implacável. Quer emagrecer de maneira saudável? Não tenha pressa!

Corte os alimentos tóxicos da sua mesa (refrigerantes, doces, industrializados, pães…) e consuma mais frutas, verduras e legumes. Você não apenas vai perder peso como também vai melhorar sua saúde.

E vale a dica da nutricionista: se quer seguir um roteiro alimentar passo a passo, procure uma profissional para te ajudar com isso, ao invés de seguir dietas duvidosas e gratuitas.

3 dicas para perder peso com saúde

Para finalizar, confira abaixo 3 dicas certeiras para emagrecer de maneira saudável.

Melhore sua alimentação

Já foi falado mais acima, mas é sempre bom reforçar! Tire da sua mesa alimentos cheios de gorduras, açúcar e farinha branca. Isso não é apenas pensando em perder peso, mas também em ter uma boa saúde.

Já viu a quantidade de açúcar existente em um copo de refrigerante? Você não precisa disso! Corte refrigerantes, margarinas, pães, enlatados e industrializados. Consuma mais alimentos frescos e saudáveis como verduras, frutas e legumes. 

Uma boa dica é variar tanto no consumo dos alimentos quanto no preparo. Pela internet é possível encontrar diversas receitas fáceis e práticas de pratos saudáveis.

Aposte nos chás

Os chás são ótimos para tratar diversos tipos de problemas, assim como o excesso de peso. Boas dicas de chás emagrecedores são o chá de salsa, o de gengibre e o de hibisco.

Pratique atividades físicas 

Fazer regularmente uma atividade física não vale só para quem quer emagrecer. É uma prática saudável, que vai melhorar muito sua saúde e bem estar.

Uma simples caminhada de 30 minutos todos os dias já vai fazer uma boa diferença, melhorando sua disposição e também ajudando na perda de peso.

Melhorando seus hábitos alimentares e praticando uma atividade física regular, você possibilita não apenas a perda de peso como também um ganho de saúde, energia e disposição.