Vantagens do atendimento em clínica popular odontológica

A saúde é um direito básico de todo cidadão, presente na constituição junto com o direito a educação, segurança e alimentação. Sendo essencial e uma preocupação social, a área da saúde e os cuidados com ela envolvem todos os detalhes do funcionamento do corpo humano.

Com destaque para a saúde dental que tem processos de manutenções diárias, mas que precisam de um acompanhamento específico e periódico. E o dentista, em geral, é um médico que a maioria das pessoas postergam a sua visita.

Dessa forma, o cuidado com os dentes, nem sempre é priorizado, mas deviria. Iniciando o processo de digestão dos alimentos que fornece a energia necessária ao corpo, os dentes precisam ser acompanhados desde pequenos, para que no futuro não resulte em problemas que podem refletir na qualidade da alimentação e estética do corpo. Dentre os problemas que são evitados há:

  • Cáries;
  • Mau hálito;
  • Gengivite;
  • Placa bacteriana;
  • Tártaro.

A cárie consiste na desintegração do dente provocada pelos processos inadequados de higiene bucal, com alta ingestão de doces e carboidratos ou ainda por outras complicações que diminuem a quantidade de saliva dentro da boca, como as pessoas que estão no tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Uma das causas do mau hálito é a limpeza incorreta dos dentes e da boca, assim como a gengivite que consiste na inflamação da gengiva e formação da placa bacteriana, que por sua vez é o conjunto de bactérias presente na cavidade bucal, em regiões que o processo de limpeza é mais difícil, como os espaços entre os dentes e a gengiva.

Por fim, há o tártaro que é o endurecimento das placas bacterianas na superfície dos dentes, por isso é necessário que a limpeza diária e o acompanhamento com os profissionais seja periódico.

Clínicas de atendimento

O atendimento é realizado em clínicas odontológicas que são devidamente equipadas para que todos os processos possam ser realizados sem apresentar quaisquer riscos a saúde e integridade física dos pacientes. Demandando de um alto valor investido, na maioria das vezes, os atendimentos não são acessíveis a todos.

Devido à necessidade e ao aumento das demandas, foram desenvolvidas as clínicas populares, estabelecimentos que realizam o atendimento às pessoas que não possuem plano de saúde médico-odontológico ou que não conseguem ter acesso ao atendimento público.

Assim como os modelos tradicionais de clínicas, as populares possuem preços mais acessíveis e oferecem todas as estruturas necessárias para o diagnóstico e tratamento das doenças. Dessa forma, a clínica popular oferece consultas médicas e exames, sem burocracia e com atendimentos rápidos.

Com isso, todas as pessoas podem ser assistidas e cuidar da saúde corretamente, sem negligenciar quaisquer partes do corpo, por falta de dinheiro ou atendimento público disponível.

Vantagens dos atendimentos populares

Sendo cada vez mais presentes na sociedade moderna, os modelos de atendimento médico popular têm sido a principal alternativa para as pessoas que precisam de um atendimento rápido e com qualidade. Além de apresentarem um custo baixo, para ter acesso a esse atendimento não é preciso aderir a um plano, logo não há o pagamento de mensalidades.

Além disso, há uma variedade de exames populares simples e complexos que podem ser realizados nos espaços das clínicas. Dentro dos modelos odontológicos, os principais exames são as radiografias como as:

  • Panorâmicas;
  • Tomografia computadorizada;
  • Periapical;
  • Oclusal;
  • Interproximal.

Fazendo com que seja viável ao dentista a identificação dos problemas presentes na boca de cada pacientes.

Conservando as clínicas

Ao ter uma clínica, seja ela popular, pública ou particular, é necessário que os processos de manutenção, que são essenciais para manter o bom funcionamento dos equipamentos e, consequentemente, dos atendimentos, sejam realizados periodicamente.

manutenção de equipamentos odontológicos precisa ser realizada por profissionais da área para que todos os detalhes sejam assistidos.

Além das radiografias, há os processos de esterilização de todos os equipamentos para que nenhuma bactéria seja transmitida aos pacientes, dessa forma há os aparelhos que precisam ser limpos diariamente antes de qualquer atendimento que será realizado.

Além disso, há os aparelhos que interferem na qualidade dos resultados, por isso o controle precisa ser rigoroso quanto a manutenção e limpeza, como a manutenção de microscópio utilizado em análises e pesquisas de exames.

Com isso é possível atender a todas as exigências dos órgãos reguladores e ainda promover um atendimento de qualidade, valorizado por todos os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *