Veja as melhores opções para aparelhos de endoscopia

A endoscopia é um procedimento clínico complexo e, por isso, o aparelho de endoscopia precisa ter qualidade atrelada à tecnologia. Afinal, o equipamento entrará no tubo gástrico do paciente, processo completamente complicado.

Embora o exame dure no máximo 15 minutos, o indivíduo atendido precisa de conforto e segurança, além de uma anestesia aplicada no local onde o tubo vai passar. Cada detalhe é importantíssimo para que o paciente tenha um diagnóstico completo.

Para ter uma ideia, muitas clínicas buscam por aparelho de endoscopia digestiva preço mais baixo. No entanto, o que vai garantir qualidade é o produto, indiferente do preço.

Por essa razão, desenvolvemos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre as melhores opções para aparelhos de endoscopia, bem como o passo a passo do procedimento. Continue com a leitura abaixo.

Para o que serve a endoscopia?

Geralmente, quando uma pessoa está com dor de estômago, azia e refluxos, ela precisa fazer uma endoscopia. Muitos acreditam serem apenas dores casuais implicadas por algo ingerido, ou qualquer outra coisa.

Entretanto, este tipo de dor pode ser sinal de doenças mais graves, como gastrite, inflamações e, no pior dos casos, tumor. Neste contexto, o endoscopista munido com seus equipamentos para endoscopia entra em ação.

Em suma, o exame é denominado como endoscopia gástrica alta, procedimento que analisa a parte mucosa do estômago, esôfago e intestino delgado.

Para obter um diagnóstico completo, um tubo flexível é posto por meio da boca do paciente, a fim de chegar aos órgãos mencionados acima. Este tubo possui um microchip na extremidade, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo.

Como o procedimento funciona

No dia do exame, o paciente recebe um sedativo intravenoso e uma anestesia na garganta, a base de xilocaína. Os dois servem para facilitar a entrada do tubo, sem que o paciente sinta algum desconforto.

É interessante dizer que a xilocaína é aplicada por meio de um spray com a substância, tornando o procedimento completamente indolor. Feito isso, o paciente passa pelas seguintes etapas:

  • Colocação do protetor bucal;

  • Introdução do endoscópio;

  • Captura de imagens;

  • Recebimento das imagens pela máquina processadora;

  • Diagnóstico médico.

aparelho de endoscopia completo conta com o tubo, o chip, a máquina processadora e um visor, onde o médico tem acesso aos órgãos do paciente. Neste caso, ele pode acompanhar tudo o que há de errado e, desse jeito, definir o diagnóstico do indivíduo.

Ainda assim, algumas biópsias podem ser retiradas com o endoscópio, se necessário. A biópsia, por sua vez, é um tipo de amostra para análise aprofundada em laboratório. Deste modo, é possível ter uma noção do que acontece com o paciente.

Por fim, ainda vale salientar que o equipamento é multifuncional, podendo ser usado para dois procedimentos clínicos, pois o aparelho de endoscopia e colonoscopia é muito versátil.

Cuidados que antecedem o exame

Antes de realizar o exame, o paciente precisa manter um jejum absoluto entre 8h às 12h. O indivíduo também precisa assinar um termo de consentimento para o uso dos sedativos.

O médico também pode orientar para que o mesmo não utilize nenhum tipo de medicamento antes do exame, para que não apresente complicações durante a endoscopia.

Assim sendo, no dia do exame, o paciente vai contar com toda a qualidade e assertividade acerca do procedimento endoscópico.

Mesmo assim, vale lembrar que o suporte para aparelho de endoscopia deve estar em ordem e apto para o exame. Dessa forma, tudo ocorrerá conforme o planejado e o diagnóstico será o mais breve possível.

Cuidados posteriores ao exame

Depois de terminado o exame, o paciente ainda continua inconsciente por causa do sedativo. Geralmente, o tempo para que ele volta ao normal é de 1h. Por isso, a pessoa precisa ir acompanhada de algum familiar, amigo ou qualquer pessoa que seja responsável.

Sendo assim, o ideal é que ele saia do hospital e fique em repouso, até que o efeito do sedativo passe por completo. Cabe salientar que o efeito da xilocaína deixa o paciente com dificuldade para comer. Portanto, o recomendado é, logo após o exame, permanecer em repouso por algumas horas.

Contraindicações

Não existem contraindicações para a endoscopia, mas alguns cuidados precisam ser tomados, especialmente em pessoas que possuem problemas cardíacos, neurológicos e respiratórios.

No entanto, com a aparelhagem correta, não há desconforto ou chances do paciente apresentar algum problema em decorrência da endoscopia.

Ademais, para qualquer tipo de complicação, o médico deverá ser avisado com antecedência, para, assim, tudo ocorrer conforme o combinado.