Vida saudável: Dicas de cursos e esportes

Manter uma vida saudável não é para qualquer um, isto é, isso requer muita disciplina, dedicação, investimento de tempo e dinheiro.

Uma vida saudável consiste em alimentação balanceada e exercícios físicos durante a semana. Existem diversas formas de ser manter com a saúde em dia.

Como ir à academia, correr no parque, praticar esportes, comer somente alimentos saudáveis e se inscrever em cursos próprios para isso.

Os benefícios que o pilates pode oferecer

O curso de mat pilates é uma boa oportunidade, para quem já está e para quem quer ingressar no mundo fitness.

O mat pilates é uma técnica de exercícios como o método, só que realizado em cima de um tapete no chão, ao invés de nos equipamentos.

Nas técnicas do Pilates Solo, os músculos são mais bem trabalhados, pois ao mesmo tempo em que são alongados, também estão sendo tonificados.

Um dos quesitos para a prática desta versão, é a concentração do participante em todos os movimentos executados pelo corpo, além de envolver a mente.

Como resultado das técnicas e dos exercícios, o praticante fica com um corpo saudável e alongado. Os benefícios não são apenas para o corpo, mas também para mente. Aqui vão alguns dos benefícios:

  • Melhora o alongamento do corpo;
  • Aumento na coordenação motora;
  • Relaxamento e alívio de dores;
  • Diminuição no nível de estresse;
  • Melhora na postura e no alinhamento corporal;
  • Melhora do sono.

O esporte ainda é uma excelente alternativa

O esporte é outro modo de se atingir uma vida saudável, com a constante prática de exercícios. Uma boa forma de manter uma vida saudável, é praticando esporte.

Para isso, a aula de jiu jitsu para iniciantes é uma boa escolha. Um esporte de luta com constante contato físico, ajuda a gastar mais energia e há uma grande variedade de exercícios dentro desse esporte.

Este é uma arte marcial, vinda do Japão com influências indianas. Essa luta consiste em movimentos para imobilizar seu adversário e, consequentemente, derrubá-lo.

Além de auxiliá-lo no aprendizado de defesa pessoal, o jiu jitsu proporciona perda de peso e ganho de massa muscular, coisas importantes para quem tem como intuito seguir uma vida saudável e de boa alimentação.

Como em todo esporte, a modalidade tem regras. Seguem elas: não são permitidos golpes traumáticos; não pode torcer os dedos; atingir órgãos genitais não é permitido pelas regras do esporte.

Além de qualquer ação que provoque lesão é proibida e também não é liberado morder, puxar o cabelo ou enfiar o dedo nos olhos.

E, à seguir, os golpes que são permitidos: imobilizações; projeções; torções; pressionamento; estrangulamentos e alavancas.

Como é comum nas lutas marciais, os lutadores são avaliados pela cor das faixas que usam para amarrar o kimono.

A cor serve como uma forma de recompensar o atleta. A ordem da menor para a maior é a seguinte:

  • Faixa branca: para iniciantes;
  • Faixa azul: 15 anos de idade que treinam há, pelo menos, um ano e meio a dois anos;
  • Faixa roxa: geralmente lutadores de 17 anos e que estejam na modalidade há dois anos, mas pode variar;
  • Faixa marrom: um ano e meio de treino para atletas de 18 anos, normalmente;
  • Faixa preta: a partir dos 19 anos;
  • Faixa coral: destinada para mestres;
  • Faixa vermelha: para o grande mestre.

O jiu jitsu tem seis golpes principais, são eles:

  • Projeção ou queda: caracterizado pelo desequilíbrio e queda do adversário;
  • Baiana: erguer a perna do adversário para levá-lo ao chão;
  • Passagem de guarda: o atleta fica em cima do adversário imobilizando-o;
  • Pegada pelas costas: apoia o adversário com os calcanhares nas costas;
  • Joelho na barriga: apoio do joelho na barriga do oponente com as pernas flexionadas e os pés no solo;
  • Raspagem: quando um lutador está caído de costas para o solo e consegue segurar o oponente entre suas pernas e, assim, inverter a posição e ficar por cima.

A prática de esportes melhora não só o físico da pessoa, mas também a parte mental. Todos querem seguir uma vida saudável, porém fazer isso sozinho sem um profissional pode acarretar riscos.

Conte com profissionais especializados sempre

Antes de começar a malhar, fazer exercícios e comer com qualidade, é preciso ir atrás de profissionais da área.

Ingressar em uma academia com nutricionista, é uma escolha para quem quer conciliar malhação com alimentação. Seguir uma tabela ou cronograma, feitos por um nutricionista, além de ser mais seguro, melhora o rendimento da pessoa.

Comer de forma aleatória, pode ser um arrisco a saúde, pois nem sempre o que você pensa estar comendo faz bem e pode ser exatamente o contrário.

Viver uma vida de alimentação saudável, com exercícios que trabalham aspectos físicos e mentais, é algo que requer muita força de vontade, mas o resultado vale a pena!