Você sabe o que é cirurgia gengival?

Mercado de trabalho, relacionamentos pessoais e autoestima. Um sorriso imperfeito pode influenciar negativamente uma série de aspectos da vida de uma pessoa, como o sorriso gengival.

Foi o que concluiu uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também afirma que um sorriso mais bonito está diretamente ligado a uma boa qualidade de vida.

Entretanto, nem todos ganham na loteria genética e têm um sorriso perfeito por natureza. A maioria das pessoas têm que investir em correções para conquistar o sorriso dos sonhos, como o aparelho ortodôntico, as lentes de contato dentais e o clareamento dental.

Mas, não são só os dentes que merecem atenção: muitas vezes, a gengiva também precisa de ajustes.

Por conta disso, um dos procedimentos mais procurados em consultórios é a cirurgia da gengiva. Trata-se de um procedimento feito para corrigir o sorriso gengival.

O que é o sorriso gengival?

Uma pessoa que tem sorriso gengival mostra, ao sorrir, parte da gengiva mais do que seria ideal. Normalmente, isso é causado por uma combinação entre o posicionamento dos dentes e as características da gengiva.

Assim, por mais que o sorriso seja alinhado, ele não é perfeito, levando muitas pessoas a buscar uma solução.

É aí que entra a gengivoplastia, um tipo de cirurgia gengival estética que remove o excesso de tecido e harmoniza o sorriso.

Como corrigir o sorriso gengival?

O diagnóstico do sorriso gengival pode ser feito por um cirurgião dentista especializado em estética. Ele avaliará a harmonia do sorriso e indicará a necessidade de procedimentos corretivos.

Já a gengivoplastia deve ser feita por um dentista da área de periodontia, especialidade que se ocupa especificamente das gengivas.

É preciso marcar uma avaliação com um profissional para verificar se há alguma contraindicação para o procedimento.

Vale ressaltar que o tratamento só deve ser feito por um profissional que passe total sensação de confiança ao paciente.

Ele não deve ter receio de responder perguntas e de explicar o procedimento antes de realizá-lo. Em caso de qualquer dúvida ou apreensão, é importante consultar uma segunda opinião.

Como é feita a cirurgia gengival?

Uma rápida pesquisa na internet permite que o interessado encontre fotos de cirurgia na gengiva antes e depois.

A diferença é sempre impressionante. Para chegar lá, o profissional avalia o sorriso do paciente e define a quantidade de gengiva que tem que ser retirada, e de quais regiões.

O procedimento é feito com anestesia local, no próprio consultório do dentista. Com um bisturi, ele remove uma a uma as parcelas de tecido excessivas da boca do paciente. Há procedimentos mais modernos, nos quais a operação é feita com a ajuda de um laser.

Caso haja uma área extensiva de gengiva a ser removida, paciente e profissional podem optar por fazer mais de um procedimento, retirando o excesso de tecido aos poucos.

Cuidados a se tomar após uma cirurgia gengival

Como em qualquer cirurgia, a gengivoplastia recuperação requer alguns cuidados do paciente, de modo a assegurar que o procedimento terá os melhores resultados:

  • Evitar comidas e bebidas quentes;
  • Consumir alimentos frios e pastosos, como sorvete e iogurte;
  • Não passar a escova sobre o local operado;
  • Retornar ao dentista na data estabelecida por ele;
  • Restringir os movimentos de músculos e tecidos próximos à boca.

Seguindo todas as instruções do profissional é difícil que alguma complicação apareça, aumentando a taxa de sucesso do procedimento.

Qual é o custo de uma cirurgia gengival?

Cirurgia na gengiva quanto custa? Resposta: depende. Com os avanços da odontologia, há cada vez mais técnicas disponíveis para realizar o procedimento, e cada uma tem seu custo.

O valor também varia conforme o grau de qualificação do profissional que realizará o procedimento e, até mesmo, com a região na qual ele atende.

Independentemente disso, o paciente nunca deve escolher tendo como critério apenas o preço.

Afinal, quando se trata do sorriso, o barato pode sair caro: um profissional incompetente pode acabar deixando a situação pior do que estava, fazendo com que o paciente gaste muito mais do que o previsto com a correção do sorriso.

Os resultados são garantidos?

Procurando um profissional qualificado, as chances de que o paciente saia do consultório com o sorriso que sempre sonhou são altas.

O jogador Ronaldo Fenômeno, a cantora Wanessa Camargo e a musa Céline Dion são exemplos disso: os famosos submeteram-se ao procedimento e, hoje, ostentam sorrisos perfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *