Você sabe o que é cronograma capilar?

Cuidar dos cabelos diariamente para que eles fiquem fortes e bonitos é essencial. No entanto, às vezes não se sabe exatamente que tipo de tratamento é o ideal no momento, nem como montar um bom cronograma capilar

Desse modo, identificar a real necessidade dos seus fios danificados é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de cuidados para a saúde do cabelo. Após identificar, aderir a um cronograma capilar pode ser tudo que você precisa para tratá-los com efetividade. 

Veja, neste artigo, como planejar uma rotina de cuidados através do cronograma capilar desde o primeiro passo. 

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar consiste em uma rotina mensal de cuidados que contempla as etapas mais importantes para um cabelo saudável, que são:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução;
  • Entre outros. 

O benefício de cuidar dos seus fios seguindo esse cronograma é tratá-los em todos os aspectos e utilizando produtos específicos para realizar os cuidados com efetividade.

É uma boa pedida, principalmente para quem tem fios danificados por químicas capilares, como alisamentos e descolorações. Ao seguir o cronograma capilar corretamente, você devolverá vida aos seus fios. 

Como identificar a principal necessidade do seu cabelo?

O primeiro passo a ser seguido para que o cronograma capilar faça diferença nos seus cabelos é descobrir de que forma os seus fios mais precisam para dar início à rotina. 

Você pode consultar um profissional para que ele possa avaliar a saúde atual do seu cabelo. Outra alternativa, desta vez para fazer em casa, é seguir as recomendações do teste de fio de cabelo e avaliar os resultados.

Esse teste revela o nível de porosidade dos fios e, para fazê-lo, você deve pegar um fio de cabelo e colocá-lo dentro de um recipiente cheio de água. Ao fazer isso, deve-se observar se ele afunda, boia ou se localiza no meio do recipiente. 

Se o fio afundar, significa que os seus cabelos precisam de tratamento de reconstrução, se ele boiar, eles precisam de hidratação, se ele ficar no meio do copo, o ideal é utilizar produtos que promovem nutrição.

Quais os tipos de máscaras capilares e para que servem?

As máscaras envolvidas em um cronograma capilar comumente promovem hidratação, nutrição e reconstrução. As máscaras de hidratação atuam ajudando os fios a reterem mais água, combatendo assim o ressecamento pela falta de umidade. 

Ademais, as máscaras e ampolas de nutrição agem devolvendo aos fios os nutrientes perdidos, deixando-os mais fortes. 

Por fim, existem as máscaras de reconstrução, ideais para cabelos que passaram por procedimentos químicos e precisam recuperar a fibra capilar. Normalmente, esses produtos vão conter ingredientes como colágeno, creatina e queratina. 

Como montar o seu cronograma capilar pessoal?

Existe cronograma capilar para todos os tipos de cabelo: o mais importante é saber exatamente o seu tipo. Identifique se é:

  • Crespo;
  • Liso;
  • Enrolado;
  • Com química;
  • Entre outros.

Desse modo, identifique o tipo de tratamento do qual ele mais precisa. 

Nessa rotina de cuidados com os cabelos, você vai tratar a maior necessidade dos seus fios, ainda que passar por todas as etapas e ações de cuidado intercaladas durante o mês deva se tornar regular. 

Tudo dependerá da principal necessidade dos seus fios, pois isso indicará a frequência com que cada ação deverá ser realizada.

Procure seguir o cronograma previsto, sem pular nenhuma ação, além de sempre utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Com o tempo certo de tratamento você enxergará os resultados e terá cabelos fortes, elásticos, brilhosos e protegidos. 

Lembre-se: sempre que necessário deve procurar um profissional de saúde para que ele possa avaliar e identificar a sua principal necessidade, de modo a indicar os produtos mais adequados para o seu tratamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *