3 atividades físicas que você precisa conhecer

Treino funcional para emagrecer, corrida, caminhada, musculação, dança, natação. Quando o assunto é atividade física, opções de atividades é o que não falta. Muito além das questões estéticas, praticar alguma dessas atividades, ou mais de uma, é ter qualidade de vida.

Não é à toa que médicos e profissionais de saúde garantem que incluir o exercício físico na rotina não só leva embora o sedentarismo como traz uma série de benefícios. São eles:

  • Melhorias no condicionamento físico;
  • Alívio do estresse;
  • Sensação de bem-estar;
  • Prevenção contra doenças;
  • Redução das chances de um infarto ou AVC.

Se você também faz parte da lista de pessoas que deseja uma vida mais saudável, continue lendo este post e saiba como as atividades físicas podem te ajudar nessa missão.

1. Treino funcional para emagrecer

Se livrar do excesso de peso e daquelas gordurinhas localizadas geralmente é um bom impulso para começar o treino funcional para emagrecer. Mas, como funciona esse tipo de atividade e quais são os benefícios além do emagrecimento?

Ao contrário das técnicas comuns de musculação, o treino funcional é caracterizado pelo exercício de todos os músculos, por meio de movimentos como:

  • Agachamento;
  • Giro;
  • Lançamento;
  • Abdominal;
  • Flexão de braço.

Além de fortalecer a musculatura e definir o corpo, as sessões  desse tipo de treino também refletem na qualidade vida, ao considerar que o emagrecimento saudável pode reduzir quadros de colesterol alto, por exemplo.

Para não errar nos exercícios, é recomendado contar com o acompanhamento personalizado de um personal trainer.

Uma dúvida muito comum em relação à prática desse tipo de treino é o tempo para os resultados aparecerem. Não há como definir um período exato para a pessoa emagrecer, já que além dos exercícios do treino funcional, uma boa reeducação alimentar faz parte do emagrecimento saudável.

A frequência das atividades também é um fator de influência nos resultados. Se você acabou de começar no Treino funcional para iniciantes, saiba que a evolução é gradativa.

Recomenda-se que os exercícios sejam realizados, no mínimo, duas vezes por semana, mas dependendo do preparo físico da pessoa, os exercícios podem ser realizados até 5x por semana.

Nesse caso, os resultados surgem a partir da terceira semana de treino, desde que haja uma boa combinação de exercício físico e reeducação alimentar.

2. Pilates

Uma boa atividade física traz benefícios não só para o corpo como também para a mente. O pilates é um exemplo de modalidade que se encaixa nessa linha.

Com uma infinidade de exercícios corporais, essa prática também consiste em técnicas que melhoram a consciência corporal e, com isso, reduzem o estresse, a ansiedade e elevam a sensação de bem-estar.

Para garantir que todos os exercícios sejam passados corretamente, busque um profissional que tenha feito Curso para dar aula de pilates. Está na dúvida se vale a pena fazer essa atividade física?

Saiba que além de sair do sedentarismo, você terá os seguintes benefícios com a prática:

  • Melhora na resistência física e mental;
  • Melhorias na coordenação motora;
  • Maior tonificação da musculatura;
  • Alívio de dores musculares;
  • Prevenção de doenças;
  • Expansão da consciência corporal.

Com tantos benefícios para a saúde, um curso para dar aula de pilates oferece mais possibilidades de como repassar os exercícios para quem realiza essa atividade.

Vale a pena investir em um acompanhamento especializado. Sem dúvidas, a sua saúde agradece.

3. Ginastica laboral

Praticar atividades físicas somente no final de semana ou não fazer nada por falta de tempo para ir à academia é algo que só prolonga hábitos sedentários.

Por isso, participar de técnicas de ginastica laboral no trabalho, dar uma pausa no dia para uma caminhada ou um alongamento já é um bom começo.

Empresas que oferecem esse tipo de ginástica aos colaboradores, contam com equipes mais produtivas e com menos chances de desenvolver alguma doença relacionada ao trabalho.

Já pensou nas consequências físicas de ficar sentado, no mínimo, 8h por dia em frente ao computador sem realizar nenhum exercício físico?

Separar 15 minutinhos do dia para realizar um alongamento não só relaxa os músculos, como pode evitar problemas na coluna, dores e tensão muscular.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os benefícios das atividades físicas e conhece algumas opções para sair do sedentarismo, que tal aproveitar as inspirações?

Quem realiza  algum tipo de atividade física dorme melhor, tem mais qualidade de vida e menos chances de desenvolver doenças relacionadas a uma vida sedentária.