O âmbar, anteriormente conhecido como o ouro do Norte, é usado na medicina natural há séculos. Nos tempos antigos, devido aos nutrientes presentes nele, fascinou pensadores famosos: Aristóteles, Ovídio e Tales de Mileto. Foi colocado debaixo de um travesseiro para combater a insônia. Acreditava-se que o âmbar protege contra doenças.
No passado, foi atribuído a propriedades mágicas. Foi tratado como um talismã – deveria proteger contra doenças e contratempos. Acreditava-se que tinha um efeito calmante e analgésico.
Ele foi valorizado pelos antigos egípcios e árabes, bem como no Próximo e Extremo Oriente. O principal centro da indústria do âmbar europeu foi Gdańsk durante séculos, mas o massacre teutônico em 1308 encerrou o maravilhoso desenvolvimento do artesanato do âmbar nesta cidade.
Hoje ainda é apreciado pelos turistas, são vendidos em formato de colares, pulseira de ambar, tornozeleiras, brincos etc.
Os fãs de medicina natural também adoram, porque a tintura preparada com base neste belo mineral tem muitas propriedades valiosas para a saúde.
O âmbar, também chamado de âmbar, é considerado pelos radiestesistas a pedra da vida, pois os íons negativos presentes nele são benéficos para o nosso corpo. O âmbar tem muitas propriedades curativas valiosas. Possui minerais necessários ao seu funcionamento, como silício, magnésio, cálcio, potássio e ferro. Graças a esses elementos, ajuda nas doenças do estômago, da vesícula biliar e dos rins.
O ácido succínico contido na pedra suporta o peristaltismo intestinal e melhora a função renal. Além disso, o âmbar tem propriedades antibacterianas, calmantes, anti-inflamatórias, antitóxicas e antivirais. Ajuda na cicatrização de feridas, reduz a pressão arterial e aumenta a resistência do corpo.
Curiosamente, amuletos de âmbar eram usados no passado para prevenir infortúnios e doenças. Isso tratou cálculos biliares, dor de garganta e dificuldade para urinar. Além disso, acreditava-se que combate a febre e melhora a visão. Quando a resina emaranhava, a condição era considerada resolvida.
O âmbar é usado não apenas como agente de cura, mas também protege e limpa as salas de energia negativa. Também foi dado a crianças com dentição que é usado para reumatismo e no tratamento de infertilidade.
Especialistas em medicina natural recomendam que você use um pedaço de pedra no bolso da camisa para problemas cardíacos. Em caso de dor de dente, asma e amigdalite, eles sugerem que você pendure ambar no pescoço.
O âmbar também é amplamente utilizado em cosméticos. O óleo e o ácido obtidos do âmbar destroem os radicais livres e têm um efeito desinfetante. Também alivia queimaduras e picadas de insetos.
Os cosméticos que contêm âmbar destinam-se aos cuidados com a pele, cabelos e corpo. Os cremes oxigenam a pele, melhoram a circulação sanguínea e, assim, hidratam e refrescam.
Litoterapeutas que usam pedras preciosas para tratamento acreditam que o âmbar tem um efeito positivo em nossa psique e tem um efeito calmante. Eles usam o âmbar como tintura como remédio para muitas doenças, incluindo coriza, infecções virais do trato respiratório inferior e superior, resfriados e gripes.
Beber tintura de âmbar é especialmente recomendado como medida preventiva no outono e inverno, quando é mais fácil pegar um nariz escorrendo, resfriado ou gripe. As avós esfregavam a mistura nas costas e no peito durante febre, pneumonia e bronquite.
Quando a temperatura estiver extremamente alta, recomenda-se esfregar a tintura nos locais sob os joelhos e os pés. A tintura alivia os sintomas da asma. Para fazer isso, adicione 5 gotas da mistura a um copo de chá quente.
A tintura de âmbar também é recomendada pelos reumatologista, para o uso em também é usada por pessoas que sofrem de reumatismo e enxaquecas graves. A mistura regula eficazmente a pressão arterial e previne ataques cardíacos. Para aproveitar ao máximo suas propriedades milagrosas, vale a pena tomá-lo com o estômago vazio.
Isso não é tudo, porque a tintura alivia a dor nas costas – neste caso, esfregue o líquido nos pontos doloridos. A mistura de belos minerais dourados também funciona no sistema digestivo.
Reduz os efeitos de comer demais e também ajuda a se livrar da diarréia. Ele também suporta a secreção de bile. O âmbar contém muitos micronutrientes valiosos, como potássio, cálcio, ferro, silício, magnésio, compostos orgânicos combinados com iodo e ácidos resínicos.
No entanto, este não é o fim das valiosas propriedades promotoras de saúde da tintura de âmbar. Você pode usá-lo para todas as doenças relacionadas ao sistema respiratório, bem como ao sistema digestivo, porque é ótimo para envenenamento. Além disso, a tintura ajuda a curar feridas e previne a formação de rugas.