Ter mais saúde e qualidade de vida tem sido o objetivo de inúmeras pessoas nos últimos anos. E isso é ótimo, pois mostra que a vontade de viver bem, livre de doenças e problemas, está cada vez maior.
No entanto, para muitas pessoas, ter esse estilo de vida mais saudável e responsável é um grande desafio e, é comum que, no meio do caminho, elas acabem desistindo.
Porém, não precisa ser assim. Nem tudo precisa ser uma mudança drástica para conseguir viver bem, com mais saúde e qualidade de vida…
Com apenas quatro cuidados básicos, você já consegue isso. Veja!
O primeiro cuidado que você deve ter em seu dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida, refere-se à alimentação.
Isso porque, pessoas saudáveis, com disposição e energia, comem de maneira adequada, isto é, elas possuem uma dieta equilibrada.
Então, em vez de exagerar nos doces, nas bolachas, nos chocolates, nos salgadinhos, nas pizzas, nos hambúrgueres, nos refrigerantes, entre outros itens industrializados/ultraprocessados, opte por alimentos in natura, que sejam mais saudáveis e ricos em nutrientes, vitaminas, proteínas e sais minerais.
Alguns bons exemplos são: frutas, legumes, verduras, cereais, vegetais, ovos e peixes, mas é claro que há muito mais.
O importante aqui é consultar um nutricionista e ver o que esse especialista irá recomendar para a sua dieta.
Não dá para indicar uma lista de alimentos X, Y e Z aqui, pois cada pessoa tem uma rotina, além de hábitos, condições e realidades diferentes.
Por isso, você precisa consultar um profissional para saber qual é a melhor dieta para você, ok?
Além disso, outra dica importante que está ligada a esse cuidado é sempre fazer as refeições do dia (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Não as pule e nem fique mais de 3 horas sem comer.
Outro cuidado fundamental que toda pessoa precisa ter, caso esteja em busca de mais saúde e qualidade de vida, é fazer exercícios regularmente – ou seja, de três a cinco vezes por semana, e por pelo menos trinta minutos diários.
Essa é a quantia recomendada, segundo pesquisas.
Ao fazer isso, você reduz o risco de doenças, melhora a imunidade, fortalece os músculos, diminui o estresse e a ansiedade, aumenta a energia e disposição, e muito mais – o que é ótimo, não é verdade?
Agora, mais importante do que se exercitar de maneira regular, é encontrar uma atividade que você realmente goste de fazer.
E sabe por quê? Porque muitas pessoas quando começam a se exercitar, não avaliam isso direto e, pouco tempo depois acabam desistindo por não gostar da atividade.
Por exemplo, diversas pessoas começam na academia, porém nem todas gostam. Às vezes, se fizessem uma outra atividade como correr, caminhar, nadar, lutar, dançar ou andar de bicicleta, seria muito mais interessante, divertido e prazeroso.
Portanto, para se manter firme e focado em sua prática regular de exercícios, escolha algo que você realmente aprecie, que lhe faça bem.
Não faça algo apenas por fazer ou porque você se sente obrigado, forçado a isso. Caso isso aconteça, será uma verdadeira luta para você, será muito mais difícil.
Tenha em mente o seguinte: não importa qual tipo de atividade física você faz, o importante é fazer uma atividade física.
Ah! E uma última dica para este tópico: beba água, pelo menos dois litros por dia. Jamais deixe a sua hidratação de lado, ok?
Por causa da rotina corrida, dos problemas para resolver, entre outras situações, grande parte das pessoas acaba negligenciando o sono (o que não é nada bom para quem busca mais saúde e qualidade de vida).
E sabe porquê? Porque, dormir bem, descansar, é essencial para você conseguir recarregar as energias e estar pronto para encarar mais um dia.
Por isso, se você não dá tanta importância para a qualidade do seu sono, trate já de mudar isso.
Você precisa, diariamente, dormir entre 7 e 8 horas – essa é a quantidade que especialistas ligados à saúde recomendam para pessoas adultas.
E para isso, existem algumas dicas como: ir para a cama sempre no mesmo horário, não fazer refeições pesadas antes de dormir, não ficar no celular, tablet ou notebook quando for deitar, e preparar o ambiente para, de fato, descansar.
Então, diminua a iluminação, os sons/barulhos no ambiente e deixe-o o mais confortável possível.
Por fim, o quarto e último cuidado que você deve adotar em sua vida para ter mais saúde e qualidade de vida, é fazer exames e check-ups periódicos.
Afinal, nem toda doença ou problema é visível. Nem sempre dá para saber se há algo de errado e que está afetando a sua saúde.
Por isso, para ter um controle melhor sobre a situação da sua saúde e também para agir de maneira preventiva em caso de um problema, é fundamental que você vá ao médico.
Inclusive, isso vale para o cuidado número dois, pois você só deve começar a praticar uma atividade física, após autorização médica.
Assim, especialistas em saúde farão todos os exames necessários em você, bem como indicarão tratamentos ou medicamentos, se for preciso.
E para isso, é de suma importância que você tenha um bom plano de saúde.
Isso porque, os planos de saúde garantem um atendimento mais rápido e qualificado, bem como assistências em caso de uma necessidade hospitalar, por exemplo.
Portanto, se você quer ter mais saúde e qualidade de vida, tenha uma dieta equilibrada, faça exercícios regularmente, cuide da qualidade do seu sono e faça exames e check-ups!
Viu só como não é nenhum “bicho de sete cabeças” cuidar da saúde e da sua qualidade de vida? Basta seguir esses 4 cuidados!