4 cuidados com a pele ao curtir um dia de piscina

Basta o clima esquentar um pouco que as piscinas já ficam lotadas, não é mesmo? Na época de calor, os banhos são mais frequentes, assim como o uso de bronzeador

No entanto, o excesso e a falta de cuidados pré e pós-banho podem causar algumas reações na pele se não tivermos a atenção necessária para evitar que surjam alguns prejuízos, como: 

  • Irritações; 
  • Micoses; 
  • Alergias pelo corpo; 
  • Entre outras.  

O hábito de cuidar da pele antes mesmo de ir para piscina impede que as altas temperaturas tirem o brilho e o vigor da sua derme, causando até mesmo pequenas feridas. 

Portanto, o que fazer durante o verão para manter a saúde da sua pele? Continue a leitura para ter acesso às nossas dicas. 

Pele: cuidados pré e pós-banho de piscina

Primeiramente, vamos deixar claro que os cuidados com a pele devem começar antes do banho. Ter atenção ao estado de preservação da piscina vai prevenir o surgimento de problemas futuros. 

Vale ressaltar que o cloro não é o maior vilão da história. Quando a quantidade dentro da piscina é dosada corretamente, a função desse agente químico é proteger contra o aparecimento de fungos e bactérias. 

Dessa maneira, quando aplicado em quantidades certas, não representa nenhum perigo à saúde.

No entanto, a total ausência do produto pode deixar a piscina propícia à proliferação de bactérias, tornando o ambiente inapropriado para banho. 

Logo, ao sentir ardência nos olhos ou irritação pelo corpo, o ideal é não continuar com o banho, pois esse é o indicativo de que a quantia da substância excedeu o limite adequado.

Assim, como parte dos cuidados pré-banho, sempre antes de entrar na piscina tome uma ducha gelada. 

Estudos comprovam que elas reduzem as chances de contrair alguma doença. A explicação para isso se dá por causa do fechamento dos poros da pele, dificultando os riscos da contaminação pelas bactérias mais comuns. 

O protetor solar é uma forma de garantir proteção contra os raios ultravioletas, mas também contra as impurezas da água, já que ele cria uma barreira de proteção na pele. 

Outra dica durante o verão é evitar esfoliar a pele para não remover a camada protetora, deixando-a mais sensível e suscetível aos possíveis danos causados pelo cloro, bem como menos protegida contra as infecções e bactérias.

Para o pós-banho, fuja da preguiça e vá diretamente ao banheiro tomar um banho completo com direito a ducha quente, sabonete, shampoo para os cabelos, creme de hidratação capilar e, por fim, bastante hidratante na pele. 

Isso porque, o excesso da água de piscina deixa a pele ressecada, com o aspecto esbranquiçado, o que pode causar coceiras e vermelhidão nas regiões menos hidratadas do corpo. 

Por isso, aproveite o vapor quente do banho e aplique hidratante nos joelhos, nos cotovelos, nas canelas e nos pés.

5 cuidados para manter a pele saudável durante os banhos de piscina

Para que os dias de banho de piscina sejam mais proveitosos, coloque em prática alguns cuidados primordiais para garantir a beleza e a sua saúde dermatológica.

1. Não tome banho quente antes da piscina

Os banhos quentes abrem os poros da derme e, quando isso acontece, a facilidade de contaminação aumenta, pois se a água da piscina não estiver bem tratada, pode haver a penetração de impurezas, fungos e bactérias na sua pele. Por essa razão, nada de banhos quentes antes de ir para a piscina. 

2. Uso de hidratantes corporais

Os hidratantes corporais ajudam na hidratação da pele e contribuem para repor os líquidos perdidos com o suor. Em épocas mais quentes, esses produtos, além de ajudar a repor os líquidos, protegem contra o sol, contra bactérias, micróbios e microrganismos. 

3. Não faça as esfoliações

A esfoliação é um processo importante para remover as peles mortas. Porém, elas também tornam nossa derme mais sensível. É por esse motivo que o excesso pode machucar a pele, causando pequenas feridas. 

Durante as idas à piscina, evite manter a rotina de esfoliação, pois elas abrem os poros, removem a proteção natural, que garante proteção contra as infecções e impurezas das bactérias e fungos, e acabam reduzindo a resistência da pele aos raios solares mais intensos. 

4. Aplique protetor solar

Seja em qualquer época do ano, o protetor solar deve sempre ser usado. No verão, esse hábito precisa ser intensificado, já que ele protege contra os raios UVA, UVB e infravermelho. Os filtros solares criam uma barreira contra a radiação para que o efeito seja menos agressivo na pele.