Passar o protetor, reforçar a cada 2 horas e pronto, você está fazendo tudo certinho para cuidar da sua pele nos dias de praia ou piscina.
Se você acredita que isso é o suficiente para proteger e manter a saúde da pele, saiba que está cometendo um equívoco.
Isso porque nossa pele precisa de cuidados antes e depois da exposição solar, e a peça-chave para esse cuidado é a hidratação. Quanto mais hidratada é a pele, melhor fica a qualidade do bronzeado, seja na:
O uso de um hidratante corporal é fundamental para evitar o ressecamento e garantir que a pele se regenere perfeitamente depois das agressões sofridas pela luz do sol. Assim, a pele não descasca e você fica livre dos efeitos negativos e incômodos das queimaduras.
Continue a leitura para aprender 4 cuidados com a pele que você não pode deixar de ter no pós-sol.
A hidratação é a prática mais importante do skincare e deve ser feita no dia a dia, independentemente da estação do ano. Depois de um dia de sol, a hidratação é mais relevante, pois a exposição solar e o vento desidratam e vão “gastando” toda sua água.
Dessa maneira, se não repormos esse estoque, a pele resseca e descasca, podendo surgir manchas depois de sua restauração, sem contar a enorme sensibilidade.
Portanto, sempre que sair da praia ou piscina, lembre-se de se hidratar logo depois do banho. Também é fundamental utilizar produtos indicados para seu tipo de pele, para garantir que ela não fique oleosa ou seca demais.
Depois dos banhos de sol, nossa pele fica enfraquecida, sensível, propensa a irritações e até lesionada, caso a exposição seja prolongada. Por isso, um dos cuidados que devemos ter é evitar esfoliações até que a pele se recupere completamente dos danos solares.
É muito comum encontrar pessoas que fazem esfoliação para acelerar a descamação e se livrar dos fragmentos de pele soltando. Se você fizer isso, vai aumentar ainda mais a sensibilidade e ainda existe um risco enorme de machucar sua pele.
A regra é clara: no pós sol, sua pele precisa de proteção, carinho e muita hidratação, nada além disso.
Sua pele já passou o dia debaixo do sol e a superfície dela chegou a temperaturas bem mais altas que a do resto de seu corpo.
O banho quente, além de acentuar os danos causados pela alta temperatura, também tira a proteção natural, aumentando e acelerando o ressecamento. Sem contar a ardência que vai às alturas, a chance de piorar o quadro das queimaduras ou sofrer uma insolação são grandes.
Por esses motivos, no pós-sol, o indicado é tomar banho frio, no máximo morninho. E nada de se esfregar, tenha delicadeza na hora de limpar seu corpo. É fundamental dispensar buchas ou esponjas.
Em relação ao sabonete, prefira os vegetais em barra, líquidos ou em gel. Depois do banho, passe o hidratante corporal e aguarde 15 minutos para se vestir. Você vai perceber que o alívio é quase instantâneo.
Depois da exposição solar prolongada (mesmo com o uso do protetor solar), a pele fica irritada. É preciso acalmá-la para que ela consiga se regenerar perfeitamente e fugir do desconforto de ter a pele queimada pelo sol.
Por isso, depois de sair da praia ou piscina, é fundamental utilizar loções pós-sol que tenham fórmulas leves, sejam calmantes e com textura aquosa.
Além de aliviarem a sensação de queimadura com o efeito “geladinho” que proporcionam, essas loções refrescam e acalmam a pele, garantindo que ela seja nutrida e hidratada enquanto se recupera.
Importante: se você exagerou no tempo de exposição e a pele ficou avermelhada e dolorida, não se atreva a tomar banho de sol nos dias seguintes. Espere a pele se regenerar.
Caso contrário, você poderá desenvolver bolhas de queimadura e até sofrer de uma grave insolação (reação inflamatória aguda causada pela radiação solar).
Caso você tenha passado do ponto, está com a pele queimada e bolhas se formaram, não se automedique, procure um médico para tratá-la adequadamente e escapar de problemas maiores.
Pronto! Com esses cuidados, com certeza sua pele será protegida e muito bem cuidada no pós-sol. Não se esqueça de respeitar os horários de exposição (antes das 10h e depois das 16h). Além de evitar as chances de queimadura, você se previne de um possível câncer de pele.