Criar site se tornou algo essencial para qualquer negócio, conheças as técnicas para não ter problemas com a penalização do Google.
Técnicas de otimização de sites que violam as diretrizes do Google podem resultar em uma penalidade de classificação (que pode ser manual ou algorítmica) contra o seu site.
Assim, se você não levar essas diretrizes a sério, poderá ser difícil se recuperar da penalidade que seu site recebe.
A cada nova atualização de algoritmo, o Google parece apertar um pouco mais seus padrões.
Os sites que operam fora das diretrizes do mecanismo de pesquisa podem ser pegos e punidos. E, se o seu site for penalizado, você pode esperar que suas classificações cairão, o que diminuirá o tráfego orgânico que ele recebe.
Mas, como é possível evitar as penalidade do Google e proteger a visibilidade de SEO de um site?
Neste artigo, veremos 4 técnicas para evitar ou salvar seu site da penalização do Google. Confira!
Antes de conferir nossas dicas de técnicas para evitar a penalização do Google, temos uma pergunta para te fazer: Você sabe se o seu site já possui uma penalização do Google?
Existem diversos modelos de penalidade, uma penalidade manual – por exemplo – envolve a equipe do Google revisando manualmente seu site e descobrindo que ele violou suas diretrizes.
Já uma penalidade algorítmica é quando o seu site dispara um filtro que é automaticamente selecionado pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa.
Você pode verificar se o seu site foi punido de forma manual visitando o Google Search Console e selecionando “Segurança e ações manuais”.
Saber se você foi atingido por uma penalidade algorítmica é muito mais difícil de dizer, pois o Google não irá informá-lo e você, provavelmente, descobrirá através da dura realidade de ver uma alta queda no tráfego ou nas vendas.
A gravidade de uma penalidade pode variar de um acerto temporário na classificação até uma exclusão quase permanente dos resultados de pesquisa do Google.
Por esse motivo, é tão importante tomar as medidas necessárias e seguir o SEO ético, para que você minimize as chances de ser atingido por uma punição do mecanismo de busca.
Agora que você já sabe como é importante aplicar as técnicas de SEO corretamente, aqui estão 5 dicas para te ajudar a evitar uma penalização do Google:
Quanto mais naturais e orgânicos forem os links, melhor.
Por exemplo, quando um usuário ativo compartilha conteúdo de alta qualidade do seu site, você ganha um link do qual se orgulhar, do qual não haverá nenhum risco associado.
Quando um site com conteúdo duvidoso é vinculado ao seu site, o Google começa a olhar para você com suspeita.
Portanto, você deve verificar regularmente seus links por meio do Google Search Console para garantir que nenhum site com “spam” esteja vinculado a você.
Uma maneira de verificar o “spam” de um link é verificando a pontuação de spam usando ferramenta como do Moz ou do SEMRush.
Um dos fatores mais importantes para o Google é garantir que as empresas listadas em seus resultados de pesquisa sejam empresas legítimas relacionadas às consultas de seus usuários.
Assim, é importante que você pareça uma marca genuína, oferecendo uma experiência de usuário perfeita para os visitantes do seu site.
Você também deve garantir que compartilhe seu endereço físico no site. Você pode estabelecer isso com uma presença sólida na mídia social e citações consistentes – como nome, endereço, número de telefone, etc.
Com essa combinação, isso será visto positivamente pelo Google e mostrará que seu site é confiável.
O uso em excesso de palavras-chave em um artigo também é totalmente contra a política do Google.
Além disso, usar a mesma palavra-chave repetidamente no conteúdo de páginas de sites é uma das técnicas de SEO que mais pode afetar negativamente o posicionamento do seu site.
Desse modo, é extremamente importante que você tenha atenção a isso, principalmente se é outra pessoa que vai criar o seu site, como a parte de programação ou conteúdo.
No passado, algumas pessoas até tentaram colocar palavras-chave nas páginas e, em seguida, colorir a fonte da mesma cor que o plano de fundo, para que os leitores não as visualizassem.
Isso pode ter enganado seu público, mas não o Google – e, hoje em dia, essa técnica levaria a uma penalidade grave.
Assim, uma possibilidade é manter a densidade de palavras-chave em suas páginas em não mais que 2% ou 3% para evitar o enchimento e uma potencial penalização do motor de pesquisa.
Plagiar conteúdo é considerado algo muito grave para o Google, portanto, sempre faça publicações exclusivas.
Além disso, seu próprio site não deve ter conteúdo duplicado, ou seja, mesmo que você tenha páginas com informações muito parecidas, você sempre deve criar um conteúdo novo.
Isso também é necessário pois o mecanismo de busca simplesmente não irá indexar páginas que contenham conteúdo duplicado, pois confunde seus usuários.
Se você vai começar a criação do seu site, ou se já possui um, é muito importante que tenha atenção ao aplicar as técnicas de SEO.
Elas devem estar de acordo com a política do Google para que o seu site consiga obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, sem precisar se preocupar com penalizações.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que você as aplique para salvar seu site de qualquer possível penalização do Google!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog UpSites, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.