Se manter saudável pode parecer um desafio e tanto se considerado a rotina da maioria das pessoas. Ir ao trabalho de manhã e só voltar a noite, a pressa na hora do almoço e o tempo gasto no trânsito entre um trajeto e outro.
Apesar de inimaginável, uma vida com saúde é mais possível que se pensa.
Praticar meditação ao acordar ou exercícios em casa, por exemplo, ajudam a manter o equilíbrio necessário do corpo e faz com que a mente flua de uma maneira bem natural.
Além de diminuir o estresse causado pelos costumes diários, movimenta o corpo, ajuda no sono, na concentração de atividades e evita sintomas que podem desencadear em um problema mais sério de saúde futuramente.
Ambas práticas exigem concentração e existem exercícios já prontos e guiados que duram cerca de cinco à dez minutos. Você vai aprender a respirar corretamente, relaxar e evitar dores musculares.
Uma vez acostumado, você fará os exercícios sem perceber e aprenderá inclusive a apreciá-los.
Mas existem também outros tipos de hábitos que podem transformar a rotina chata em algo divertido e legal de se experimentar. Sabe a famosa academia de dança?
É uma ótima opção caso queira benefícios que vão além do bem estar físico. Além de aumentar a frequência cardíaca, por exemplo, a dança ajuda o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos.
Exercita sua flexibilidade e melhora a agilidade, bem como a coordenação motora.
Já ouviu falar em Zumba? Essa dança aeróbica se popularizou por incluir movimentos de danças latinas como reggaeton, salsa, merengue e outros.
Por serem sons naturalmente que não deixam ninguém parado, seus movimentos corporais acompanham a música. Esta modalidade ajuda a trabalhar os músculos dos quadris e da coxa, contribui também para a eliminação de gordurinhas localizadas.
Além deste tipo de dança, há também outras comumente conhecidas como a ginástica aeróbica, tango e hip hop. Dançar exercita e cuida do corpo.
Trabalhar o corpo e a mente são tarefas que a priori exigem muito esforço. Mas quando incorporadas e adaptadas ao dia a dia, podem fazer toda a diferença. Veja algumas vantagens de praticar a dança como exercício físico:
Outro hábito a ser incorporado na rotina são as Dicas de dieta especiais para quem se exercita. É importante trabalhar a alimentação quando começar com a ida à academias, studios e afins. Antes do treino, opte cereais com frutas, pães integrais ou snacks tipo bolachinhas.
Depois, o recomendado são carboidratos e proteínas, pois são o responsáveis por repor a energia e os nutrientes do corpo. Prefira ingerir alimentos como como batata, arroz, carne magra, queijo branco. Estes vão potencializar seu treino e fortalecer a estrutura física.
Importante lembrar que a água é um elemento indispensável. Quanto mais, melhor. Beba antes, durante e depois para se manter sempre hidratado. E evite o excesso de álcool. Uma boa dieta prepara o físico e ajuda o corpo a continuar saudável.
O yoga trabalha a mente de uma forma eficaz por fazer com que quem pratique se conecte consigo mesmo.
É uma filosofia de vida vinda do hinduísmo que produz série de exercícios para a contribuição de habilidades pessoais, saúde de homens e mulheres, força e percepções aprofundadas acerca da vida.
Muitas vezes acompanhada da própria meditação, este exercício auxilia em ações psico-motoras para melhorar o equilíbrio, funções cognitivas e integradas do corpo, além de trabalhar a coordenação motora.
Embora sejam exercícios contínuos, ou seja, que devem ser praticados sempre que possível, uma vez praticado já é possível sentir as vantagens no corpo, no dia a dia e nas relações interpessoais.
Por fim, um método de controle muscular existente desde 1920 e que hoje se tornou popular é o Pilates.
São exercícios para tratar e prevenir problemas na coluna e, geralmente, é executado com a pessoa deitada tendo o auxílio de um profissional.
Esta técnica trabalha a postura, evita lesões musculares e fraturas, além de estabilizar a coluna vertebral.
É recomendado para adultos, mas qualquer faixa etária pode praticar. Afinal, quanto antes exercícios físicos forem praticados, melhor.