5 desafios dos hospitais que realizam os partos humanizados

Os partos humanizados têm sido cada vez mais procurados pelas gestantes. Embora sejam desconhecidos para grande parte das pessoas, os profissionais que atuam na área garantem que, na verdade, o parto humanizado São Paulo não é um “tipo” de parto, como é por vezes classificado. De acordo com os que defendem, este procedimento, nada mais é que o parto natural, como deveria ser feito a qualquer indivíduo.

Os partos humanizados, totalmente naturais

O parto faz parte de um processo natural de todos os seres humanos. Desde que a humanidade existe, as pessoas vêm ao mundo através do parto natural. A tecnologia, os procedimentos e os equipamentos usados hoje nos hospitais, apenas surgiram nos últimos séculos, o que é muito pouco se comparado à toda história da humanidade.

É claro, porém, que é preciso apontar que graças a esses avanços tecnológicos as taxas de mortalidade infantil caíram drasticamente. Também é verdade que o aparato hospitalar, impediu a morte de diversos bebês e mulheres gestantes na hora do parto. Sem contar os analgésicos que trouxeram grande alívio para as fortes dores, que acometem as pacientes, as mulheres gestantes.
Da mesma forma, o parto humanizado, não despreza os avanços da ciência, porém, incentiva a deixar que os sistemas naturais façam seu trabalho, até que seja necessária a intervenção dos meios artificias. O que faz todo sentido, porque assim como qualquer processo humano, a experiência do parto é totalmente subjetiva, ou seja, muda de pessoa para pessoa.

Aliar os processos naturais com o aparato tecnológico

Sendo assim, o processo do parto humanizado, incentiva o protagonismo da gestante, para que todo o processo seja decidido por ela, de forma que tudo esteja elaborado para dispor do máximo de conforto (emocional e físico), possível para a mulher. O parto pode inclusive ser feito em casa com o aluguel de camas hospitalares preço que muitas famílias não podem pagar e esta não é a forma mais fácil, no ponto de vista das instituições. E há alguns desafios envolvendo o parto humanizado em hospitais, alguns deles são:

1-Tempo de parto e agenda

Um parto natural, muitas vezes demora horas – até dias. E em um hospital com “pacientes demais e profissionais de menos” não é fácil dispor de tanto tempo assim, a menos que haja um preparo para isso. Os partos naturais, também não podem ser agendados, o que dificulta na logística de médicos de plantão. Por esse motivo, alguns profissionais optam pelo parto eletivo, que é o parto marcado, feito por cesariana.

2-Instalações

Como foi dito, o fator crucial no parto humanizado é o conforto da gestante. Por tanto, é necessário que hajam espaços e instalações próprias para essa finalidade. Um quarto confortável, com música, banheira, e outros itens que podem gerar um conforto (físico e emocional) maior, são excelentes, mas geram custos para o hospital parto humanizado. Custo que nem todos estão dispostos a pagar, de uma forma geral.

3-Profissionais

Lembrando que as características do parto, como ambiente, posição, e tempo, dependem totalmente da gestante e muitas vezes, o parto humanizado demanda um maior número de profissionais. Isso porque a padronização serve para acelerar e aperfeiçoar o número de partos, quando o processo é feito de maneira natural, dura mais, sendo necessário mais profissionais para prestar todo o auxílio necessário para a gestante. A questão, como já foi abordada, é: porque tratar o nascimento de um humano, como um processo fabril?

4-Verba

Essa questão fala diretamente ao parto humanizado sus nos serviços de atendimento público. Como foi levantado nos tópicos acima, o tempo, o número de profissionais e as instalações, demandam muito dinheiro. Essa quantia, muitas vezes, não chega ou não é suficiente nos serviços públicos. Os hospitais privados também tem o compromisso de oferecer o trabalho, por um valor que as pessoas possam pagar, e não se assustem ao saber quanto custa parto humanizado para que se torne viável. O planejamento que esses hospitais têm é bem feito de forma que funcione para os pacientes e para a instituição.

5-Profissionais bem treinados

Os hospitais com parto humanizado sp tem que dispor de uma equipe de profissionais treinados para entenderem essas diferenças individuais de cada tipo de parto, estimulados pelo processo. Não basta saber a técnica e a metodologia, é imprescindível o treinamento para trabalhar com a parte humana. Isso inclui:

  • Obstetra e ginecologista;
  • Técnicos;
  • Assistentes de parto;
  • Equipe de enfermagem;
  • Auxiliares que darão instruções pré e pós-natal;
  • E doula.