A tensão pré-menstrual ou TPM afeta muitas mulheres, cerca de 80% da população feminina passa mensalmente por desconfortos físicos e psicológicos durante o período que antecede a menstruação.
Esses sintomas iniciam aproximadamente 7 dias antes da menstruação, porém, algumas mulheres relatam desconfortos até 10 dias antes do período.
Os principais sintomas da TPM variam muito de mulher para mulher, acredita-se que existam mais de 150 sintomas manifestados no organismo feminino, sendo estes divididos entre sinais físicos e psicológicos.
Entre eles estão os mais comuns como dores de cabeça ou dor no corpo, sonolência, mamas inchadas e doloridas, ansiedade, insônia e irritabilidade. Esses sintomas podem ser moderados e intensos, tudo depende do organismo da mulher.
Além do período pré-menstrual com dores intensas, muitas mulheres relatam durante a menstruação cólica menstrual muito forte, que deve ser investigada para destacar a sua origem.
No mais, esses sinais desconfortantes da tensão pré-menstrual também podem ser reduzidos. Confira as 5 dicas para aliviar os sintomas da TPM que separamos.
A alimentação é uma importante aliada para aliviar os sintomas da TPM, pois alguns alimentos são mais indicados para serem consumidos durante esses períodos.
Opções de alimentos que ajudam o cérebro a produzir os hormônios de bem-estar como a serotonina e endorfina são os mais indicados.
O consumo de banana, castanhas, frutas, feijão, folhas verdes escuras, ervilha e soja são algumas das opções que aliviam os desconfortos da tpm.
A prática de exercícios promove benefícios para o corpo como um todo, que vai muito além dos resultados como a perda de peso.
No caso da tpm, os exercícios ajudam o corpo a produzir endorfina, contribui para o metabolismo, alivia o inchaço, age contra a ansiedade e na boa circulação sanguínea.
Para aliviar os sintomas psicológicos como estresse e ansiedade, uma solução é praticar exercícios físicos, bem como, apostar nas terapias alternativas e remédios naturais.
Você pode combater a ansiedade com óleos, como por exemplo o óleo essencial de laranja utilizado em aromatizadores, encontrados nas velas e diluído no borrifador para aplicação nas roupas e ambiente.
No quesito remédio natural contra estresse, o chá de valeriana ou maracujá tem propriedades calmantes.
Outra forma de combater os sintomas da tpm é se preservando emocionalmente, evite entrar em conflito no relacionamento, tomar decisões no trabalho e na vida pessoal durante esses períodos até os hormônios se estabilizarem.
Se perceber sintomas intensos que vão além do período pré-menstrual, talvez uma terapia também possa ajudar.
Procure realizar atividades que tragam prazer, priorizando momentos ao lado de pessoas que elevem sua autoestima e alegram o seu dia.
Faça passeios e caminhadas em meio a natureza, pratique atividades físicas ao ar livre e assista a filmes divertidos para aliviar a tensão e promover bem-estar.