Um nutricionista revelou o poder estimulante de algumas frutas, ervas, legumes e nozes, que se somam aos conhecidos poderes afrodisíacos do marisco.
Embora o amor deva ser sempre celebrado, eles concordaram que há dias, como os aniversários ou o Dia do Amor, em que a preocupação com os detalhes faz a diferença e, sem dúvida, quebra a rotina do casal assim como um sexshop.
Mas para além das cenas românticas e dos presentes que se trocam em encontros como estes, os momentos de intimidade e máxima ligação com o casal, é o que muitas vezes é mais apreciado. É por isso que se preocupar com um bom desempenho sexual nunca fará mal.
Mas como o desempenho sexual pode ser melhorado? A nutricionista Catalina Miranda garante que o segredo está na alimentação. Isso mesmo, porque o especialista da Ain Chile garante que existem certos alimentos afrodisíacos para apimentar a relação e que ajudam a aumentar a libido. Conheça-os abaixo.
Segundo a especialista, “o cigarro, o álcool e o sedentarismo, somados ao excesso no consumo de açúcar, gordura saturada – frituras, sódio, alimentos embalados, salgadinhos e junk food, jogam contra a libido, porque dificultam o suprimento de sangue”.
Em vez disso, “consuma uma grande variedade de frutas, ervas, nozes e legumes; junto com a ingestão de uma a duas taças de vinho por dia, além de ter atividade física regular por no mínimo 180 minutos semanais, fariam uma grande diferença”, explica a nutricionista.
Confira a seguir uma lista de alimentos, elaborada pela nutricionista, que você deve incorporar à sua dieta se busca um melhor desempenho sexual. Anote!
Catalina afirma que o maracujá é perfeito para melhorar o desempenho sexual, pois “é rico em antioxidantes, vitamina C e Potássio-Magnésio-Fósforo. Ideal para melhorar a circulação porque é um grande vaso dilatador ”.
E acrescenta que uma boa forma de consumir é fazendo um smoothie. “Cozinhe o maracujá com a casca por quatro minutos, espere esfriar e transforme em um smoothie ou suco natural.”
A nutricionista explica que essa fruta, de diferentes áreas da floresta amazônica, entre seus muitos benefícios está o seu poder estimulante.
“Previne o estresse, desintoxica e potencializa a produção de esperma. Rico em vitamina C e vitaminas do complexo B”, explica Miranda e recomenda, “use a polpa dessa fruta para sucos naturais ou para sobremesa”.
O especialista garante que todas as leguminosas têm poder afrodisíaco, pois “fornecem serotonina, que dá sensação de prazer e tranquilidade ao sistema nervoso”. O especialista recomenda especialmente o homus, mas alerta que “a dose deve ser baixa para evitar desconforto gástrico para quem não está acostumado”.
Outro produto que não pode ficar de fora da cesta do amor são as nozes como amêndoas, nozes e avelãs, porque “contém L-arginina, que se converte em óxido nítrico, impulsionador da libido e do desejo sexual”, explica a especialista, que recomenda consumir cerca de 30 gramas durante o lanche.
Não é à toa que são essenciais um jantar romântico. Catalina diz que está comprovado que os frutos do mar, como ostras, amêijoas e mexilhões, “promovem a liberação das formas sexuais, potencializando o desejo sexual.
Alguns estudos sustentam que também pela forma como é consumido e pelas suas características organolépticas, também excitam os sentidos e consequentemente a libido. Ideal como aperitivo junto com uma taça de vinho ou espumante”, explica.
A nutricionista afirma que especiarias como alho, gengibre e pimenta malagueta, “aumentam a circulação sanguínea e o suprimento de sangue e a sensação de coceira dá prazer secundário”.
O pimentão tem uma substância chamada capsaicina, substância que acelera os batimentos cardíacos e permite a liberação de endorfinas (sensação de felicidade)”. Por isso, ele recomenda, “use pelo menos um desses ingredientes para uma refeição afrodisíaca”. Claro, cuidado com a dose porque deve depender do limiar e do costume de cada pessoa”.
O especialista em alimentos afirma que existem certas ervas que podem ajudar a prevenir disfunções sexuais como a ejaculação precoce, mas é enfático em ressaltar que antes de consumi-las deve-se consultar um médico ou especialista ” , já que cada pessoa pode apresentar efeitos diferentes dependendo de sua saúde e estado nutricional ”, explica.
Algumas delas são:
Catalina recomenda consumir um pedaço (20 gramas) de chocolate rico em cacau (70% ou mais), pois fornece antioxidantes e uma sensação de prazer. Contém fenilalanina, composto que estimula a sensação de excitação e bem-estar. Tem metilxantinas, o que aumenta a sensibilidade do corpo”.
Este produto é muito rico em antioxidantes, por isso a nutricionista recomenda tomar um ou dois drinques, pois relaxa e pode ajudar a libido. Uma dose mais alta pode fazer o efeito oposto. “Entre os álcoois, o vinho é o que mais seduz pelo sabor, textura, pode ser consumido às refeições e tem baixo teor alcoólico em relação aos destilados” , explica.
Por fim, Catalina diz que é altamente recomendável fazer atividade física antes do encontro sexual, pois “pode aumentar a libido, aumentar o fluxo sanguíneo e contribuir para a produção de endorfinas serotoninérgicas, que proporcionam uma sensação de felicidade e tranquilidade”. Além de “escolher um almoço e jantar leves, já que o processo de digestão interfere em outros processos e não facilita a libido”.