Todos nós queremos duas coisas: hálito fresco e uma boa noite de sono. Como os dois estão inter-relacionados, você pode obter ambos prestando atenção a alguns sinais de alerta. Vejamos o que é apneia do sono e como ela pode afetar sua saúde bucal e a qualidade do sono.
De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, a apneia do sono é um distúrbio do sono comum e grave que afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo mundo, e a maior parte, cerca de 80% convivem com a doença sem receber diagnóstico e o devido tratamento.
Esta condição é caracterizada por apnéias repetidas (interrupções respiratórias) no meio do sono.
Essas apneias impedem que o oxigênio chegue aos pulmões e fazem com que o paciente acorde parcialmente devido à falta de ar fresco. Isso resulta em ronco alto ou asfixia, causando privação de sono e noites agitadas.
Como a apneia do sono interrompe o ciclo normal do sono, pode afetar seu desempenho mental e energia diurna e pode afetar sua saúde a longo prazo.
Importante: A apneia do sono pode ser fatal se não for tratada. Pode levar à pressão alta, diabetes tipo 2, níveis reduzidos de oxigênio, aumento dos sintomas de TDAH, depressão, batimentos cardíacos irregulares, insuficiência cardíaca, derrame e ataque cardíaco.
Muitas pessoas com apneia do sono não percebem que a têm até que seu parceiro ou membro da família os empurre para consultar um médico. O ronco alto é comum entre os pacientes com apneia do sono, mas nem sempre é esse o caso.
Se você tem esse distúrbio do sono, para de respirar várias vezes durante o sono. Como você pode não perceber isso, precisa procurar vários outros sinais de alerta.
Abaixo estão os sinais de apneia do sono:
Alguns outros sintomas são mais comuns nas mulheres como insônia, depressão, distúrbios do sono e ansiedade. As crianças podem apresentar problemas de desempenho acadêmico, enurese noturna, hiperatividade e exacerbação da asma.
Um sono de boa qualidade é importante, pois ajuda a manter sua saúde geral e reduz úlceras na boca, mau hálito e o desenvolvimento de doenças gengivais. Os problemas de saúde bucal associados à apneia do sono incluem:
Pesquisas mostram que a apneia do sono e os distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) andam de mãos dadas. A ATM conecta o maxilar superior ao maxilar inferior em cada lado do rosto. A apneia do sono pode resultar em um distúrbio da DTM ou da ATM, e vice-versa, levando a uma mandíbula apertada. Pessoas com distúrbio da ATM podem apresentar os seguintes sintomas:
O bruxismo (também conhecido como ranger de dentes ou apertamento da mandíbula) é outro distúrbio do sono relacionado à apneia do sono. O bruxismo ocorre frequentemente durante o sono e pode até ocorrer enquanto o paciente está acordado.
O ranger de dentes tem um efeito negativo no sono e causa movimentos involuntários da mandíbula. Você pode não saber que está sofrendo dessa condição, mas seu dentista pode descobrir evidências durante uma consulta. Os sintomas do bruxismo incluem:
As pessoas com apneia do sono muitas vezes dormem de boca aberta A respiração bucal pode secar a saliva na boca e levar a feridas na boca, aumento da placa bacteriana, doença gengival e cárie dentária.
Os efeitos da apneia do sono na saúde são tão comuns que seu dentista pode notar os sinais durante sua visita regular e ser o primeiro a diagnosticar o distúrbio. Se você foi diagnosticado com apneia do sono ou está com os sintomas, não precisa continuar vivendo com os problemas de saúde e as interrupções do sono.
O Exame do Sono é uma polissonografia tipo 4 remota com polissonogramas, específica para a avaliação do ronco e apneia do sono, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular) e validado clinicamente.
Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento da apneia do sono. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App.
Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames
Além do diagnóstico, é possível acompanhar a evolução de tratamentos de apneia do sono, e o monitoramento remoto de sinais clínicos dos pacientes que tenham alguma doença crônica que necessitem de acompanhamento constante.
O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples e necessário!
Conteúdo desenvolvido pela equipe da Biologix, empresa criada com o objetivo de revolucionar o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS), a fim de reforçar a importância e o impacto da apneia na qualidade de vida da população.