Uma das principais receitas para a qualidade de vida é a combinação entre alimentação saudável e exercícios físicos regulares e adequados para os objetivos estipulados pela pessoa.
Por meio de uma alimentação mais balanceada, fornecemos ao nosso corpo a energia necessária para a realização das atividades do dia a dia.
A nutrição com quantidade certa e variedade é essencial para o bom funcionamento do organismo, prevenção de doenças e bem-estar, além de contribuir para o bom desempenho esportivo.
A prática regular de exercícios físicos pode ser muito agradável e benéfica para a saúde do corpo e da mente, já que entre as vantagens proporcionadas estão:
Ao escolher uma atividade, a principal dica é definir um objetivo para a prática. Uma recomendação recorrente é consultar um médico e realizar alguns exames laborais para confirmar a aptidão para os exercícios.
Entretanto, atividades como caminhar, subir e descer escadas, andar de bicicleta ou dançar podem ser incluídas na rotina com facilidade e menor possibilidade de contraindicações.
Uma boa postura ajuda a evitar lesões na coluna, nos ombros e quadril. Com equilíbrio e maior controle postural, é possível ter mais consciência do próprio corpo, prevenir problemas e dores.
O yoga ou um curso de pilates em SP, ou qualquer outro lugar do Brasil, contribuem para o fortalecimento dos músculos, necessário para a melhora na postura.
Também ajudam a desenvolver concentração e autocontrole, com exercícios de respiração. Ao exigir certa estabilidade, as atividades forçam o corpo a desenvolver o equilíbrio.
Entretanto, o pilates tem como objetivo o fortalecimento e o alongamento, muitas vezes com o uso de aparelhos de pilates.
Já o yoga pode ser visto mais como uma filosofia de vida: significa união, e representa a busca pela harmonia entre corpo, mente e os diferentes aspectos da vida.
A hidroginástica é outro exercício que proporciona equilíbrio, fortalecimento dos músculos e das articulações. Por isso, a hidroginástica para coluna pode ser bastante eficaz, principalmente quando é preciso optar por exercícios mais leves.
A escolha de musculação ou de exercicios funcionais promete ser eficiente para quem deseja um corpo definido. Repetições de movimentos com pesos ou halteres, dentre outros equipamentos, trabalham as fibras musculares nas academias.
Após um tempo de práticas regulares, o resultado tende a ser um corpo com músculos mais rígidos e volumosos.
Enquanto a musculação depende de uma série de aparelhos, os exercícios de um treino funcional podem ser feitos com o peso do corpo.
De uma maneira geral, os exercícios funcionais imitam movimentos naturais ao ser humano, como correr, agachar ou pular.
Desta forma, trabalha-se diversos grupos musculares ao mesmo tempo, e o praticante ganha tempo e maior percepção do próprio corpo.
Para queimar gordura e melhorar o condicionamento físico, é preciso fazer exercicios aerobicos de alta intensidade.
Alguns exemplos são correr ou andar de bicicleta, a natação, e outras atividades que elevam os batimentos cardíacos, alcançando entre 65% e 75% da frequência máxima.
Uma forma de estimar o limite é subtrair a idade do praticante de 220: aos 40 anos, por exemplo, a frequência cardíaca máxima de uma pessoa é cerca de 180.
A dança pode ser uma solução para quem busca atividades com menor impacto. Com frequência em aula de dança de salão ou zumba, por exemplo, é possível melhorar o condicionamento físico e alcançar os benefícios do esporte.
Ao investir em treinos de alta intensidade com regularidade, aliando as atividades a uma alimentação balanceada, é possível perder peso, facilitar a tonificação dos músculos e o ganho de massa magra.
Com a escolha correta da atividade física, fica mais fácil focar nos objetivos e alcançar as metas estabelecidas. Assim, a prática do exercício físico pode se incorporar mais facilmente à rotina, e tornar-se um hábito cada vez mais prazeroso.