A importância de consultar um oftamologista

O médico oftalmologista é um dos mais importantes pois cuida da saúde da visão, que muitas vezes é negligenciada. Dentre as principais doenças oculares que são queixas em consultórios estão aquelas que podem ser obtidas de forma genética, por um acidente ou perda natural de alguns materiais.

Assim, as queixas vão desde a catarata, assim como conjuntivite, miopia, astigmatismo, vista cansada (sendo um dos problemas mais comuns), assim como degeneração da vista.

Muitas doenças da visão começam com sintomas que são mais simples de resolver e podem ser mais parecidos, o que faz com que o profissional  consultas oftalmologista seja o mais indicado para indicar o problema e as formas de tratamento.

Em alguns casos a procura pelo profissional é negligenciada. Com isso, o problema pode ir se agravando e quando o médico é procurado, já está em uma condição avançada da doença.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância de ir a esse especialista. Confira!

Quando devo ir até um oftalmologista?

Geralmente, os principais sintomas de quem apresenta alguma das doenças oculares que citamos é ter uma visão embaçada ou tremida, que pode variar a medida que um objeto se aproxima ou distancia da pessoa.

Além disso, a pessoa pode apresentar um tremor nos olhos, dificuldade para enxergar, uma vermelhidão, dificuldades diante da luz, dentre outros sintomas que devem ser analisados.

Nem sempre esses sintomas vão estar associados a um problema propriamente dito da visão, mas isso não significa que o médico não deve ser procurado para descartar essa possibilidade.

Isso porque esse médico contem equipamentos oftalmológicos que são importantes para identificar doenças e alterações na visão.

Para se ter uma ideia, o médico consegue realizar uma dilatação da pupila para verificar como essa pessoa se encontra e quais são suas dificuldades.

Ou seja, existem exames para diagnósticos e consultas que podem auxiliar o paciente. Após isso, o médico detecta se existe um problema e passa o tratamento que pode variar bastante. Dentre as principais medidas estão:

  • Uso de óculos;
  • Uso de colírios;
  • Tratamento cirúrgico;
  • Reabilitação;
  • Tratamento com remédios.

Para identificar o problema e o grau diversos equipamentos devem fazer parte de um consultório.

Assim, dentre os principais equipamentos oftalmológicos venda que estão presentes em uma clínica, destacam-se :

  • Cadeira para exame;
  • Quadro com letras visuais;
  • Lâmpadas de fenda;
  • Refratores;
  • Câmeras Retinais.

Outro detalhe que o avanço da medicina permite para quem precisa realizar a utilização de óculos é o uso de lentes de contato que tenham grau.

O mais interessante é que essa lente de contato com grau colorida além de substituir o óculos, o que pode afetar a autoestima de muitas pessoas, é proporcionar o uso de variadas cores nos olhos. Esse é um elemento bastante interessante e alternativo.

Existem pessoas que possuem elevados graus nos óculos. Ao utilizar esse objeto, os olhos da pessoa para quem as vê podem ficar muito pequenos. Isso afeta como a pessoa é vista e pode trazer problemas emocionais. Assim, o uso de uma lente de contato colorida anual pode acabar com esse problema.

É importante estar atento a alguns detalhes que vão desde o uso correto da lente, até sua limpeza, pois o uso inapropriado da lente pode afetar a visão e machucar os olhos.

No caso de utilizar uma lente que além de possuir grau também tem outra cor, como é o caso da lente de contato verde água é importante estar atento à recomendação médica para a manutenção do item.

Alguns cuidados adicionais com a visão

Além da ida ao oftalmologista para identificar algum problema ou anormalidade na visão, é importante que o paciente tenha alguns cuidados a mais, como evitar muita exposição ao sol ele pode afetar a visão por conta da radiação ultravioleta.

Outro fator importante é tentar não ficar muito tempo exposto a telas, como celulares, notebooks e televisão pois isso pode causar um cansaço da vista assim como um ressecamento dos olhos.

A alimentação saudável, rica em vegetais escuros e peixes também pode contribuir para o fortalecimento da retina, que é um dos componentes do olho e facilita a visão.

Vale lembrar que o uso de colírios e tratamento nos olhos deve ocorrer sob orientação médica.

Dormir bem também ajuda a evitar o cansaço da vista e ao perceber qualquer tipo de anormalidade na visão, não deixe de buscar o médico e realizar o tratamento correto.

Quanto mais cedo qualquer problema na vista for identificado, maiores as chances de tratamento. Sem dúvidas, a prevenção é o melhor caminho para quem deseja ter mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *