A pandemia COVID-19 fez com que muitas famílias adiassem os serviços de saúde bucal. Crianças com problemas dentários que poderiam ser facilmente resolvidos no consultório podem ter que esperar para ver o dentista. E como os dentes não melhoram por si próprios com o tempo, esses problemas pioraram e agora exigem mais tratamento.
A cárie dentária resultando em cárie dentária é a doença mais comum na infância. É também a doença mais fácil de prevenir. Mas quando as cáries começam, elas pioram, mesmo em bebês. Os dentistas não conseguiram atender seus pacientes no início da pandemia, exceto em casos de emergência. À medida que seus escritórios começam a abrir novamente, pode ser mais difícil marcar uma reunião. Se precisar de ajuda para encontrar um dentista, converse com seu pediatra.
Quando você vai ao pediatra para fazer um check-up, ou mesmo se ele estiver doente, pergunte qual é a melhor forma de cuidar dos dentes do seu filho. Nas visitas pessoais, o pediatra pode aplicar verniz fluoretado para proteger os dentes do seu filho.
Se não puder ir ao consultório, seu pediatra pode oferecer-lhe uma visita de telessaúde para “ver” a boca e os dentes de seu filho por meio de fotos ou vídeos. Dependendo do que você vir, pode ser necessário levar seu filho ao dentista.
Converse com seu pediatra sobre ter um “dentista“, um dentista que pode fornecer cuidados profissionais contínuos de alta qualidade, assim como sua “clínica médica” faz com seu pediatra. Conforme os consultórios dentistas começam a abrir, você pode voltar para suas visitas regulares para manter a saúde dentária de seu filho sob controle.