Os laboratórios químicos, farmacêuticos e de análises clínicas são ambientes muito importantes para a saúde humana. Esses espaços são destinados para a realização de inúmeros testes e análises, que consistem na elaboração de resultados de exames médicos ou na criação de produtos e medicamentos que atuam no tratamento de patologias.
O desempenho dos profissionais de farmácia e química nos laboratórios, faz toda a diferença nos resultados em prol da saúde, com a criação de fórmulas e substâncias que podem ser usadas para o desenvolvimento de medicamentos nas versões:
Esses remédios são produzidos nos laboratórios de química e farmácia.
Os processos de produção, experimentos e análises são feitos com o uso de equipamentos laboratoriais.
Os equipamentos dos laboratórios são usados para facilitar alguns processos de reações químicas, análises, testes e produção produtos e substâncias.
A proveta de vidro, por exemplo, é um instrumento com formato cilíndrico que tem a função de ajudar na medição de líquidos.
A utilização da proveta é indicada nos caso em que as análises em que não necessita de um resultado preciso, pois esse instrumento não oferece muitos detalhes comparado a outros como a pipeta.
A estrutura da proveta é muito simples, com um tubo de vidro com uma base e abertura no topo para que os líquidos possam ser inseridos no instrumento, usando um conta-gotas, frasco ou esguicho.
Os volumes das provetas variam entre 1 e 2000 mililitros. Nos casos em que são necessários as análises de volumes maiores o uso de uma pipeta é o mais indicado.
O termômetro de laboratório possui a função de medir temperatura. O de laboratório possui algumas funções um pouco mais complexas, fator que ajuda na obtenção de resultados positivos e assertivos.
Esse termômetro consegue medir a temperatura de um meio qualquer, graças ao equilíbrio térmico entre o instrumento e o meio que necessita de medição.
Pode ser encontrado em dois modelos: analógico com um corpo tubular de vidro e marcações para a medição, e o digital que possui um visor numérico que mostra as temperaturas quando alcançadas.
Os instrumentos nos laboratórios de químicas são divididos de acordo com o seu material de fabricação.
Sendo eles: Equipamentos de ferro (tripé, tela de aquecimento e bico de Bunsen); Equipamentos de porcelana (cápsula, cadinho, triângulo, almofariz e pistilo); Equipamentos de vidro (balão volumétrico, bureta, béquer, bastão de vidro, pipeta volumétrica e graduada, funil, tubo de ensaio, vidro de relógio, entre outros).
A estante, biombo hospitalar, pinça de madeira e pisseta complementam a lista dos diversos itens que estão presentes nos laboratórios. O uso de máquinas para aceleração dos processos e precisão, por exemplo, um agitador mecânico, balança, autoclave, entre outros.
Com a frequência de uso e tempo, os equipamentos podem começar a apresentar sinais de que precisam de uma manutenção.
Investir nos serviços de calibração de equipamentos laboratoriais, processo que tem o objetivo de fazer uma avaliação dos erros que os equipamentos de medição pode ter, realizando uma eventual correção dos seus parâmetros, de acordo com os métodos estabelecidos.
A calibração precisa ser feita de forma periódica para manter a qualidade dos equipamentos que são usados nos laboratórios, evitando falhas nos processos e problemas durante o trabalho.
O serviço de calibração pode ser feito na própria empresa, no ambiente dos laboratórios ou é possível levar os equipamentos para um laboratorio de calibração de instrumentos.
Onde os técnicos especializados, são aptos para fazer o processo de calibrar, analisando todos os resultados os instrumentos de medição e informando ao cliente, que com base nas informações pode ver como está o seu desempenho e o que é possível ser feito para melhorar.
Um objeto muito importante nos laboratórios é o esqueleto axial animal, que é usado pelos profissionais para as questões de anatomia, ajudando na compreensão do corpo animal e humano.
Com maior entendimento sobre o corpo, é possível desenvolver produtos, soluções e medicamentos que pode ajudar na saúde.
Os trabalhos realizados nos laboratórios de química, farmacêuticos e de análises clínicas são essenciais para os cuidados com a saúde. O desempenho dos profissionais dessas áreas, cria mais oportunidade de tratar as patologias.
Dessa maneira, os trabalhos e testes de laboratórios, somados aos serviços médicos são o caminho para ter em-estar, qualidade de vida e conseguir se cuidar com segurança e usando os métodos adequados.