Academia: Treino seguro para gestantes

gestantes

Atividades físicas podem melhorar a vida de qualquer pessoa. Contudo, para uma gestante, os benefícios dos exercícios podem fazer muito bem à saúde tanto da mulher quanto do bebê.

Além de uma alimentação balanceada, que contenha todos os nutrientes necessários para manter a mãe e o bebê saudáveis durante esse período, muitos médicos recomendam atividades físicas.

Estas que sejam leves e moderadas, para melhor desenvolvimento de ambos e, também, para que a mulher não se renda ao sedentarismo.

O ideal é que a gestante se adapte às mudanças físicas, como desvios na postura e ganho de peso, e mantenha seu peso equilibrado.

Modalidades que não causem impactos, como alongamentos e caminhadas, são ótimas opções para começar, pois fortalecem músculos e estimulam a circulação.

Frequentar uma academia de musculação, por exemplo, está liberado, desde que os exercícios sejam feitos com autorização do médico e com controle de um profissional, que conheça o corpo humano durante a gravidez.

É recomendado que as cargas sejam leves, pois o objetivo dessa prática é aumentar a resistência da gestante.

A gestante também pode optar por exercícios mais leves

A ioga e o pilates são muito sugeridos, porém sempre é necessária uma autorização do médico porque, caso seja uma gravidez arriscada, o repouso é a melhor opção.

Além disso, no caso do Pilates, é essencial que o profissional tenha uma certificação em Pilates, para poder conduzir as atividades adequadas e corretamente para a gestante, sem prejudicar sua saúde.

O pilates procura fazer uso do peso do corpo, para trabalhar diferentes musculaturas. É recomendado porque melhora a postura, evitando dores lombares e fortalecendo a musculatura das costas.

O Pilates para as gestantes, é dividido durantes os trimestres da gestação. A fim de atender as necessidades de cada etapa.

Aulas de dança também é uma opção, nesse caso, é recomendado procurar por uma academia com zumba. Confira abaixo alguns benefícios de praticar dança durante a gestação:

  • Maior flexibilidade: perfeito para mulheres que optam pelo parto normal;
  • Baixo impacto: os movimentos podem ser executados sem preocupações;
  • Menor ansiedade: os exercícios ajudam a controlar os hormônios;
  • Melhora na postura.

O mais recomendável, é que as aulas de dança sejam feitas a partir da décima segunda semana de gestação, para mais segurança e conforto da gestante.

No entanto, com os devidos cuidados, não há contraindicação. A zumba é uma modalidade da dança que envolve coreografias e exercícios funcionais.

Sendo assim, a mulher pode se beneficiar da zumba para emagrecer, após a gestação, já que muitas mulheres tendem a ficar descontentes com o corpo nesse período.

Os exercícios precisam de acompanhamento profissional

Atualmente, é muito comum ter um acompanhamento de um personal trainer para gestantes. O objetivo deste profissional, é mudar o conceito de que a gestação sedentariza a mulher.

Todos os exercícios podem ser adaptados para uma gestante, lembrando, sempre, de fazer uma avaliação médica previamente de iniciar as atividades físicas.

Em geral, os exercícios podem ser feitos de duas a três vezes por semana, em um período de quarenta e cinco minutos a uma hora.

Dessa forma, existem cada vez mais gestantes malhando, tornando possível evitar dores provenientes do aumento de peso, melhorar a disposição e, até, prevenir a depressão pós-parto.