Dois dos melhores fatores para investir na vida são a saúde e o bem-estar, não é mesmo? Sabia que um simples filtro de água pode fazer toda a diferença no seu dia a dia, especialmente em ambientes de empresas e altamente frequentados. As opções são diversas e beneficiam pessoas de todas as idades.
Cerca de 12% de toda a água doce do mundo está em território brasileiro, e de acordo com dados do Instituto Trata Brasil, 83% da população brasileira possui acesso à água potável no país.
Porém, mesmo que a qualidade do recurso seja considerada própria para consumo, muitas pessoas optam pelo uso de filtros de água, aumentando a qualidade da bebida.
A seguir, confira os principais benefícios do uso de filtros e purificadores de água, os tipos mais indicados para cada necessidade e como garantir água de qualidade em casa.
Desde a década de 1970, a regulamentação da qualidade da água consumível no Brasil é feita pelo Ministério da Saúde.
Ou seja, a água é tratada como assunto de saúde pública por aqui, e os programas do Sistema Único de Saúde têm papel fundamental para identificar a relação do consumo de água com o surgimento de doenças, como viroses.
De forma ampla, os municípios brasileiros conseguem oferecer água de qualidade para grande parte da população.
Isso é possível não só pelos investimentos em saneamento básico e programas de saúde, como também pela fiscalização de órgãos específicos em cada região.
O uso de filtros de água se popularizou no Brasil em meados do início do século XX, já que os sistemas de distribuição da época não eram tão avançados.
Os famosos filtros de cerâmica começaram a ser fabricados em larga escala na década de 1930, por possuírem um alto poder de purificação da água e serem práticos de usar.
Com o passar do tempo, a tecnologia possibilitou o surgimento de novos equipamentos, como os purificadores e bebedouros.
Porém, qual a diferença entre eles? Os filtros têm a função básica de absorver partículas presentes na água, como resquícios de minerais, grãos de areia e até mesmo cloro.
No caso dos purificadores, o tratamento vai além, já que eles são capazes de remover odores, sabor de cloro e outros químicos utilizados no tratamento básico e outras impurezas.
Alguns purificadores conseguem ainda resfriar a água de forma instantânea, acabando com o problema da garrafa de água vazia na geladeira em dias quentes.
Para escolher o melhor purificador de água para a sua necessidade, é importante considerar os diversos modelos existentes.
O preço nem sempre é o único fator decisivo na compra, já que o custo-benefício é uma das principais vantagens de um purificador com mais funcionalidades.
Possui sistema de resfriamento da água por sistema de placas internas, oferecendo água mais pura e na temperatura escolhida.
É um modelo de purificador com tecnologia que utiliza o ar como adicional para filtragem da água, tornando a bebida mais pura;
Por último, mas não menos importante, o modelo mais clássico, que dispensa a instalação de prateleiras ou móveis de apoio.
Agora que já conhece um pouco mais sobre os filtros e purificadores de água, veja algumas das principais vantagens de ter esse aparelho em qualquer ambiente, como:
Uma água de maior qualidade contribui para a prevenção de doenças, como contaminação por bactérias, além de proporcionar bem-estar e qualidade de vida.
Consumir água diretamente de torneiras instaladas em locais com saneamento básico não oferece alto risco para a saúde.
No entanto, o uso de filtros e purificadores de água reduz ainda mais a quantidade de possíveis resíduos de químicos como cloro, grãos de areia presentes em reservatórios e até mesmo poluição do ar.
Você provavelmente já usou ou conhece alguém que usa um filtro de barro em casa. Além de absorver impurezas da água, ele mantém a temperatura fresca, mesmo em dias quentes.
Sua manutenção exige apenas a limpeza interna regular. No caso de filtros industriais, a troca do item é feita entre 3 e 6 meses, e a manutenção requer apenas lavagem externa.
A maioria dos filtros de água não exige a quebra de paredes ou processos de instalação complexos. Basta conectar o equipamento a uma fonte de água, geralmente utilizando a própria mangueira que acompanha o produto, e posicionar o aparelho no local apropriado.