Faça algumas aulas que podem te deixar mais saudável

Fora do stress e das cobranças do trabalho, é saudável cultivar um hobby.

Especialistas apontam que isso não só é uma válvula de escape, como, também, melhora a criatividade, a motivação e a produtividade em outras tarefas.

Para obter tais benefícios, algumas pessoas optam por fazer aulas, seja para praticar esportes ou para adquirir um novo conhecimento.

Além disso, dependendo da atividade praticada, é possível socializar-se e fazer amigos, o que é importante para a saúde mental e para o desenvolvimento de atividades sociais.

Confira, a seguir, algumas opções de atividades interessantes para manter corpo e mente saudáveis, das mais comuns às mais inusitadas:

Treinamento funcional

Acelerar o metabolismo, manter-se no peso ideal e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Praticamente todas as pessoas conhecem os benefícios do treinamento funcional e de outras atividades físicas, como a musculação e o spinning para o corpo.

Tanto é que os profissionais da área da saúde são unânimes ao afirmar que elas melhoram drasticamente a qualidade de vida do praticante.

O que nem todos sabem é que todas estas atividades também colaboram para a saúde mental dos seus praticantes. Entre os benefícios proporcionados, estão:

  • Melhora do humor;

  • Melhora na concentração;

  • Melhora na qualidade do sono;

  • Aumento da autoconfiança.

No caso do treinamento funcional de alta intensidade, todos estes benefícios são potencializados. O motivo é, justamente, o fato de ele exigir muito do corpo e da mente.

Isto pois, apesar de a modalidade usar movimentos do cotidiano nos exercícios, ela é intensa, exige muito do corpo e queima muitas calorias.

Outro fator que colaborou com a popularização da modalidade no Brasil é o fato de que ela é praticada em grupo. Deste modo, ela acaba funcionando como uma atividade social, o que ajuda a manter a rotina de exercícios.

Aula de dança

Entretanto, as modalidades tradicionais de academia não são a única maneira de unir corpo e mente em uma única atividade: uma boa aula de dança também cumpre este papel.

Afinal, por mais que muitas pessoas não imaginem, ela também queima calorias: estima-se que meros 30 minutos de prática eliminem algo ao redor de 300 delas no organismo de uma mulher.

Da mesma forma, assim como no caso do treino funcional, a atividade costuma ser praticada em grupos – ou, pelo menos, com um parceiro. Assim, ela acaba se tornando um encontro social, colaborando com a saúde mental e com a fidelização à atividade.

Porém, a esta opção tem uma vantagem muito peculiar: a ampla oferta de estilos de dança oferecidos pelos estabelecimentos especializados.

É possível optar pela aula de sapateado para adultos, pelo tango, pelo flamenco ou, no caso das mulheres, até pelo pole dance, que tem ganhando espaço como hobby país afora. Assim, pode-se escolher uma e dedicar-se a isso.

Aula de navegação

Entretanto, há pessoas que buscam um hobby realmente fora do comum. Felizmente, para elas, também há opções.

Uma delas é fazer um curso de piloto para embarcação.

Durante esta qualificação, o estudante é instruído a respeito do funcionamento do barco, as normas de segurança e, claro, como conduzi-lo. Ao seu término, o aluno pode se submeter a um exame e obter o ARRAIS, que é uma espécie de CNH para embarcações aquáticas.

Contudo, pessoas que fazem o curso apenas como hobby podem contentar-se em estar autorizadas para conduzir pequenos barcos, como os a vela, e embarcações a motor de pequeno porte.

Nesses casos, eles podem submeter-se ao exame para obter o chamado ARRAIS amador, cujo espectro é mais limitado. Assim como no caso da CNH, é preciso ter no mínimo 18 anos para conduzir todos os tipos de barcos.

Com isso, algumas pessoas sentem-se interessadas em adquirir o próprio barco. Isso é possível, desde que ela cumpra todos os trâmites para ter o veículo em seu nome, como a obtenção da inscrição de embarcação miuda e outras certidões.

Por mais que este seja um hobby pouco comum, ele também oferece benefícios. O primeiro é que, com o tempo, ele pode até mesmo se converter em uma atividade profissional.

Da mesma maneira, adquire-se novos conhecimentos e habilidades, algo que mantém o cérebro ativo e ajuda a evitar doenças degenerativas como o Alzheimer.

Por fim, é uma maneira diferente de relaxar e distanciar-se do stress proveniente das atividades cotidianas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *