Nos últimos anos, tem-se falado muito sobre autoconhecimento, saúde mental geral e autoestima.
O fato é que, uma vida cheia de rotina costuma deixar as pessoas frustradas. Este é o drama do século XXI.
A autoestima está relacionada a como você pensa sobre si mesmo, mas você sabe o que está na prática e o que pode ser feito para melhorá-la? Verifique isso agora mesmo!
O dicionário define autoestima da seguinte forma: “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”.
O conceito não está errado, mas praticamente ela não é um adjetivo. Na verdade, autoestima é algo como “auto” (próprio) e estima “achar”, ou seja: você é o que pensa a seu respeito.
A autoestima é inteiramente construída a partir de experiências pessoais, emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.
Essa é a razão pela qual muitas vezes pessoas que possuem traumas pessoais têm a autoestima mais baixa.
Essas mesmas pessoas passam por processos de se autoconhecer, para que possam descobrir o que podem fazer para melhor sua situação.
Um exemplo disso é uma pessoa que resolve fazer um controle de gasto, para fazer reparações cirúrgicas em seu corpo por não estar satisfeita com algo.
A pessoa pode estar em busca de uma rinoplastia para consertar algo em seu nariz ou pode se interessa em saber sobre preço de abdominoplastia.
Existem também os casos de pessoas com auto estima baixa que optam por exercícios físicos para ajudar, como a natação, a dança, artes marciais e até mesmo exercícios pilates avançado.
Cada um busca a sua maneira uma forma de se sentir melhor e resolver o que julgam ser problemas em suas vidas.
Diante disso, e pensando em como a auto estima é mutável, separamos algumas dicas de como alguns hábitos no dia a dia pode ajudar na sua autoestima e, consequentemente, na sua saúde.
Há uma máxima na filosofia estóica que diz o seguinte: “importe-se apenas com o que está ao seu alcance, o que não está, é inevitável”.
É claro que nem sempre é possível controlar os pensamentos e alguns simplesmente surgem, mas é possível saber onde você vai direcionar seus esforços.
Sendo assim, livre-se do sentimento de que o outro poderia ter agido da maneira que você esperava, ou então que algo só não aconteceu por conta de uma pessoa.
Pensamentos como esses nos sobrecarregam sem que a gente perceba e torna-se comum cultivar o sentimento de culpa.
Aos sinais de pensamentos pessimistas, procure ocupar-se com algo que gosta, pode ser um livro, um vídeo e até mesmo aquela aula de inglês para iniciantes que você estava querendo começar a muito tempo mas estava sem coragem.
Cuidar da alimentação tem ligação com a estética, mas ela não é a parte mais importante.
Uma alimentação regrada com base em proteínas, carboidratos e gorduras insaturadas (as boas) traz sim benefícios à parte estética, mas principalmente à saúde física e mental.
Alimentos como ovos, carnes magras, banana e fibras são responsáveis controlar os níveis de serotonina no cérebro, hormônio que garante a sensação de bem-estar.
Doces também podem ser ingeridos, mas com frequência reduzida. Assim, além de melhorar a autoestima, ainda te ajuda a economizar com dentista.
O ideal é procurar um nutricionista para te acompanhar exclusivamente.
Você também pode procurar por opções de suplementos e pesquisar por d ribose preço, por exemplo. Mas não deixe de conversar com seu médico para saber quais são os mais indicados para o seu caso.
Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde e não precisam ser realizados todos os dias e nem em alta intensidade, como costuma-se acreditar.
Convém procurar um profissional da área para receber orientação personalizada e para isso escolha o esporte ou atividade física de sua preferência.
Os benefícios da atividade física no longo prazo são:
Além disso, quando se pratica exercícios regularmente, seu corpo fica muito mais disposto e você consegue aproveitar os prazeres da vida.
Seu sono passa a ter mais qualidade e uma ida ao parque com as crianças fica mais divertida e enérgica.
Você passa a se sentir melhor para sair de casa e conhecer lugares novos para fazer suas refeições e até mesmo sair para experimentar as melhores cervejas belgas.
O seu corpo vai se transformando aos pouquinhos, para melhor, junto com a sua mente, e isso impacta direta e positivamente na sua auto estima e saúde.
Ir ao médico mesmo quando não se está doente pode salvar a sua vida!
Falando especificamente de autoestima, saber que tudo vai bem nos dá mais confiança e felicidade e “resolver” o que vai mal também.
Diferente do que se pensa, a medicina preventiva é também muito eficiente.
Neste conteúdo você conferiu que melhorar a autoestima é um exercício diário e tem a ver com autoconhecimento.
Além disso, adotar hábitos saudáveis faz com que você tenha boa saúde física e mental, o que é essencial para sentir-se bem consigo.
Caso ache que o seu caso vai além disso, procure sempre um profissional especializado na área para que seja possível receber ajuda e conquistar a tão sonhada qualidade de vida.
Uma boa autoestima pode mudar a sua vida em todos os âmbitos: profissional, amoroso e social. Nunca deixe de priorizar sua saúde.