A automação já é uma realidade nos mais diversos tipos de indústria e já se estende até mesmo para os aparelhos utilizados na área médica.
Já que o objetivo da prática é melhorar a produtividade da área em que em que está sendo empregada, nada mais interessante que aplicá-la em uma área onde a eficiência dos processos é mais que necessária.
Conheça os processos de automação para procedimentos médicos:
A automação de procedimentos médicos representa um avanço na área médica, pois permite uma agilização dos processos, melhorando o atendimento ao paciente.
Uma das principais aplicações da Micro automação nos hospitais está relacionada à instituição de programas que controlam a rotina hospitalar sem intervenção humana.
Isso otimiza os processos, agilizando entradas e saídas, além do acesso ao histórico do paciente.
Outra vantagem da adoção do processo está na manutenção dos equipamentos, que exigem padrões de calibração diferentes.
Com a automação é possível manter a manutenção sempre preventiva, evitando as medidas corretivas.
Isso porque é possível seguir um planejamento para a manutenção, bem como identificar sinais que indicam que uma correção será necessária em breve.
Assim, garante-se o uso de qualidade dos aparelhos e evita-se paradas que possam comprometer os atendimentos.
Alguns setores em que a automação pode ser implementada, facilitando os processos, são:
Farmácia;
Controle de agenda;
Sistema de internação;
Faturamento;
Prontuário eletrônico.
Para tornar isso possível, existem diversas empresas que são distribuidores micro automação, basta procurar uma que atenda a sua região e oferte os serviços adequados para a gestão do hospital, considerando suas particularidades.
Em qualquer um desses segmentos em que seja adotada, a automação será um excelente recurso.
Como pode ser percebido, a automação é uma importante aliada no gerenciamento de hospitais e clínicas.
Mais ainda, por ser bastante versátil, sua aplicação pode se dar em diferentes ferramentas e setores, otimizando os processos.
Para se ter uma ideia, um dos usos pode se dar no controle do parque tecnológico do hospital.
Para realizar a manutenção, é preciso localizar o aparelho, saber o estado em que se encontra, se ativado ou desativado, se em uso etc.
A automação fará todo um controle para que o equipamento esteja à disposição para manutenção o mais rápido possível, evitando, assim, qualquer transtorno ou prejuízos aos pacientes.
Qualquer empresa voltada para o atendimento dessa área, terá um bom catalogo micro com opções de automação para os mais diversos tipos de necessidades dos hospitais.
Como vantagens da automação podemos destacar a melhoria no atendimento do paciente, já que todos os procedimentos são executados de maneira mais eficaz e segura.
Além disso, evita-se que o paciente seja prejudicado com falhas de equipamentos que não receberam a devida atenção no tempo correto.
A automação também diminui custos e substitui mão de obra humana por processos automatizados, o que garante menor incidência de erros e mais eficiência na execução das tarefas, uma vez que os softwares possuem agilidade incomparável à atuação humana.
Além de todos os benefícios agregados no processo de manutenção e controle de máquinas e equipamentos, automação e tecnologia podem tornar o gerenciamento e o atendimento melhores.
Isso porque é possível organizar as agendas médicas com mais efetividade e agilidade, visualizar horários disponíveis, controlar salas de atendimento livres e ocupadas.
Da mesma forma é possível recepcionar ligações e cadastrar as informações das consultas para criar um histórico mais completo dos pacientes, agilizando consultas e as tornando mais completas e qualificadas.
O prontuário médico digital é um grande exemplo disso. Na prática, a ferramenta possibilita realizar registros médicos dos pacientes, como anamnese, consultas realizadas, tratamentos em andamento e diagnósticos feitos.
Com isso o atendimento se torna muito mais rápido. Mais ainda, quaisquer consultas necessárias ao histórico para indicar um medicamento, por exemplo, também são possíveis.
Isso facilita o direcionamento da consulta e até a prescrição médica, reduzindo riscos à saúde do paciente – como recomendar um medicamento ao qual tem alergias.
A integração com outras especialidades também pode ser realizada, tornando atendimentos multidisciplinares mais práticos e eficazes, já que o registro é único e pode ser compartilhado pela rede médica a partir de dados de acesso, como login e senha.
O agendamento online é outra possibilidade de implementação da tecnologia para melhorar o relacionamento e experiência do paciente.
Isso porque, nesse caso, as consultas podem ser marcadas com ainda mais praticidade, seja por meio de um aplicativo ou redes de mensagem.
É possível integrar, por exemplo, uma agenda digital no site. Nesse espaço o paciente consegue visualizar os dias em que o profissional/especialidade está disponível e os horários vagos.
Após sinalizar interesse na página, uma confirmação deve ser encaminhada para oficializar o registro e ‘reserva’ do horário. Isso pode ser feito por mensagem ou e-mail, e no site essa vaga deve estar sinalizada com preenchida.
O processo é gerenciado pelas plataformas digitais, tendo pouca ou nenhuma atuação da equipe de profissionais, permitindo que foquem em outras atividades e tornando o fluxo de atendimento melhor.
A histologia é a ciência que estuda os tecidos em toda a sua estrutura, sendo essencial para o diagnóstico de doenças como o câncer de mama.
O exame histopatológico é uma especialidade da Patologia, que deve ser feito por meio de análise microscópica, usando o processador automatico de tecidos, para o tratamento das amostras.
O procedimento consiste basicamente na análise de um pedaço de tecido de algum órgão.
O fragmento analisado é feito com o fatiamento do tecido em lâminas muito finas, que são colocadas contra películas de vidro a fim de analisar detalhes imperceptíveis sem esse procedimento.
Para ressaltar os aspectos que possibilitarão fazer o diagnóstico correto ou afastar a possibilidade de doenças, são usados corantes antes da inserção do material no Processador automático de tecidos para histologia.
Os exames histopatológicos tendem a levar um pouco mais de tempo para ficarem prontos, mesmo com o uso do equipamento que visa a melhoria da produtividade na análise.
Ele requer a utilização de uma técnica mais apurada para fatiamento do tecido e sua colocação nas lâminas, além de uma etapa para a preservação do material, o que faz com que todo o processo seja mais moroso.
Outro fato que contribui para uma demora maior da entrega dos resultados é que o exame depende da análise cuidadosa e interpretação dos resultados pelo médico patologista.
Tudo que o equipamento faz é auxiliar no processamento dos tecidos, o que, sem dúvidas já é muito significativo na redução do tempo de análise. Se você é profissional da área, saiba que o hospital onde você atua deve ter um equipamento desses.
Uma busca por “Processador de tecidos preço” já deve fornecer noções de preço do aparelho no mercado.
A automação já é uma realidade em diversas indústrias e não seria diferente na área hospitalar. A sua adoção garante agilização e melhores resultados nos processos, o que garante um melhor atendimento e prestação de serviço.