Colocar seus filhos no esporte desde cedo é uma ótima ideia por vários motivos: afasta as crianças da TV e faz com que elas migrem para o mundo real, socializando-se com outras, e as mantém em forma!
A prática de esportes também melhora o bem-estar físico e mental e ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais essenciais, que as manterão pelo resto da vida.
Pois bem, aqui estão as razões principais para afastar seu filho dos videogames e levá-lo aos campos de esportes.
Em primeiro lugar, a prática de esportes traz muitos benefícios físicos. Por exemplo, melhora a saúde cardiovascular, apoia o crescimento e fortalece os músculos de uma forma saudável.
Apoiar o preparo físico de nossos filhos é importante para eles, pois, existem muitas crianças e adolescentes que são obesos. A presença da aula de Educação Física não basta, a chave é encontrar um esporte que seu filho goste!
Dessa forma, eles ficarão ansiosos para se engajar nisso, ou seja, a atividade não será vista como uma tarefa cansativa.
Devemos ter cuidado para não usar os esportes apenas como uma forma de melhorar o bem-estar físico, pois isso pode levar a percepções limitadas sobre os benefícios da prática de esportes.
Quando as crianças encontram um esporte que gostam, também é bom para o seu bem-estar mental. Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde, e podem ajudar no tratamento de diversas doenças, entre elas de ansiedade e depressão.
Hoje em dia a internet disponibiliza diversos meios em que você consegue encontrar lugares e profissionais que ajudam você a iniciar o diagnóstico online de tdah.
Comece aos poucos, como tentar obter aros de basquete para crianças, que é algo que você pode colocar em seu quintal. O fácil acesso torna mais fácil para o seu filho experimentar e se divertir com os pais.
Nunca é cedo demais para curar uma paixão por esportes, só precisamos aprender a nutrir esse amor.
Praticar um esporte é uma ótima maneira para as crianças desenvolverem suas habilidades sociais, principalmente os esportes coletivos. Há muito que se comunicar, ouvir e trabalhar nos esportes coletivos, e cada uma dessas habilidades é vital para se ter quando crianças e adultos.
Por exemplo, você precisa de cada uma dessas habilidades para um trabalho, então por que não dominá-las desde o início para que se tornem uma segunda natureza?
Além dos esportes, oferecem às crianças a chance de se socializarem com uma gama diversificada de outras crianças, longe do ambiente escolar. Eles podem, sem saber, aprender muito sobre as diferenças e podem quebrar preconceitos desde o início.
Além disso, para muitos esportes, existe um capitão de equipe, que oferece a oportunidade para as crianças trabalharem para uma função de liderança. Se o seu filho tiver a sorte de ser capitão, isso vai ensiná-lo muito sobre:
Se seu filho não tiver tanta sorte, isso vai ensiná-lo a lidar com a decepção, o que também é uma grande lição a se aprender.
Praticar esportes é uma ótima maneira de as crianças aumentarem sua confiança e autoestima.
Quando elas se sentem bem no esporte, sua confiança só aumenta. Além disso, por meio de elogios, incentivo e atenção de treinadores e pais, essas coisas ajudarão a aumentar a autoestima das crianças.
Além dos elogios que vêm dos adultos, as crianças vão receber elogios de seus colegas, e não há sentimento maior por uma criança quando ela marca um gol e todos os seus amigos vêm correndo em sua direção para abraçá-la.
O sentimento de respeito conquistado fará maravilhas pela confiança. Portanto, se você tem um filho que é bastante tímido, colocá-lo no esporte desde o início pode ajudá-lo a sair de sua concha. Os esportes podem oferecer um lugar seguro para serem eles mesmos.
Embora o mundo do esporte profissional seja extremamente difícil de se invadir, ele proporciona aos seus filhos uma aspiração pela qual trabalhar. Provavelmente não é uma boa ideia inflar seus filhos com ideias irrealistas, mas ainda é importante nutrir seus sonhos.
As universidades e faculdades oferecem bolsas de estudo que mudam a vida de esportistas e os talentosos, portanto, se seu filho for talentoso o suficiente para se candidatar a essas bolsas, isso pode fazer toda a diferença para eles.
Há muito a aprender sobre o panorama mais amplo dos esportes e o que isso pode levar. Ensina as crianças sobre responsabilidade, motivação, prazer e também lhes ensina algumas das lições mais difíceis da vida.
Encontrar para seu filho um esporte de que goste permitirá que ele tenha a chance de prosperar tanto no mundo dos esportes quanto no mundo real.