Como as mudanças no brincar indicam o desenvolvimento infantil

Os jogos são uma ferramenta poderosa para o progresso social e emocional da criança para desenvolvimento infantil e é um meio de elas construírem uma base para relacionamentos saudáveis e duradouros em suas vidas

O jogo infantil vai além da diversão. É, na verdade, uma forma de ajudar no desenvolvimento dos pequeninos. Desde os primeiros anos, a maneira como eles brincam pode indicar os sinais do estágio de desenvolvimento deles nos âmbitos cognitivo, social e emocional. 

É dentro desse contexto que as atividades lúdicas vão evoluindo por diferentes estágios, iniciando com empilhar blocos ou brincar com uma boneca que fala a outro em que as crianças consomem jogos virtuais. 

Independentemente da fase, não é errado aprovar esse consumo, desde que eles sejam bem aplicados a fim de gerar melhorias em áreas como resolução de problemas, interação social e criatividade. 

Por fim, observar essas mudanças de interesses nos tipos de brincadeiras ajuda a compreender a etapa do desenvolvimento infantil na qual ela se encontra. 

O que as brincadeiras representam no desenvolvimento dos pequenos

Os jogos influenciam diretamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Isso significa que quando bem novinhas, elas são simples e sensoriais, agindo mais como uma forma de tocar e explorar de maneira manual e oral o mundo ao redor. 

Essa interação é realmente necessária para o desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, ajudando-os a experienciar em termos físicos os objetos em volta. 

Conforme vão se desenvolvendo, as brincadeiras se tornam mais maduras e complexas, como a conclusão de um quebra-cabeça ou o jogo de faz de conta. 

Essas brincadeiras representam o aumento da capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento da criatividade. 

Assim, a progressão de uma atividade não estruturada para as estruturadas também revela o nível de concentração e pensamento abstrato, ou seja, o nível cognitivo que a criança se encontra, que difere da idade atual do pequeno. 

Assim, a idade maturacional da criança não está atrelada qos anos de vida dela. Quando há esse descompasso, é porque algum aspecto, seja emocional, cognitivo ou social, está atrasando o desenvolvimento.

No que diz respeito ao aspecto social, a evolução das brincadeiras, de atividades solitárias para interações em grupo, demonstra o progresso das habilidades sociais

É dessa maneira que a criança aprende as regras, o que é trabalhar em equipe e a desenvolver empatia. Além disso, quando as brincadeiras são feitas em turnos, por exemplo, ensinam paciência e a importância de respeitar a vez dos outros.

Em termos emocionais, o jogo permite que os pequenos expressem os seus sentimentos e aprendam a lidar com a frustração. 

Por exemplo, a carga de aprendizado passada por meio deles permite que a criança libere a emoção, aprenda a ser carinhoso e empático, que vai colaborar para a construção de relações interpessoais saudáveis no futuro.